The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749 |
Resumo: | RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida. ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established. |
id |
UFMG-9_8232c7bd5f4e36c84f48935f793c746a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16749 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified inputA produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados aquisição de LEinput diversificadosproduções escritas.RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida. ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.Universidade Federal de Minas Gerais2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1674910.17851/1983-3652.10.1.118-138Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-1381983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749/13506Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marden OliveiraNeves, Liliane de OliveiraValente, Valéria Nettode Moura, Gláucia Maria2020-07-22T22:20:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16749Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:20:29Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados |
title |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
spellingShingle |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input Silva, Marden Oliveira aquisição de LE input diversificados produções escritas. |
title_short |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
title_full |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
title_fullStr |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
title_full_unstemmed |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
title_sort |
The written production of Brazilian learners of English as a foreign language: an analysis based on the use of diversified input |
author |
Silva, Marden Oliveira |
author_facet |
Silva, Marden Oliveira Neves, Liliane de Oliveira Valente, Valéria Netto de Moura, Gláucia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Liliane de Oliveira Valente, Valéria Netto de Moura, Gláucia Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marden Oliveira Neves, Liliane de Oliveira Valente, Valéria Netto de Moura, Gláucia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aquisição de LE input diversificados produções escritas. |
topic |
aquisição de LE input diversificados produções escritas. |
description |
RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida. ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749 10.17851/1983-3652.10.1.118-138 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.10.1.118-138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749/13506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 10 No. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138 Texto Livre; Vol. 10 Núm. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138 Texto Livre; Vol. 10 No 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138 Texto Livre; v. 10 n. 1 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 118-138 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142293012480 |