Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Claudemir
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776
Resumo: RESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment.
id UFMG-9_b81eea0088930e4d5b7527145ff2d30a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16776
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writingProdução textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica escritaautoriadialogismoambiente virtual de aprendizagemRESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1677610.17851/1983-3652.10.2.308-323Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-3231983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776/13537Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Claudemir2020-07-22T22:48:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16776Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:48:56Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
Produção textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica
title Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
spellingShingle Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
Sousa, Claudemir
escrita
autoria
dialogismo
ambiente virtual de aprendizagem
title_short Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
title_full Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
title_fullStr Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
title_full_unstemmed Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
title_sort Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
author Sousa, Claudemir
author_facet Sousa, Claudemir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Claudemir
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
autoria
dialogismo
ambiente virtual de aprendizagem
topic escrita
autoria
dialogismo
ambiente virtual de aprendizagem
description RESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776
10.17851/1983-3652.10.2.308-323
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.10.2.308-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776/13537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323
Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323
Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323
Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142358024192