Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220573 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática. |
id |
UFRGS-2_71af89e6d6b4bb9d1ea9a99272bf695c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220573 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vogt, Francieli Bruckchem PeixotoSperrhake, Renata2021-05-06T04:37:26Z2020http://hdl.handle.net/10183/220573001125049Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramento digitalAlfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125049.pdf.txt001125049.pdf.txtExtracted Texttext/plain257281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/2/001125049.pdf.txt1e1da5352991d2ae48be601653803e07MD52ORIGINAL001125049.pdfTexto completoapplication/pdf1260489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/1/001125049.pdfc38d96b00f690218a6b79aa7e1f1e07cMD5110183/2205732021-05-07 04:40:35.040731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220573Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
title |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
spellingShingle |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto Alfabetização Letramento digital |
title_short |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
title_full |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
title_fullStr |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
title_full_unstemmed |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
title_sort |
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital |
author |
Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto |
author_facet |
Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sperrhake, Renata |
contributor_str_mv |
Sperrhake, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento digital |
topic |
Alfabetização Letramento digital |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T04:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220573 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125049 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220573 |
identifier_str_mv |
001125049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/2/001125049.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220573/1/001125049.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e1da5352991d2ae48be601653803e07 c38d96b00f690218a6b79aa7e1f1e07c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447274164060160 |