Educação à distância: vantagens e dificuldades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ |
Resumo: | O presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho. |
id |
UFMG_00a2dda7a70912a171c261f7967c7c93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVGDQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Ligia Dias BarbosaElizabeth Mendes das GracasMiria Iná Langholz Seiffert2019-08-09T18:37:40Z2019-08-09T18:37:40Z2012-05-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQO presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação Pedagógica para Profissionais da SaúdeEducação à distância: vantagens e dificuldadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdfapplication/pdf226898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/1/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf4ba414e12cbf1a2d153df0258d038f19MD51TEXTtcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txttcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txtExtracted texttext/plain47623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/2/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txt59c3e547529257ad72a3d6e9098db763MD521843/BUBD-9DVGDQ2019-11-14 07:32:16.505oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVGDQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:32:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
title |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
spellingShingle |
Educação à distância: vantagens e dificuldades Miria Iná Langholz Seiffert Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
title_full |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
title_fullStr |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
title_full_unstemmed |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
title_sort |
Educação à distância: vantagens e dificuldades |
author |
Miria Iná Langholz Seiffert |
author_facet |
Miria Iná Langholz Seiffert |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Ligia Dias Barbosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elizabeth Mendes das Gracas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miria Iná Langholz Seiffert |
contributor_str_mv |
Maria Ligia Dias Barbosa Elizabeth Mendes das Gracas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde |
topic |
Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
O presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:37:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:37:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/1/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/2/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ba414e12cbf1a2d153df0258d038f19 59c3e547529257ad72a3d6e9098db763 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589354536304640 |