Nutrição como tema organizador de uma atividade investigativa para os alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xenia Lucilio Amorim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GHFF8
Resumo: A educação é capaz de alterar as concepções dos indivíduos, levando-os a realizarem escolhas mais adequadas. Desta forma, a escola configura-se como um ambiente promotor de vivências positivas para promoção de Saúde e Educação Nutricional. Nesta perspectiva, foi utilizado um estudo sobre o valor nutricional da cenoura, com 22 alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual na cidade de Itaverava no Estado de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma atividade investigativa utilizando o tema nutrição, visando a formação de cidadãos autônomos, críticos e atuantes na sociedade em que vivem. O trabalho foi realizado como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG e foi desenvolvido durante o segundo semestre letivo de 2012. Os alunos tiveram a autonomia de escolher o alimento para desenvolver a atividade investigativa. A partir disso, a turma foi dividida em quatro grupos, sendo que cada grupo discutiu e definiu a atividade a ser desenvolvida, porém precisaram de apoio da professora no momento da definição. Após a realização das atividades, o conhecimento sobre a qualidade nutricional da cenoura, alimento escolhido pelos alunos, melhorou de forma significativa nos quatro grupos, o que pode ser verificado por meio da explicitação de cada grupo em seus trabalhos. Portanto, os dados que subsidiaram esta pesquisa foram obtidos por meio das produções orais, das escritas dos alunos, e também por meio das observações da professora. Constatou-se que a metodologia investigativa trabalhada aumentou o interesse dos alunos, o que foi observado pela forma de expressão destes durante o desenvolvimento da atividade, além de ter propiciado o desenvolvimento da autonomia destes alunos, entre outras atitudes.
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