Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elba Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
Resumo: No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.
id UFMG_053a944d8cbce78ade284d143dfc29ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKECC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rogerio Correia da SilvaElba Pereira dos Santos2019-08-14T17:00:24Z2019-08-14T17:00:24Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECCNo contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas  Organização e administraçãoEducação pre-escolarProfessorEscutaCriançaPedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpcc_final.pdfapplication/pdf567999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/1/pcc_final.pdfbaa3bcdaa9c1a6fc75c33c114b4088e1MD51TEXTpcc_final.pdf.txtpcc_final.pdf.txtExtracted texttext/plain45509https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/2/pcc_final.pdf.txtf386606dcdc69c9fd6bf770018c2a594MD521843/VRNS-9NKECC2019-11-14 13:42:52.814oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKECCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:42:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
title Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
spellingShingle Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
Elba Pereira dos Santos
Professor
Escuta
Criança
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
title_short Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
title_full Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
title_fullStr Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
title_full_unstemmed Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
title_sort Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento
author Elba Pereira dos Santos
author_facet Elba Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogerio Correia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Elba Pereira dos Santos
contributor_str_mv Rogerio Correia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Escuta
Criança
topic Professor
Escuta
Criança
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
description No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:00:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/1/pcc_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKECC/2/pcc_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv baa3bcdaa9c1a6fc75c33c114b4088e1
f386606dcdc69c9fd6bf770018c2a594
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589404490465280