Saberes e práticas em redes de trocas: a temática africana e afro-brasileira em questão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GHN3L |
Resumo: | A temática africana e afro-brasileira remete a uma longa trajetória de debates e polêmicas, constituindo-se como tema de fortes significações políticas e sociais, no âmbito da sociedade brasileira. Sua transformação em conteúdo curricular obrigatório da EducaçãoBásica, a partir da Lei 10.639/03 e de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira, tem gerado novas tensões e dilemas de ordem política, pedagógica e historiográfica, entre outras.Esta pesquisa procura mapear e analisar os saberes escolares e os saberes e práticas docentes mobilizados e em processos de construção no interior de escolas e salas de aula, no bojo do processo de recepção à Lei 10.639/03, enfocando-se, de maneira especial, o lugar dos saberes históricos escolares no trato da temática africana e afrobrasileira. Recorre-se a aportes teóricos de diferentes campos de conhecimento, especialmente os campos historiográfico e da educação. No interior desse último, privilegiam-se os estudos sobre currículo e sobre formação e trabalho docente. No campo historiográfico, retomam-se estudos sobre África e sobre a presença africana e afro-descendente no Brasil, especialmente os estudos sobre escravidão. Aborda-se, ainda, o ensino de História como campo de pesquisa e prática social. A investigação foi desenvolvida no município de Contagem, Minas Gerais, e pautouse pelo investimento em um conjunto de instrumentos metodológicos de natureza qualitativa, privilegiando-se a análise de depoimentos de professores da Educação Básica, recolhidos em dois momentos distintos: um evento denominado Redes de Trocas, em que participaram mais de cem professores, com formações distintas e atuando em diferentes níveis de ensino; um Grupo Focal, constituído por nove professores de História que participaram das Redes de Trocas. Os resultados apontam para a configuração de um quadro multifacetado de saberes e práticas nucleadas em torno da perspectiva de positivação da história e cultura africana e afro-brasileira, com vistas à promoção de uma educação antirracista. Ficou evidenciada a dimensão axiológica dos saberes escolares e as relações de poder que atravessam o processo de recepção à Lei 10.639/03 e, por último, a investigação contribuiu para a identificação de desafios e dilemas envolvidos nesse processo, além de trazer pistas sobre o reposicionamento de questões consideradas relevantes, ou mesmo prioritárias, para a educação brasileira atual. |
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No campo historiográfico, retomam-se estudos sobre África e sobre a presença africana e afro-descendente no Brasil, especialmente os estudos sobre escravidão. Aborda-se, ainda, o ensino de História como campo de pesquisa e prática social. A investigação foi desenvolvida no município de Contagem, Minas Gerais, e pautouse pelo investimento em um conjunto de instrumentos metodológicos de natureza qualitativa, privilegiando-se a análise de depoimentos de professores da Educação Básica, recolhidos em dois momentos distintos: um evento denominado Redes de Trocas, em que participaram mais de cem professores, com formações distintas e atuando em diferentes níveis de ensino; um Grupo Focal, constituído por nove professores de História que participaram das Redes de Trocas. Os resultados apontam para a configuração de um quadro multifacetado de saberes e práticas nucleadas em torno da perspectiva de positivação da história e cultura africana e afro-brasileira, com vistas à promoção de uma educação antirracista. Ficou evidenciada a dimensão axiológica dos saberes escolares e as relações de poder que atravessam o processo de recepção à Lei 10.639/03 e, por último, a investigação contribuiu para a identificação de desafios e dilemas envolvidos nesse processo, além de trazer pistas sobre o reposicionamento de questões consideradas relevantes, ou mesmo prioritárias, para a educação brasileira atual.One of the central discussions among researchers, teachers and other social groups that has a strong political meanings in Brazilian society nowadays is the subject related to African and Afro-Brazilians theme. This subject was transformed into mandatory curriculum content in BasicEducation through the Law 10.639/03 and its Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, that regulates the teaching about this subject, and has been generated political, pedagogical and historiographic tensions. This research seeks the comprehension of the school knowledge and teaching knowledge and practices already in use and under construction under the Law 10.639/03, focusing especially on the historical school knowledge concerning the Afro-Brazilian subject. This study is based on different fields of knowledge specially historiographical and educational fields. Considering the latter the focus was placed on the studies about curriculum and about teachers learning and practice. On historiography, the research includes studies of Africa and Afro- descent in Brazil, specially studies on slavery. We also analyse the teaching ofhistory as a field of both research and social practice. The research was conducted in Contagem, Minas Gerais and followed a set of methodological tools of qualitative nature. The analysis was mainly based in the reports of teachers of Basic Education in two different moments: a) the Exchange Network, an event involving over a hundred teachers with different backgrounds and levels; b) a Focal Group, withnine history teachers who participated in the Exchange Network.The results lead to a configuration of a complex framework of knowledge and practices placed around a perspective of positivation in the context of the African and Afro-Brazilian history and culture, that promotes an anti-racist education. We found also the axiological dimension ofthe school knowledge and the power framework towards the reception of the Law 10.639/03. At last, the investigation contributed to pointing out the challenges and dilemmas that belongs to this process, and brought clues about the repositioning of issues considered relevant, or even priority for the Brazilian education today.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Relações etnicasCultura afro-brasileiraNegros EducaçãoRacismoÁfrica HistóriaPrática de ensinoDiscriminação na educaçãoHistória e cultura africana e afro-brasileiraeducação antirracistasaberes e práticas escolaressaberes e trabalho docenteSaberes e práticas em redes de trocas: a temática africana e afro-brasileira em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsaberes_e_pr_ticas_em_redes_de_trocas___a_tem_tica_africana_e__afro_brasileira_em_que_20110408145923.pdfapplication/pdf2035188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8GHN3L/1/saberes_e_pr_ticas_em_redes_de_trocas___a_tem_tica_africana_e__afro_brasileira_em_que_20110408145923.pdfd4a26300c04b9a299fa7eba3268d673eMD51TEXTsaberes_e_pr_ticas_em_redes_de_trocas___a_tem_tica_africana_e__afro_brasileira_em_que_20110408145923.pdf.txtsaberes_e_pr_ticas_em_redes_de_trocas___a_tem_tica_africana_e__afro_brasileira_em_que_20110408145923.pdf.txtExtracted texttext/plain908818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8GHN3L/2/saberes_e_pr_ticas_em_redes_de_trocas___a_tem_tica_africana_e__afro_brasileira_em_que_20110408145923.pdf.txt828c11e2298d5131e56e1cf730c4d9a5MD521843/BUOS-8GHN3L2019-11-14 05:52:34.72oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8GHN3LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:52:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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