New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798 |
Resumo: | RESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino. ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching. |
id |
UFMG-9_1e8d74b15dd51de713c6d50adbeb7ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16798 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachersNovas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica tecnologias de informação e comunicaçãoaprendizagem colaborativaensinoRESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino. ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679810.17851/1983-3652.11.2.160-176Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-1761983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798/13559Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessChiossi, Renata ReisCosta, Christine Sertã2020-07-24T12:59:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16798Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:59:03Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica |
title |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
spellingShingle |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers Chiossi, Renata Reis tecnologias de informação e comunicação aprendizagem colaborativa ensino |
title_short |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
title_full |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
title_fullStr |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
title_full_unstemmed |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
title_sort |
New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers |
author |
Chiossi, Renata Reis |
author_facet |
Chiossi, Renata Reis Costa, Christine Sertã |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Christine Sertã |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiossi, Renata Reis Costa, Christine Sertã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologias de informação e comunicação aprendizagem colaborativa ensino |
topic |
tecnologias de informação e comunicação aprendizagem colaborativa ensino |
description |
RESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino. ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798 10.17851/1983-3652.11.2.160-176 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.2.160-176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798/13559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176 Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176 Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142416744448 |