Currículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG): perspectiva de docentes e discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vânia Aparecida da Costa Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AH4GJK
Resumo: A instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem (DCN/ENF), em novembro de 2001, constitui um marco no redirecionamento da formação dos profissionais da enfermagem. Tais diretrizes reafirmam a necessidade e o dever das instituições de ensino de formarem profissionais capacitados para atender de forma ampliada às necessidades de saúde da população com ênfase no SUS e de assegurar a integralidade da assistência à saúde, com foco na qualidade e na humanização do atendimento. Para atender a essa nova realidade, a Escola de Enfermagem da UFMG instaurou, no ano de 2009, um processo de mudança curricular. Considerando-se essa mudança e os desafios apontados na literatura para a operacionalização das DCN/ENF, o presente estudo buscou compreender a efetivação dos princípios da integralidade, interdisciplinaridade, articulação teórico-prática e articulação ensino-serviço no currículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, que adota como referencial teórico o conceito de recontextualização, classificação e enquadramento cunhados por Bernstein (1996). Os dados foram coletados por meio da entrevista com roteiro semi-estruturado e pela análise documental do PPC da EEUFMG. Participaram deste estudo dez docentes efetivos da instituição e quatorze discentes do décimo período do curso de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados no período de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados foi realizada pela técnica da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough (2001). Os resultados revelaram que, apesar dos esforços envidados pela EEUFMG na busca da efetivação dos princípios curriculares investigados neste estudo, muitos desafios persistem. Constatou-se ausência de integração entre as disciplinas; fragmentação entre o ciclo básico e o ciclo profissional; fragilidades na proposição da interdisciplinaridade como estratégia para romper com as fronteiras estabelecidas entre disciplinas, saberes e sujeitos; manutenção da lógica tradicional de ensino em que a teoria precede a prática, reafirmando, assim, o pensamento de que o saber antecede o fazer e a compreensão de que o conhecimento é construído de forma progressiva e linear. Constatou-se, ainda, a desarticulação entre o ensino e os serviços de saúde, revelando a ausência de uma efetiva parceria entre essas instituições com vistas à corresponsabilização pela formação do profissional enfermeiro. Os achados pensados à luz da teoria de Bernstein possibilitaram dizer que o currículo, como um documento político oficial da EEUFMG, passa por processos de recontextualizações que modificam a proposta original. Verificou-se que o currículo da instituição apresenta uma forte classificação e um forte enquadramento. Assim, encontra-se mais próximo do currículo do tipo código de coleção. Por outro lado, constatou-se que a integralidade do sujeito e a integralidade do cuidado são efetivas e que o Internato Rural constitui-se num espaço-tempo propício à efetivação dos princípios curriculares. Concluiu-se que é preciso maiores investimentos na estrutura curricular que possibilitem a efetivação desses princípios ao longo de todo o processo formativo.
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Considerando-se essa mudança e os desafios apontados na literatura para a operacionalização das DCN/ENF, o presente estudo buscou compreender a efetivação dos princípios da integralidade, interdisciplinaridade, articulação teórico-prática e articulação ensino-serviço no currículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, que adota como referencial teórico o conceito de recontextualização, classificação e enquadramento cunhados por Bernstein (1996). Os dados foram coletados por meio da entrevista com roteiro semi-estruturado e pela análise documental do PPC da EEUFMG. Participaram deste estudo dez docentes efetivos da instituição e quatorze discentes do décimo período do curso de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados no período de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados foi realizada pela técnica da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough (2001). Os resultados revelaram que, apesar dos esforços envidados pela EEUFMG na busca da efetivação dos princípios curriculares investigados neste estudo, muitos desafios persistem. Constatou-se ausência de integração entre as disciplinas; fragmentação entre o ciclo básico e o ciclo profissional; fragilidades na proposição da interdisciplinaridade como estratégia para romper com as fronteiras estabelecidas entre disciplinas, saberes e sujeitos; manutenção da lógica tradicional de ensino em que a teoria precede a prática, reafirmando, assim, o pensamento de que o saber antecede o fazer e a compreensão de que o conhecimento é construído de forma progressiva e linear. Constatou-se, ainda, a desarticulação entre o ensino e os serviços de saúde, revelando a ausência de uma efetiva parceria entre essas instituições com vistas à corresponsabilização pela formação do profissional enfermeiro. Os achados pensados à luz da teoria de Bernstein possibilitaram dizer que o currículo, como um documento político oficial da EEUFMG, passa por processos de recontextualizações que modificam a proposta original. Verificou-se que o currículo da instituição apresenta uma forte classificação e um forte enquadramento. Assim, encontra-se mais próximo do currículo do tipo código de coleção. Por outro lado, constatou-se que a integralidade do sujeito e a integralidade do cuidado são efetivas e que o Internato Rural constitui-se num espaço-tempo propício à efetivação dos princípios curriculares. Concluiu-se que é preciso maiores investimentos na estrutura curricular que possibilitem a efetivação desses princípios ao longo de todo o processo formativo.The institution of the National Curricular Guidelines for Undergraduate Nursing Courses (Diretrizes Curriculares Nacionais/Enfermagem [DCN/ENF]), in November 2001, constitutes a milestone in the reorientation of college education for nursing professionals. These guidelines restate the need for and obligation of educational institutions to train their professionals to meet the healthcare needs of the general population in the broadest sense, with special emphasis on the Brazilian Universal Healthcare System (Sistema Único de Saúde [SUS]), and to ensure the completeness of healthcare delivery, centered on quality care and humanization. In order to adapt to this new reality, in 2009, the UFMG School of Nursing (Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais [EEUFMG]) initiated a process to effect a change in its curriculum. In view of this change and the challenges pinpointed in the literature concerning DCN/EF operationalization, this study sought to understand effectuation of the principles of completeness, interdisciplinarity, articulation between theory and practice, and articulation between education and service in the Nursing course curriculum at EEUFMG. This is a single-case study using a qualitative approach whose theoretical framework lies in Bernsteins (1996) concept of recontextualization, classification and framing. The data were collected in semi-structured interviews using a set of open-ended questions and by documentary analysis of EEUFMGs Pedagogical Course Project (Projeto Pedagógico do Curso [PPC]). Ten tenured faculty and fourteen senior year students of the undergraduate nursing course participated in this study. Data were collected from February to May 2015. Data analysis was performed using Norman Faircloughs (2001) Critical Discourse Analysis (CDA) technique. The results revealed that despite EEUFMGs efforts to effectuate the curricular principles scrutinized in this study, many challenges remain. It was observed that there was lack of interdisciplinary integration, fragmentation between basic cycle and professional cycle; weaknesses in the proposition of interdisciplinarity as a strategy to break down established boundaries across disciplines, knowledge and subjects; maintenance of traditional educational order in which theory precedes practice, reaffirming the thinking that knowledge precedes doing and understanding, and that knowledge is constructed progressively and linearly. There is still a gap between nursing education and health services, revealing the absence of effective partnership between these institutions in terms of sharing responsibility for the nursing professionals training. On examining the findings in the light of Bernstein's Theory, it could be seen that the curriculum, as an official document of EEUFMG policy, is undergoing recontextualization processes which are modifying the original proposal. Classification and framing of the institutions curriculum were both found to be strong; thus, exhibiting proximity to the collection code type curriculum. On the other hand, integrality of subject and integrality of care are seen to be effective, and the Rural Nurse Internship program constitutes a space/time learning experience conducive to the effectuation of curricular principles. One can therefore conclude that it is necessary to increase investment in curricular framework so that these principles can be effected throughout the educational process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemCurrículo/tendênciasEnfermagemDocentes de EnfermagemIntegralidade em SaúdeEstudos InterdisciplinaresEstudantes de EnfermagemQuestionáriosRecontextualizaçãoDiretrizes Curriculares Nacionais do Curso de EnfermagemEnsino de EnfermagemCurrículoCurrículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG): perspectiva de docentes e discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALv_nia_aparecida_da_costa_oliveira.pdfapplication/pdf2212018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AH4GJK/1/v_nia_aparecida_da_costa_oliveira.pdfdbcc314cb97fe39aa5a35d4fa593c32eMD51TEXTv_nia_aparecida_da_costa_oliveira.pdf.txtv_nia_aparecida_da_costa_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain281017https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-AH4GJK/2/v_nia_aparecida_da_costa_oliveira.pdf.txtecbbd02c2e64970b0a75afb3a8794fb9MD521843/ANDO-AH4GJK2019-11-14 05:09:45.724oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-AH4GJKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:09:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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