Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade. |
id |
UFMG-9_8ef95efe1ab4f4101ba816b897527275 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16617 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucionalEducação a distância. Design Instrucional. Diálogo.Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade.Universidade Federal de Minas Gerais2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1661710.17851/1983-3652.5.2.48-54Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-541983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617/13377Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Carlos Henrique Silva de2020-07-18T18:39:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16617Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:39:47Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
title |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
spellingShingle |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional Castro, Carlos Henrique Silva de Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo. |
title_short |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
title_full |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
title_fullStr |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
title_full_unstemmed |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
title_sort |
Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional |
author |
Castro, Carlos Henrique Silva de |
author_facet |
Castro, Carlos Henrique Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Carlos Henrique Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo. |
topic |
Educação a distância. Design Instrucional. Diálogo. |
description |
Este trabalho é fruto de observações possibilitadas por duas pesquisas de pós-graduação, sendo uma de mestrado e outra de especialização. O nosso objetivo é apresentar orientações sobre as diversas etapas que envolvem a construção e o acompanhamento de cursos on-line sem termos, entretanto, a pretensão de esgotar as possibilidades pedagógicas. Pretendemos, assim, contribuir para a construção de comunidades interativas com resultados significativos em aprendizagem. Dividimos o trabalho em 5 seções que tratam de: planejamento; afetividade; abordagem pedagógica; avaliações e, ao fim, ferramentas para o diálogo, sendo que, no que diz respeito às ferramentas, limitamo-nos aos chats e aos fóruns, por serem estas as pesquisadas por este autor. A iniciativa de se desenvolver um trabalho nesses moldes se dá por acreditarmos que relatos de boas práticas e de observações científicas podem contribuir positivamente para a educação, bem como para outros setores da sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617 10.17851/1983-3652.5.2.48-54 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.5.2.48-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16617/13377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 5 No. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54 Texto Livre; Vol. 5 Núm. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54 Texto Livre; Vol. 5 No 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54 Texto Livre; v. 5 n. 2 (2012): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 48-54 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141630312448 |