Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825 |
Resumo: | RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino. ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino. |
id |
UFMG-9_66937d4e2833b5f1ded0ccfcdc58718c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16825 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboardA robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico robótica livreensino de físicaprogramaçãotecnologiaArduino.RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino. ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682510.17851/1983-3652.11.3.317-330Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-3301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825/13586Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Thais Gabrielly Marques deVicente, Zaíne Raquel SantosLeite, Heryverton Araujo LemosCabral, Ana Paula ChavesBaldow, RodrigoRocha, NadyLeão, Marcelo Brito Carneiro2021-05-04T11:43:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16825Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-05-04T11:43:16Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico |
title |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
spellingShingle |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard Andrade, Thais Gabrielly Marques de robótica livre ensino de física programação tecnologia Arduino. |
title_short |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
title_full |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
title_fullStr |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
title_full_unstemmed |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
title_sort |
Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard |
author |
Andrade, Thais Gabrielly Marques de |
author_facet |
Andrade, Thais Gabrielly Marques de Vicente, Zaíne Raquel Santos Leite, Heryverton Araujo Lemos Cabral, Ana Paula Chaves Baldow, Rodrigo Rocha, Nady Leão, Marcelo Brito Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Vicente, Zaíne Raquel Santos Leite, Heryverton Araujo Lemos Cabral, Ana Paula Chaves Baldow, Rodrigo Rocha, Nady Leão, Marcelo Brito Carneiro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Thais Gabrielly Marques de Vicente, Zaíne Raquel Santos Leite, Heryverton Araujo Lemos Cabral, Ana Paula Chaves Baldow, Rodrigo Rocha, Nady Leão, Marcelo Brito Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
robótica livre ensino de física programação tecnologia Arduino. |
topic |
robótica livre ensino de física programação tecnologia Arduino. |
description |
RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino. ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825 10.17851/1983-3652.11.3.317-330 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.3.317-330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825/13586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330 Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330 Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142793183232 |