A Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanna Camila da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4801
http://hdl.handle.net/1843/55653
https://orcid.org/0000-0002-5705-0573
Resumo: Este estudo investigou as ações de qualificação do professorado realizadas pela Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais, no período de 1927 a 1937. As fontes foram constituídas pela legislação estadual, por periódicos de ação governamental e impressos sobre Educação Física. O texto apresenta as motivações para a criação de um órgão específico para organizar ações relativas à presença da Educação Física nas escolas, analisa o projeto empreendido pelos sujeitos que compuseram a Inspetoria, com destaque para o investimento central no aperfeiçoamento docente por meio de cursos intensivos e de circulação de impressos, e ainda discorre sobre o declínio de tal órgão. Nas ações de formação de professoras é possível afirmar que a Inspetoria ultrapassou os limites de subsídios eminentemente práticos e alargou os conhecimentos das professoras responsáveis por ministrar Educação Física nas escolas.
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Nas ações de formação de professoras é possível afirmar que a Inspetoria ultrapassou os limites de subsídios eminentemente práticos e alargou os conhecimentos das professoras responsáveis por ministrar Educação Física nas escolas.This study investigated the actions made by the Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais in teacher training between 1927 and 1937. The sources mobilized for this project were: official documents, journals of governmental action and printouts about Physical Education. The text presents the motivations behind the creation of a specific institution to organize actions related to Physical Education in schools, analyzes Inspetoria's central investment in teacher training through courses and printouts, and discusses the decline of the institution. In female teacher training actions, the Inspetoria has exceeded the limits of eminently practical subsidies and has expanded the knowledge of female teachers responsible for teaching Physical Education in schools.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUEducação em FocoEducação físicaProfessores - FormaçãoProfessores de educação físicaEducação FísicaFormação DocenteHistória da EducaçãoA Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elementos de complexificação da formação de professoras para o ensino da disciplina (1927-1937)Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais: elements of complexification of female teacher training for the teaching of physical education (1927-1937)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4801Giovanna Camila da Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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