New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiossi, Renata Reis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Christine Sertã
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798
Resumo: RESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino.   ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching.
id UFMG-9_1e8d74b15dd51de713c6d50adbeb7ff3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16798
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachersNovas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica tecnologias de informação e comunicaçãoaprendizagem colaborativaensinoRESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino.   ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching.Universidade Federal de Minas Gerais2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1679810.17851/1983-3652.11.2.160-176Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-1761983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798/13559Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessChiossi, Renata ReisCosta, Christine Sertã2020-07-24T12:59:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16798Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-24T12:59:03Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
Novas formas de aprender e ensinar: a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores da educação básica
title New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
spellingShingle New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
Chiossi, Renata Reis
tecnologias de informação e comunicação
aprendizagem colaborativa
ensino
title_short New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
title_full New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
title_fullStr New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
title_full_unstemmed New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
title_sort New ways of learning and teaching: the integration of information and communication technologies (ICT) in the training of basic education teachers
author Chiossi, Renata Reis
author_facet Chiossi, Renata Reis
Costa, Christine Sertã
author_role author
author2 Costa, Christine Sertã
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiossi, Renata Reis
Costa, Christine Sertã
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias de informação e comunicação
aprendizagem colaborativa
ensino
topic tecnologias de informação e comunicação
aprendizagem colaborativa
ensino
description RESUMO: A formação docente relacionada ao uso das tecnologias digitais é uma importante questão para a Educação Básica na contemporaneidade. As novas competências docentes são fundamentais para práticas de ensino e aprendizagens exitosas, principalmente as que envolvem o uso das tecnologias, tais como Internet, dispositivos móveis, redes sociais online, entre outros recursos. A capacitação docente precisa explorar o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e pedagógicas, norteadas pela reconstrução do conhecimento como forma de relacionar a informação à prática formativa, utilizando a tecnologia não como um fim em si mesma, mas capaz de revolucionar a prática pedagógica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização das tecnologias digitais e oferecer material didático com propostas de trabalho com as TIC, a ser disponibilizado por meio de um curso de formação para docentes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), via plataforma Moodle, com o objetivo de capacitar e oferecer estratégias para incentivar os educadores a inserirem as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes de forma contextualizada e planejada pedagogicamente. PALAVRAS-CHAVE: tecnologias de informação e comunicação; aprendizagem colaborativa; ensino.   ABSTRACT: The teacher’s training related to the use of digital technologies is an important issue for Basic Education in contemporary times. The new teaching skills are essential to the successful teaching and learning practices, especially in those that involve the use of technologies such as the Internet, mobile devices, online social networks, among other resources. The teacher’s training needs to explore the development of technical and pedagogical skills, guided by the reconstruction of knowledge as a way of relating information to a formative practice, using technology not as an “end” in itself but as a way of changing the pedagogical practice. Thus, this study intends to discuss the use of digital technologies and offer a pedagogical material with proposals to work with ICT through a training course for teachers of the State Secretary for Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), through the Moodle platform, in order to offer strategies to encourage Educators to insert the information and communication technologies into their teaching practices, in a contextualized and pedagogically planned way. KEYWORDS: information and communication technologies; collaborative learning; teaching.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798
10.17851/1983-3652.11.2.160-176
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.2.160-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16798/13559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176
Texto Livre; Vol. 11 No 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176
Texto Livre; v. 11 n. 2 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 160-176
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142416744448