A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62513 https://orcid.org/0000-0001-7530-6002 https://orcid.org/0000-0002-3340-4357 https://orcid.org/0000-0003-1104-8299 https://orcid.org/0000-0003-4696-4668 |
Resumo: | Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta. |
id |
UFMG_03e824a7c2fb97f31ce6dc3e2aabde40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62513 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-09T18:07:14Z2024-01-09T18:07:14Z20201121982-9531http://hdl.handle.net/1843/62513https://orcid.org/0000-0001-7530-6002https://orcid.org/0000-0002-3340-4357https://orcid.org/0000-0003-1104-8299https://orcid.org/0000-0003-4696-4668Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta.Authenticity could be a key concept to the historical notion and configuration of Heritagepolicy, nationally and abroad. We intend here to present a critical debate, founded in a literature review followed by a case study. Starting from theoretical readings such as Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein, Brumann, we discuss the meanings of authenticity on the scope of Charters, recommendations and other documents on Heritage. From this discussion, we analyze authenticity, in a historical-critical perspective, as a basic concept to inscription at the World Heritage List. Then we studytwo dossiers (2014-2017) submitted to UNESCO to inscript the Pampulha Modern Ensemble on that List. Finally, we question: even facing contradictions, why authenticity remains a criteria to UNESCO’s World Heritage policy?porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASFórum patrimônioArtePatrimonio culturalPolitica culturalUnescoAutenticidadePatrimônio culturalPatrimônio mundialUnescoA autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCOAuthenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage listinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105Débora Veríssimo CostaCarolina RuosoDenis Pereira TavaresJoão Marcos VeigaLuiz Henrique Assis GarciaMaria Tereza Dantas MouraRita Lages RodriguesTito Flávio Rodrigues Aguiarapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA autenticidade como conceito chave_ uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO.pdfA autenticidade como conceito chave_ uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO.pdfapplication/pdf580676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/2/A%20autenticidade%20como%20conceito%20chave_%20uma%20reflex%c3%a3o%20a%20partir%20da%20inscri%c3%a7%c3%a3o%20do%20Conjunto%20Moderno%20da%20Pampulha%20na%20lista%20do%20patrim%c3%b4nio%20mundial%20da%20UNESCO.pdfde99d30f1e833c2b3537b2b60031567fMD521843/625132024-01-09 15:07:14.864oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-01-09T18:07:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Authenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage list |
title |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
spellingShingle |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO Débora Veríssimo Costa Autenticidade Patrimônio cultural Patrimônio mundial Unesco Arte Patrimonio cultural Politica cultural Unesco |
title_short |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
title_full |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
title_fullStr |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
title_full_unstemmed |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
title_sort |
A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO |
author |
Débora Veríssimo Costa |
author_facet |
Débora Veríssimo Costa Carolina Ruoso Denis Pereira Tavares João Marcos Veiga Luiz Henrique Assis Garcia Maria Tereza Dantas Moura Rita Lages Rodrigues Tito Flávio Rodrigues Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Carolina Ruoso Denis Pereira Tavares João Marcos Veiga Luiz Henrique Assis Garcia Maria Tereza Dantas Moura Rita Lages Rodrigues Tito Flávio Rodrigues Aguiar |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Débora Veríssimo Costa Carolina Ruoso Denis Pereira Tavares João Marcos Veiga Luiz Henrique Assis Garcia Maria Tereza Dantas Moura Rita Lages Rodrigues Tito Flávio Rodrigues Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autenticidade Patrimônio cultural Patrimônio mundial Unesco |
topic |
Autenticidade Patrimônio cultural Patrimônio mundial Unesco Arte Patrimonio cultural Politica cultural Unesco |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Patrimonio cultural Politica cultural Unesco |
description |
Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-09T18:07:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-09T18:07:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/62513 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-9531 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7530-6002 https://orcid.org/0000-0002-3340-4357 https://orcid.org/0000-0003-1104-8299 https://orcid.org/0000-0003-4696-4668 |
identifier_str_mv |
1982-9531 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62513 https://orcid.org/0000-0001-7530-6002 https://orcid.org/0000-0002-3340-4357 https://orcid.org/0000-0003-1104-8299 https://orcid.org/0000-0003-4696-4668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Fórum patrimônio |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/2/A%20autenticidade%20como%20conceito%20chave_%20uma%20reflex%c3%a3o%20a%20partir%20da%20inscri%c3%a7%c3%a3o%20do%20Conjunto%20Moderno%20da%20Pampulha%20na%20lista%20do%20patrim%c3%b4nio%20mundial%20da%20UNESCO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 de99d30f1e833c2b3537b2b60031567f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589205947842560 |