O papel do gestor escolar diante da inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX |
Resumo: | Garantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005). |
id |
UFMG_04720ae1efdad071c19da92861d8258d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGEX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandra Maria Glória da SilvaEduardo Christian Paulino de Souza2019-08-13T21:20:17Z2019-08-13T21:20:17Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEXGarantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação inclusivaInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoDiretores escolaresNecessidades educativas especiaisGestão democráticaEducação inclusivaO papel do gestor escolar diante da inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardo.pdfapplication/pdf284658https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/1/eduardo.pdfd7ba1484a802a54b8219e9519eed8c85MD51TEXTeduardo.pdf.txteduardo.pdf.txtExtracted texttext/plain111505https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/2/eduardo.pdf.txtaf36edc7199c53906aba01ba3dfd86c8MD521843/BUBD-9WQGEX2019-11-14 16:54:49.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQGEXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:54:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
title |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
spellingShingle |
O papel do gestor escolar diante da inclusão Eduardo Christian Paulino de Souza Necessidades educativas especiais Gestão democrática Educação inclusiva Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração Diretores escolares |
title_short |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
title_full |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
title_fullStr |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
title_sort |
O papel do gestor escolar diante da inclusão |
author |
Eduardo Christian Paulino de Souza |
author_facet |
Eduardo Christian Paulino de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Maria Glória da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Christian Paulino de Souza |
contributor_str_mv |
Sandra Maria Glória da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais Gestão democrática Educação inclusiva |
topic |
Necessidades educativas especiais Gestão democrática Educação inclusiva Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração Diretores escolares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação inclusiva Inclusão em educação Escolas Organização e administração Diretores escolares |
description |
Garantir o acesso às crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais de forma ampla em escolas regulares tem sido um dos maiores desafios da educação atual. Leis educacionais de todo o mundo estabelecem essa obrigatoriedade, sem levar em conta que o poder público não oferece espaço físico adequado com acessibilidade e professores qualificados para que se efetive esse tipo de educação. Esses profissionais quando se deparam com um aluno com necessidades educacionais especiais se sentem despreparados e inseguros diante da nova realidade. Isso porque os conhecimentos e valores adquiridos e aprendidos ao longo da carreira precisam ser repensados e até substituídos. Diante do exposto, entende-se que o gestor tem um papel primordial junto à equipe pedagógica e à comunidade escolar, tendo em vista o cumprimento dessas leis. Esse profissional, por meio de um trabalho efetivo de análise e discussão pode buscar alternativas para que se efetive uma educação de qualidade para todos. Este texto tem por objetivo expor reflexões sobre o papel do gestor escolar diante da inclusão de alunos com deficiência física e/ou mental, com base principalmente nos estudos de Mantoan (2007), Rodrigues (2006), Sanches e Teodoro (2006) e Santana (2005). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T21:20:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T21:20:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQGEX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/1/eduardo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQGEX/2/eduardo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7ba1484a802a54b8219e9519eed8c85 af36edc7199c53906aba01ba3dfd86c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589252721672192 |