Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Thais Gabrielly Marques de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vicente, Zaíne Raquel Santos, Leite, Heryverton Araujo Lemos, Cabral, Ana Paula Chaves, Baldow, Rodrigo, Rocha, Nady, Leão, Marcelo Brito Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825
Resumo: RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino.   ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.
id UFMG-9_66937d4e2833b5f1ded0ccfcdc58718c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16825
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboardA robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico robótica livreensino de físicaprogramaçãotecnologiaArduino.RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino.   ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682510.17851/1983-3652.11.3.317-330Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-3301983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825/13586Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Thais Gabrielly Marques deVicente, Zaíne Raquel SantosLeite, Heryverton Araujo LemosCabral, Ana Paula ChavesBaldow, RodrigoRocha, NadyLeão, Marcelo Brito Carneiro2021-05-04T11:43:16Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16825Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-05-04T11:43:16Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
A robótica livre e o ensino de física e de programação: desenvolvendo um teclado musical eletrônico
title Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
spellingShingle Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
Andrade, Thais Gabrielly Marques de
robótica livre
ensino de física
programação
tecnologia
Arduino.
title_short Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
title_full Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
title_fullStr Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
title_full_unstemmed Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
title_sort Free robotics and the teaching of Physics and programming: developing an electronic music keyboard
author Andrade, Thais Gabrielly Marques de
author_facet Andrade, Thais Gabrielly Marques de
Vicente, Zaíne Raquel Santos
Leite, Heryverton Araujo Lemos
Cabral, Ana Paula Chaves
Baldow, Rodrigo
Rocha, Nady
Leão, Marcelo Brito Carneiro
author_role author
author2 Vicente, Zaíne Raquel Santos
Leite, Heryverton Araujo Lemos
Cabral, Ana Paula Chaves
Baldow, Rodrigo
Rocha, Nady
Leão, Marcelo Brito Carneiro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Thais Gabrielly Marques de
Vicente, Zaíne Raquel Santos
Leite, Heryverton Araujo Lemos
Cabral, Ana Paula Chaves
Baldow, Rodrigo
Rocha, Nady
Leão, Marcelo Brito Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv robótica livre
ensino de física
programação
tecnologia
Arduino.
topic robótica livre
ensino de física
programação
tecnologia
Arduino.
description RESUMO: A Robótica tem sido utilizada em algumas pesquisas como recurso tecnológico inovador voltado para a Educação, de forma que a Robótica Livre vem contribuindo por ser mais acessível e permitir que as escolas possam trabalhar com essa tecnologia a partir da reutilização de materiais, outros de baixo custo e softwares livres. A partir dos conceitos defendidos pela Robótica Livre, foi desenvolvido por três estudantes do ensino médio/técnico em informática de uma escola pública, com a colaboração de uma discente da Universidade Federal da Paraíba, um teclado musical elétrico com o objetivo de proporcionar atividades educativas mais criativas e interativas, com o intuito de os alunos aprenderem mais alguns conhecimentos de Física e Programação relacionados ao protótipo. A partir do uso da observação participante como instrumento de pesquisa, verificou-se que esse tipo de prática pedagógica utilizando a Robótica como recurso favorece o ensino de tais matérias, além de proporcionar uma reflexão dos estudantes em relação à conscientização sobre o consumismo e o descarte de materiais. Dessa forma, a Robótica pode ser uma boa ferramenta inovadora a ser utilizada nas escolas, assim como pode mudar a postura dos estudantes como cidadãos. PALAVRAS-CHAVE: robótica livre; ensino de física; programação; tecnologia; Arduino.   ABSTRACT: Robotics has been used in some researches as an innovative technological resource for Education, so that Free Robotics has been contributing to be more accessible and allow schools to work with this technology from the reuse of materials, low cost materials and free software. From the concepts defended by the Free Robotics, an electric musical keyboard was developed with the aim of providing more creative and interactive educational activities, so the students could acquire some more knowledge of Physics and Programming related to the prototype. This equipment has been developed by three high school students in public school, with the collaboration of a student of the Federal University of Paraíba - Brazil. From the use of participant observation as a research tool, it was verified that this type of pedagogical practice using Robotics as a resource favors the teaching of such subjects, in addition to providing a reflection of the students in relation to the awareness about consumerism and discarding of materials. In this way, Robotics can be a good innovative tool to be used in schools, as well as changing the posture of students as citizens. KEYWORDS: free robotics; physics teaching; programming; technology; Arduino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825
10.17851/1983-3652.11.3.317-330
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.317-330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16825/13586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 317-330
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142793183232