O papel do gestor escolar diante da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Christian Paulino de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
Resumo: Garantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).
id UFMG_04720ae1efdad071c19da92861d8258d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGEX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Maria Glória da SilvaEduardo Christian Paulino de Souza2019-08-13T21:20:17Z2019-08-13T21:20:17Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEXGarantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoDiretores escolaresNecessidades educativas especiaisGestão democráticaEducação inclusivaO papel do gestor escolar diante da inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardo.pdfapplication/pdf284658https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/1/eduardo.pdfd7ba1484a802a54b8219e9519eed8c85MD51TEXTeduardo.pdf.txteduardo.pdf.txtExtracted texttext/plain111505https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/2/eduardo.pdf.txtaf36edc7199c53906aba01ba3dfd86c8MD521843/BUBD-9WQGEX2019-11-14 16:54:49.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGEXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:54:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor escolar diante da inclusão
title O papel do gestor escolar diante da inclusão
spellingShingle O papel do gestor escolar diante da inclusão
Eduardo Christian Paulino de Souza
Necessidades educativas especiais
Gestão democrática
Educação inclusiva
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
Diretores escolares
title_short O papel do gestor escolar diante da inclusão
title_full O papel do gestor escolar diante da inclusão
title_fullStr O papel do gestor escolar diante da inclusão
title_full_unstemmed O papel do gestor escolar diante da inclusão
title_sort O papel do gestor escolar diante da inclusão
author Eduardo Christian Paulino de Souza
author_facet Eduardo Christian Paulino de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Maria Glória da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Christian Paulino de Souza
contributor_str_mv Sandra Maria Glória da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Gestão democrática
Educação inclusiva
topic Necessidades educativas especiais
Gestão democrática
Educação inclusiva
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
Diretores escolares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
Diretores escolares
description Garantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:20:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:20:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/1/eduardo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/2/eduardo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d7ba1484a802a54b8219e9519eed8c85
af36edc7199c53906aba01ba3dfd86c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589252721672192