Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC |
Resumo: | No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento. |
id |
UFMG_053a944d8cbce78ade284d143dfc29ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKECC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rogerio Correia da SilvaElba Pereira dos Santos2019-08-14T17:00:24Z2019-08-14T17:00:24Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECCNo contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoEducação pre-escolarProfessorEscutaCriançaPedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpcc_final.pdfapplication/pdf567999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/1/pcc_final.pdfbaa3bcdaa9c1a6fc75c33c114b4088e1MD51TEXTpcc_final.pdf.txtpcc_final.pdf.txtExtracted texttext/plain45509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/2/pcc_final.pdf.txtf386606dcdc69c9fd6bf770018c2a594MD521843/VRNS-9NKECC2019-11-14 13:42:52.814oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKECCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:42:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
title |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
spellingShingle |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento Elba Pereira dos Santos Professor Escuta Criança Escolas Organização e administração Educação pre-escolar |
title_short |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
title_full |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
title_fullStr |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
title_sort |
Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
author |
Elba Pereira dos Santos |
author_facet |
Elba Pereira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rogerio Correia da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elba Pereira dos Santos |
contributor_str_mv |
Rogerio Correia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Escuta Criança |
topic |
Professor Escuta Criança Escolas Organização e administração Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Educação pre-escolar |
description |
No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:00:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/1/pcc_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/2/pcc_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
baa3bcdaa9c1a6fc75c33c114b4088e1 f386606dcdc69c9fd6bf770018c2a594 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589404490465280 |