Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNKK |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com base na análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola no município de Itamarandiba com o objetivo de buscar respaldos teóricos para realizar na escola uma Avaliação Institucional promovendo a gestão democrática e a garantia da qualidade do ensino para seus alunos. Foram estudados vários textos que evidenciaram alguns aspectos importantes que a escola poderá usar na implementação da Avaliação Institucional. iniciando com a participação do aluno, mas não se atendo a ele como elemento único, sendo necessário considerar também aqueles aspectos que são mediadores do processo pedagógico. E posteriormente decidir que medidas, que ações desenvolver a partir do conhecimento dos resultados, incorporando a cultura democrática à instituição promovendo a qualidade da educação na escola. |
id |
UFMG_0380841e1d6155555b87ed0254c64b8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNKK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Gabriele PereiraRaquel Dias Gomes2019-08-12T08:12:43Z2019-08-12T08:12:43Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNKKEsta pesquisa foi realizada com base na análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola no município de Itamarandiba com o objetivo de buscar respaldos teóricos para realizar na escola uma Avaliação Institucional promovendo a gestão democrática e a garantia da qualidade do ensino para seus alunos. Foram estudados vários textos que evidenciaram alguns aspectos importantes que a escola poderá usar na implementação da Avaliação Institucional. iniciando com a participação do aluno, mas não se atendo a ele como elemento único, sendo necessário considerar também aqueles aspectos que são mediadores do processo pedagógico. E posteriormente decidir que medidas, que ações desenvolver a partir do conhecimento dos resultados, incorporando a cultura democrática à instituição promovendo a qualidade da educação na escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalGestão democráticaProjeto Político PedagógicoAvaliação institucionalAvaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_raquel_dias_gomes.pdfapplication/pdf171127https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNKK/1/tcc_raquel_dias_gomes.pdf2fe8e8f36dfc330037f7a58c4909fe51MD51TEXTtcc_raquel_dias_gomes.pdf.txttcc_raquel_dias_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain68686https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNKK/2/tcc_raquel_dias_gomes.pdf.txt450640ac6adb9ffb893aee51b1952de2MD521843/BUOS-9LKNKK2019-11-14 14:07:40.762oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNKKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:07:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
title |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
spellingShingle |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba Raquel Dias Gomes Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Avaliação institucional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
title_full |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
title_fullStr |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
title_sort |
Avaliação institucional: projeto de implantação em uma escola municipal de Itamarandiba |
author |
Raquel Dias Gomes |
author_facet |
Raquel Dias Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raquel Dias Gomes |
contributor_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Avaliação institucional |
topic |
Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Avaliação institucional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
Esta pesquisa foi realizada com base na análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola no município de Itamarandiba com o objetivo de buscar respaldos teóricos para realizar na escola uma Avaliação Institucional promovendo a gestão democrática e a garantia da qualidade do ensino para seus alunos. Foram estudados vários textos que evidenciaram alguns aspectos importantes que a escola poderá usar na implementação da Avaliação Institucional. iniciando com a participação do aluno, mas não se atendo a ele como elemento único, sendo necessário considerar também aqueles aspectos que são mediadores do processo pedagógico. E posteriormente decidir que medidas, que ações desenvolver a partir do conhecimento dos resultados, incorporando a cultura democrática à instituição promovendo a qualidade da educação na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T08:12:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T08:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNKK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNKK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNKK/1/tcc_raquel_dias_gomes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKNKK/2/tcc_raquel_dias_gomes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fe8e8f36dfc330037f7a58c4909fe51 450640ac6adb9ffb893aee51b1952de2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589228836159488 |