Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Natalia Marinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ
Resumo: O presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino.
id UFMG_00a6470ec41ec294a8ba19820d15d033
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XLPEQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Gomes SoaresSimone Natalia Marinho2019-08-13T23:15:53Z2019-08-13T23:15:53Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQO presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoColegiado escolarEducaçãoGestão democráticaUma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdfapplication/pdf382331https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/1/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf21cdacb6b78c10738e08fa66d7fbb5dfMD51TEXTtcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txttcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txtExtracted texttext/plain88479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/2/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txtfc9bb7856083b4ad98f44cbe869cd4d7MD521843/BUBD-9XLPEQ2019-11-14 14:27:41.295oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XLPEQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
title Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
spellingShingle Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
Simone Natalia Marinho
Colegiado escolar
Educação
Gestão democrática
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
title_full Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
title_fullStr Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
title_full_unstemmed Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
title_sort Uma análise da atuação do colegiado escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e a gestão democrática
author Simone Natalia Marinho
author_facet Simone Natalia Marinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Natalia Marinho
contributor_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Colegiado escolar
Educação
Gestão democrática
topic Colegiado escolar
Educação
Gestão democrática
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho busca compreender a atuação do Colegiado Escolar da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen e sua relação com o Gestor numa perspectiva de gestão democrática. A metodologia usada para desenvolver esse trabalho teve como apoio a pesquisa bibliográfica de Naura Ferreira (2003), Gadotti (1995), Luck (2000), Gohn (2001), Souza (2009), Vasconcellos (1995) e ainda legislações vigentes referentes ao Colegiado Escolar. A relação entre Colegiado Escolar e Gestão Democrática vem se fortalecendo através de legislações específicas, mas é necessário ainda promover a aproximação dos membros de alguns segmentos para que esse diálogo pretendido seja eficaz na busca de uma gestão consciente e participativa, visando como resultado a melhoria na qualidade do ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XLPEQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/1/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XLPEQ/2/tcc_simone_natalia_marinho_turma_02finalimprimido.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 21cdacb6b78c10738e08fa66d7fbb5df
fc9bb7856083b4ad98f44cbe869cd4d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264609378304