Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs) em um universidade federal de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito as suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE.
id UFMG-7_b52553b216eeec06284c517f4255a003
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5625
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeirasO objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs) em um universidade federal de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito as suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBrito, Cristiane Carvalho de Paula2014-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625/5295http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/363http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/364info:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-17T00:42:06Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5625Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-08-17T00:42:06Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
title Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
spellingShingle Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
title_short Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
title_full Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
title_fullStr Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
title_sort Memorial de aprendizagem e a formação do professor: vozes constitutivas da relação aprender-ensinar línguas estrangeiras
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
description O objetivo deste trabalho é discutir uma pesquisa que investigou representações construídas em memoriais de aprendizagem escritos por professores pré-serviço de línguas estrangeiras (LEs) em um universidade federal de Minas Gerais. O foco foi não apenas compreender como esses professores significam seus processos de aprendizagem de LE, mas também problematizar os possíveis impactos dessas significações em sua futura vida profissional. A pesquisa adotou uma perspectiva inter/transdisciplinar (Linguística Aplicada, Análise do Discurso francesa e Análise Dialógica do Discurso) para examinar como a LE, o processo de ensino-aprendizagem e os sujeitos são representados. Os resultados acenam que a relação dos professores no que diz respeito as suas experiências de aprendizagem na LE é norteada por representações que revelam sua incompletude, bem como sua constante e contínua interpelação de tornar-se sujeito na LE.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5625/5295
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/363
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5625/364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 3 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101029449728