The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marden Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Liliane de Oliveira, Valente, Valéria Netto, de Moura, Gláucia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749
Resumo: RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida.    ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.
id UFMG-9_8232c7bd5f4e36c84f48935f793c746a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16749
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified inputA produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados aquisição de LEinput diversificadosproduções escritas.RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida.    ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1674910.17851/1983-3652.10.1.118-138Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-1381983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749/13506Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marden OliveiraNeves, Liliane de OliveiraValente, Valéria Nettode Moura, Gláucia Maria2020-07-22T22:20:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16749Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:20:29Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados
title The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
spellingShingle The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
Silva, Marden Oliveira
aquisição de LE
input diversificados
produções escritas.
title_short The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
title_full The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
title_fullStr The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
title_full_unstemmed The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
title_sort The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
author Silva, Marden Oliveira
author_facet Silva, Marden Oliveira
Neves, Liliane de Oliveira
Valente, Valéria Netto
de Moura, Gláucia Maria
author_role author
author2 Neves, Liliane de Oliveira
Valente, Valéria Netto
de Moura, Gláucia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marden Oliveira
Neves, Liliane de Oliveira
Valente, Valéria Netto
de Moura, Gláucia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição de LE
input diversificados
produções escritas.
topic aquisição de LE
input diversificados
produções escritas.
description RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida.    ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749
10.17851/1983-3652.10.1.118-138
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.1.118-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749/13506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138
Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138
Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142293012480