Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetromille-Castro, Rafael
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/804
Resumo: A inserção de tecnologias digitais na Educação – neste texto, emespecial no âmbito da formação de professores de línguas – tem gerado reflexãoem pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teoriasque compõem a “Lingüística Aplicada dominante” (LARSEN-FREEMAN, 2000)se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais quefundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê contados movimentos complexos típicos da experiência pedagógica – na qual incluemse,indissociavelmente, docentes e discentes – optamos pelo suporte no PensamentoComplexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência(JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) erelatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviçoe pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem(AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permiteidentificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência decomportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob umaperspectiva sócio-construtivista.
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