Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/804 |
Resumo: | A inserção de tecnologias digitais na Educação – neste texto, emespecial no âmbito da formação de professores de línguas – tem gerado reflexãoem pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teoriasque compõem a “Lingüística Aplicada dominante” (LARSEN-FREEMAN, 2000)se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais quefundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê contados movimentos complexos típicos da experiência pedagógica – na qual incluemse,indissociavelmente, docentes e discentes – optamos pelo suporte no PensamentoComplexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência(JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) erelatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviçoe pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem(AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permiteidentificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência decomportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob umaperspectiva sócio-construtivista. |
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Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexosA inserção de tecnologias digitais na Educação – neste texto, emespecial no âmbito da formação de professores de línguas – tem gerado reflexãoem pesquisadores de Lingüística Aplicada a partir do momento em que as teoriasque compõem a “Lingüística Aplicada dominante” (LARSEN-FREEMAN, 2000)se mostram insuficientes para abarcar o fenômeno das relações sociais quefundamentam a aprendizagem. Na busca de uma abordagem teórica que dê contados movimentos complexos típicos da experiência pedagógica – na qual incluemse,indissociavelmente, docentes e discentes – optamos pelo suporte no PensamentoComplexo (MORIN, 1995), na Teoria do Caos (GLEICK, 1989), na Emergência(JOHNSON, 2003) e na Teoria dos Valores Qualitativos (PIAGET, 1973) erelatamos reflexões resultantes de pesquisa sobre grupos de professores (em serviçoe pré-serviço) em um curso a distância, em ambiente virtual de aprendizagem(AVA). Percebemos que entender os grupos como sistemas complexos nos permiteidentificar elementos que fomentam sua manutenção e atuam na emergência decomportamentos interativos os quais são essenciais para a aprendizagem sob umaperspectiva sócio-construtivista.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisVetromille-Castro, Rafael2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/804Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/804/904info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T18:11:14Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/804Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T18:11:14Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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