Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseane Alves de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLF
Resumo: Neste estudo objetivou-se desenvolver discussões sobre o Projeto Político Pedagógico- PPP da E.E. Cecília Meireles, do município de Nova Serrana/MG, a fim de diagnosticar qual o modelo de gestão desenvolvido atualmente nesta escola. A partir da comparação entre os pressupostos do PPP, da prática gestora na escola e das argumentações de alguns teóricos que discutem sobre o assunto, são conceituados os modelos de gestão atualmente descritos em teoria e verificado em que aspectos ocorrem aproximação ou distanciamento do modelo de gestão democrático na escola. O modelo de gestão democrático é considerado como o mais adequado para a gestão de escolas, uma vez que considera opiniões e necessidades dos diversos segmentos escolares. Após análise do PPP, as discussões permitem concluir que, na escola ocorre uma gestão democrática, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do PPP, participação do Colegiado Escolar em decisões administrativas e participação do Conselho de Classe em decisões pedagógicas. Aspectos que dificultam a gestão referem-se principalmente à estrutura física inadequada da escola diante da demanda de alunos por ela atendida. Para superação desses obstáculos referentes à estrutura física é preciso planejamento conjunto de aulas e atividades escolares adequadas ao restrito espaço da escola, o que atualmente tem sido realizado.
id UFMG_c81bacf3a97299a57f9455341676a5a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHMLF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaRoseane Alves de Andrade2019-08-13T17:40:35Z2019-08-13T17:40:35Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLFNeste estudo objetivou-se desenvolver discussões sobre o Projeto Político Pedagógico- PPP da E.E. Cecília Meireles, do município de Nova Serrana/MG, a fim de diagnosticar qual o modelo de gestão desenvolvido atualmente nesta escola. A partir da comparação entre os pressupostos do PPP, da prática gestora na escola e das argumentações de alguns teóricos que discutem sobre o assunto, são conceituados os modelos de gestão atualmente descritos em teoria e verificado em que aspectos ocorrem aproximação ou distanciamento do modelo de gestão democrático na escola. O modelo de gestão democrático é considerado como o mais adequado para a gestão de escolas, uma vez que considera opiniões e necessidades dos diversos segmentos escolares. Após análise do PPP, as discussões permitem concluir que, na escola ocorre uma gestão democrática, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do PPP, participação do Colegiado Escolar em decisões administrativas e participação do Conselho de Classe em decisões pedagógicas. Aspectos que dificultam a gestão referem-se principalmente à estrutura física inadequada da escola diante da demanda de alunos por ela atendida. Para superação desses obstáculos referentes à estrutura física é preciso planejamento conjunto de aulas e atividades escolares adequadas ao restrito espaço da escola, o que atualmente tem sido realizado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoColegiado escolarGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoConselho de classeOs pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meirelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdfapplication/pdf185761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHMLF/1/tcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdfba6cb8f3b8956b80c3c3bfee7ef58726MD51TEXTtcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf.txttcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf.txtExtracted texttext/plain88514https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHMLF/2/tcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf.txtf9775bb9a49948416d45127c7c89dc94MD521843/BUBD-9XHMLF2019-11-14 16:43:26.49oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9XHMLFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:43:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
title Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
spellingShingle Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
Roseane Alves de Andrade
Colegiado escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Conselho de classe
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
title_full Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
title_fullStr Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
title_full_unstemmed Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
title_sort Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
author Roseane Alves de Andrade
author_facet Roseane Alves de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Roseane Alves de Andrade
contributor_str_mv Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Colegiado escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Conselho de classe
topic Colegiado escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Conselho de classe
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description Neste estudo objetivou-se desenvolver discussões sobre o Projeto Político Pedagógico- PPP da E.E. Cecília Meireles, do município de Nova Serrana/MG, a fim de diagnosticar qual o modelo de gestão desenvolvido atualmente nesta escola. A partir da comparação entre os pressupostos do PPP, da prática gestora na escola e das argumentações de alguns teóricos que discutem sobre o assunto, são conceituados os modelos de gestão atualmente descritos em teoria e verificado em que aspectos ocorrem aproximação ou distanciamento do modelo de gestão democrático na escola. O modelo de gestão democrático é considerado como o mais adequado para a gestão de escolas, uma vez que considera opiniões e necessidades dos diversos segmentos escolares. Após análise do PPP, as discussões permitem concluir que, na escola ocorre uma gestão democrática, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do PPP, participação do Colegiado Escolar em decisões administrativas e participação do Conselho de Classe em decisões pedagógicas. Aspectos que dificultam a gestão referem-se principalmente à estrutura física inadequada da escola diante da demanda de alunos por ela atendida. Para superação desses obstáculos referentes à estrutura física é preciso planejamento conjunto de aulas e atividades escolares adequadas ao restrito espaço da escola, o que atualmente tem sido realizado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:40:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:40:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLF
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9XHMLF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHMLF/1/tcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9XHMLF/2/tcc_roseane_alves_de_andrade_turma_8__2_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba6cb8f3b8956b80c3c3bfee7ef58726
f9775bb9a49948416d45127c7c89dc94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676959827099648