Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220573
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática.
id UFRGS-2_71af89e6d6b4bb9d1ea9a99272bf695c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220573
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vogt, Francieli Bruckchem PeixotoSperrhake, Renata2021-05-06T04:37:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/220573001125049Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramento digitalAlfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125049.pdf.txt001125049.pdf.txtExtracted Texttext/plain257281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/2/001125049.pdf.txt1e1da5352991d2ae48be601653803e07MD52ORIGINAL001125049.pdfTexto completoapplication/pdf1260489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/1/001125049.pdfc38d96b00f690218a6b79aa7e1f1e07cMD5110183/2205732021-05-07 04:40:35.040731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
title Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
spellingShingle Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto
Alfabetização
Letramento digital
title_short Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
title_full Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
title_fullStr Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
title_full_unstemmed Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
title_sort Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
author Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto
author_facet Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sperrhake, Renata
contributor_str_mv Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento digital
topic Alfabetização
Letramento digital
description Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T04:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220573
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125049
url http://hdl.handle.net/10183/220573
identifier_str_mv 001125049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/2/001125049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/1/001125049.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e1da5352991d2ae48be601653803e07
c38d96b00f690218a6b79aa7e1f1e07c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447274164060160