Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776 |
Resumo: | RESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment. |
id |
UFMG-9_b81eea0088930e4d5b7527145ff2d30a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16776 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writingProdução textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica escritaautoriadialogismoambiente virtual de aprendizagemRESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment.Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1677610.17851/1983-3652.10.2.308-323Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-3231983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776/13537Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Claudemir2020-07-22T22:48:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16776Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-22T22:48:56Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing Produção textual e autoria em ambiente virtual de aprendizagem: uma escrita dialógica |
title |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
spellingShingle |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing Sousa, Claudemir escrita autoria dialogismo ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
title_full |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
title_fullStr |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
title_full_unstemmed |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
title_sort |
Textual production and authorship in virtual learning environment: a dialogical writing |
author |
Sousa, Claudemir |
author_facet |
Sousa, Claudemir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Claudemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita autoria dialogismo ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
escrita autoria dialogismo ambiente virtual de aprendizagem |
description |
RESUMO: As possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas para a produção de texto afetam sobremaneira a concepção que temos de escrita e de autoria. Neste artigo, objetivamos discutir uma concepção dialógica de escrita e de autoria, tendo como objeto de análise uma interação virtual escrita realizada por estudantes de uma universidade pública do estado de São Paulo. Essa discussão está ancorada nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos acerca das categorias teóricas autor e dialogismo, bem como em estudos sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na produção textual para a relação com a escrita e a autoria, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Concluímos que a escrita no Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorre em um processo dialógico entre alunos, professor(es) e textos outros, havendo convergências ou divergências quando os alunos assumem o lugar de autor que organiza vozes.PALAVRAS-CHAVE: escrita; autoria; dialogismo; ambiente virtual de aprendizagem.ABSTRACT: The possibilities offered by the technological tools for the production of text greatly affect the conception we have of writing and authorship. In this article, we aim at discussing a dialogical conception of writing and authorship, by analyzing a virtual written interaction made by students of a public university in the state of São Paulo. This discussion is anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin and his contemporary interlocutors about the theoretical categories of author and dialogism, as well as on studies about the impact of the use of technological tools in textual production on the relationship with writing and the authorship, especially in virtual learning environments. We conclude that writing in the Virtual Learning Environment occurs in a dialogical process between students, teacher(s) and other texts, occurring convergences or divergences when students take the place of author who organizes voices.KEYWORDS: writing; authorship; dialogism; virtual learning environment. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776 10.17851/1983-3652.10.2.308-323 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.10.2.308-323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16776/13537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 10 No. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323 Texto Livre; Vol. 10 Núm. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323 Texto Livre; Vol. 10 No 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323 Texto Livre; v. 10 n. 2 (2017): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 308-323 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142358024192 |