O novo aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Talita Miranda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Giovane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687
Resumo: RESUMO:Na história da existência do homem, percebe-se que o sujeito, de acordo com sua época, vem se transformando até chegar ao contexto presente do século XXI. Do Sujeito do Iluminismo centrado, unificado, rígido, passando pelo Sujeito Sociológico interacional – eu, o outro e a sociedade –, flexível, até chegar ao Sujeito Pós-Moderno, atual, flutuante, em construção, demandado por representações culturais. É com base neste último sujeito, contemporâneo, que propomos neste trabalho uma análise dos indivíduos, hoje interligados às novas tecnologias, junto à instituição escolar. O presente estudo aborda questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando. Aponta-se, ainda, a necessidade de se repensar as práticas educacionais, que parecem já não atender com êxito à realidade atual da escola. PALAVRAS-CHAVE: Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa. ABSTRACT:In the history of man's existence is perceived that the subject, according to his age, has been transformed to reach the present context of the XXI century. Subject-centered, unified, disk Enlightenment, through interactional Sociological Subject - I and the other society, flexible, until the Postmodern Subject, current, floating in construction, defendant cultural representations. Based on this last subject we propose in this paper an analysis of the reality of these individuals, now linked to the new technologies, with the school institution. This study addresses issues that relate to the new student and new teacher that today with its technological advances are transforming. It highlights the need to rethink educational practices, it seems that no longer meet successfully the current reality of the school.KEYWORDS: School. New Technologies. Contextualization. Meaningful Learning.
id UFMG-9_d7d4fb94fadc3dc6ba286e8da7d66772
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16687
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling O novo alunoEscola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.RESUMO:Na história da existência do homem, percebe-se que o sujeito, de acordo com sua época, vem se transformando até chegar ao contexto presente do século XXI. Do Sujeito do Iluminismo centrado, unificado, rígido, passando pelo Sujeito Sociológico interacional – eu, o outro e a sociedade –, flexível, até chegar ao Sujeito Pós-Moderno, atual, flutuante, em construção, demandado por representações culturais. É com base neste último sujeito, contemporâneo, que propomos neste trabalho uma análise dos indivíduos, hoje interligados às novas tecnologias, junto à instituição escolar. O presente estudo aborda questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando. Aponta-se, ainda, a necessidade de se repensar as práticas educacionais, que parecem já não atender com êxito à realidade atual da escola. PALAVRAS-CHAVE: Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa. ABSTRACT:In the history of man's existence is perceived that the subject, according to his age, has been transformed to reach the present context of the XXI century. Subject-centered, unified, disk Enlightenment, through interactional Sociological Subject - I and the other society, flexible, until the Postmodern Subject, current, floating in construction, defendant cultural representations. Based on this last subject we propose in this paper an analysis of the reality of these individuals, now linked to the new technologies, with the school institution. This study addresses issues that relate to the new student and new teacher that today with its technological advances are transforming. It highlights the need to rethink educational practices, it seems that no longer meet successfully the current reality of the school.KEYWORDS: School. New Technologies. Contextualization. Meaningful Learning.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1668710.17851/1983-3652.8.1.51-61Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-611983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687/13444Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Talita MirandaNascimento, Giovane2020-07-18T18:20:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16687Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:41Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo aluno
title O novo aluno
spellingShingle O novo aluno
Ribeiro, Talita Miranda
Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.
title_short O novo aluno
title_full O novo aluno
title_fullStr O novo aluno
title_full_unstemmed O novo aluno
title_sort O novo aluno
author Ribeiro, Talita Miranda
author_facet Ribeiro, Talita Miranda
Nascimento, Giovane
author_role author
author2 Nascimento, Giovane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Talita Miranda
Nascimento, Giovane
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.
topic Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa.
description RESUMO:Na história da existência do homem, percebe-se que o sujeito, de acordo com sua época, vem se transformando até chegar ao contexto presente do século XXI. Do Sujeito do Iluminismo centrado, unificado, rígido, passando pelo Sujeito Sociológico interacional – eu, o outro e a sociedade –, flexível, até chegar ao Sujeito Pós-Moderno, atual, flutuante, em construção, demandado por representações culturais. É com base neste último sujeito, contemporâneo, que propomos neste trabalho uma análise dos indivíduos, hoje interligados às novas tecnologias, junto à instituição escolar. O presente estudo aborda questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando. Aponta-se, ainda, a necessidade de se repensar as práticas educacionais, que parecem já não atender com êxito à realidade atual da escola. PALAVRAS-CHAVE: Escola. Novas Tecnologias. Contextualização. Aprendizagem Significativa. ABSTRACT:In the history of man's existence is perceived that the subject, according to his age, has been transformed to reach the present context of the XXI century. Subject-centered, unified, disk Enlightenment, through interactional Sociological Subject - I and the other society, flexible, until the Postmodern Subject, current, floating in construction, defendant cultural representations. Based on this last subject we propose in this paper an analysis of the reality of these individuals, now linked to the new technologies, with the school institution. This study addresses issues that relate to the new student and new teacher that today with its technological advances are transforming. It highlights the need to rethink educational practices, it seems that no longer meet successfully the current reality of the school.KEYWORDS: School. New Technologies. Contextualization. Meaningful Learning.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687
10.17851/1983-3652.8.1.51-61
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.8.1.51-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16687/13444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61
Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61
Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61
Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 51-61
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711141742510080