Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino. |
id |
UFMG_00a6470ec41ec294a8ba19820d15d033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XLPEQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alexandre Gomes SoaresSimone Natalia Marinho2019-08-13T23:15:53Z2019-08-13T23:15:53Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQO presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoColegiado escolarEducaçãoGestão democráticaUma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdfapplication/pdf382331https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/1/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf21cdacb6b78c10738e08fa66d7fbb5dfMD51TEXTtcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txttcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txtExtracted texttext/plain88479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/2/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txtfc9bb7856083b4ad98f44cbe869cd4d7MD521843/BUBD-9XLPEQ2019-11-14 14:27:41.295oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XLPEQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
title |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
spellingShingle |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática Simone Natalia Marinho Colegiado escolar Educação Gestão democrática Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
title_full |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
title_fullStr |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
title_sort |
Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática |
author |
Simone Natalia Marinho |
author_facet |
Simone Natalia Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Natalia Marinho |
contributor_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colegiado escolar Educação Gestão democrática |
topic |
Colegiado escolar Educação Gestão democrática Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:15:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:15:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/1/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/2/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21cdacb6b78c10738e08fa66d7fbb5df fc9bb7856083b4ad98f44cbe869cd4d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589264609378304 |