Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Luis Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6JZ4
Resumo: A Educação a Distância (EaD) vem assumindo papel importante no cenário de formação de professores no Brasil. As universidades públicas federais, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado ativamente desse cenário educacional. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo compreender as relações entre a atividade docente de uma professora de Matemática de um curso a distância, que faz parte do sistema UAB, e os artefatos mediadores utilizados e apropriados por ela. Durante esse processo, procurou-se identificar possíveis mudanças tanto em sua atividade quanto nos artefatos. As questões que nos nortearam foram: (a) De que maneira uma professora de conteúdo matemático, de um curso de Matemática a distância, se utiliza e se apropria de artefatos mediadores da EaD?; (b) Como esse processo de apropriação pode mudar sua prática docente e os próprios artefatos?. A pesquisa, que teve caráter qualitativo, adotou a perspectiva da Teoria da Atividade na organização e na análise dos dados. Seu foco foi a disciplina Álgebra vetorial ministrada em um curso de licenciatura em Matemática a distância, de uma Universidade Federal vinculada ao sistema UAB. Os dados foram construídos a partir de duas ofertas da disciplina, que ocorreram em 2013/2 e 2015/1, sendo que, na segunda, o pesquisador atuou, também, como professor-colaborador. A professora em questão se dedicou, até 2009, exclusivamente ao ensino presencial da escola básica e, repentinamente, tornou-se docente na modalidade a distância no ensino superior. De acordo com as minhas observações, ela é uma professora de Matemática que trabalha os conteúdos em uma dimensão mais algébrica, utilizando a própria Matemática como contexto de explicação e aplicação e dando ênfase a conceitos e demonstrações. Em sua prática docente no ensino presencial, não adotou tecnologias digitais e nem era simpatizante do uso delas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, não passou por um processo de formação institucional para atuar na EaD e nem contou com uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar com conteúdo de Matemática à distância. Mesmo assim, em sua unidade acadêmica, essa professora é reconhecida como a que utiliza a maior variedade de artefatos em suas disciplinas e o faz de maneira autônoma. A análise dos dados nos indicou que o seu processo de apropriação dos artefatos pode ter acontecido por adaptações gradativas dos recursos didáticos que ela utilizava no ensino presencial, motivadas por tensões internas ou externas à sua atividade. Para a oferta 2015/1, a identificação dessas tensões a motivou, também, a buscar novos artefatos e novas formas de se relacionar com os elementos que compõem sua atividade, aproximando a forma como a disciplina foi ministrada daquela que se espera para a modalidade a distância.
id UFMG_077a711bda6d5bb621fb8d0cf61b1eac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6JZ4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidTeresinha Fumi KawasakiMarcelo de Carvalho BorbaJussara de Loiola AraujoDiva Souza SilvaDaniel Ribeiro Silva MillJorge Luis Costa2019-08-12T22:06:03Z2019-08-12T22:06:03Z2016-10-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6JZ4A Educação a Distância (EaD) vem assumindo papel importante no cenário de formação de professores no Brasil. As universidades públicas federais, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado ativamente desse cenário educacional. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo compreender as relações entre a atividade docente de uma professora de Matemática de um curso a distância, que faz parte do sistema UAB, e os artefatos mediadores utilizados e apropriados por ela. Durante esse processo, procurou-se identificar possíveis mudanças tanto em sua atividade quanto nos artefatos. As questões que nos nortearam foram: (a) De que maneira uma professora de conteúdo matemático, de um curso de Matemática a distância, se utiliza e se apropria de artefatos mediadores da EaD?; (b) Como esse processo de apropriação pode mudar sua prática docente e os próprios artefatos?. A pesquisa, que teve caráter qualitativo, adotou a perspectiva da Teoria da Atividade na organização e na análise dos dados. Seu foco foi a disciplina Álgebra vetorial ministrada em um curso de licenciatura em Matemática a distância, de uma Universidade Federal vinculada ao sistema UAB. Os dados foram construídos a partir de duas ofertas da disciplina, que ocorreram em 2013/2 e 2015/1, sendo que, na segunda, o pesquisador atuou, também, como professor-colaborador. A professora em questão se dedicou, até 2009, exclusivamente ao ensino presencial da escola básica e, repentinamente, tornou-se docente na modalidade a distância no ensino superior. De acordo com as minhas observações, ela é uma professora de Matemática que trabalha os conteúdos em uma dimensão mais algébrica, utilizando a própria Matemática como contexto de explicação e aplicação e dando ênfase a conceitos e demonstrações. Em sua prática docente no ensino presencial, não adotou tecnologias digitais e nem era simpatizante do uso delas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, não passou por um processo de formação institucional para atuar na EaD e nem contou com uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar com conteúdo de Matemática à distância. Mesmo assim, em sua unidade acadêmica, essa professora é reconhecida como a que utiliza a maior variedade de artefatos em suas disciplinas e o faz de maneira autônoma. A análise dos dados nos indicou que o seu processo de apropriação dos artefatos pode ter acontecido por adaptações gradativas dos recursos didáticos que ela utilizava no ensino presencial, motivadas por tensões internas ou externas à sua atividade. Para a oferta 2015/1, a identificação dessas tensões a motivou, também, a buscar novos artefatos e novas formas de se relacionar com os elementos que compõem sua atividade, aproximando a forma como a disciplina foi ministrada daquela que se espera para a modalidade a distância.Distance Learning Education (DLE) is playing an important role in the Brazilian scenery of teacher education. The Brazilian federal public universities, through the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system, have actively participated in this educational framework. Within this context, this study aimed at understanding the relationship between the teaching activity of a mathematics teacher of a distance learning education course, which is part of the UAB system, and the mediating artifacts used and appropriate (??) by her. During this process, we tried to identify possible modifications in both the teacher's activity and the artifacts. The research questions were: (a) "How does a mathematics teacher, of a distance learning course in mathematics, use and appropriate the DLE mediating artifacts?"; (b) "How does this appropriation process can modify the teachers teaching practice and the artifacts themselves?". The research, which had a qualitative approach, adopted a perspective of Activity Theory in the organization and analysis of the data. Its focus was the Vector Algebra course taught in an undergraduate course in mathematics throught the distance learning education mode, of a Brazilian Federal University associated to the UAB system. The data were constructed on the basis of the two offerings of the referred course, one taking place in 2013/2 (2nd semester) and the other in 2015/1 (1st semester). In 2015/1, the current author acted also as a teacher-collaborator. Untill 2009, the researched teacher dedicated herself exclusively to the face-to-face teaching mode in primary and secondary education and, suddenly, she became a lecturer of a distance learning education undergraduate course. According to our observations, she is a pure mathematics lecturer who presents the course contents in an algebraic approach, using the mathematics itself as the framework for explanation and application, emphasizing the concepts and mathematical demonstrations. In her teaching practice she did not use digital technologies neither was sympathetic to their use in the process of teaching and learning. Moreover, she has not undergone any institutional training process to work in distance learning education, neither had access to a multidisciplinary team prepared to work with mathematics content in a DLE mode. Yet in her academic unit, this teacher is recognized as the one who uses the widest range of artifacts in her courses and she does it autonomously. The analysis of the data indicated that her process of artifacts appropriation may have occurred by gradual adaptations of the teaching resources she had already used in face-to-face mode, motivated by internal or external tensions in her activities. For the 2015/1 offering, the identification of these tensions also motivated her to seek new artifacts and new ways of relating herself with the elements that compose her activity, approaching the way her course was taught to what is expected for a distance learning mode.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoProfessores FormaçãoMatemática Métodos de ensinoEnsino à distânciaEducaçãoLicenciatura em MatemáticaEducação a distânciaTeoria da AtividadeAtividade docenteArtefatos mediadoresAtividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto_tese_jorge_v20170122.pdfapplication/pdf7420159https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6JZ4/1/texto_tese_jorge_v20170122.pdf1eb955e6d57eb2ad0287e38e7cd03bbbMD51TEXTtexto_tese_jorge_v20170122.pdf.txttexto_tese_jorge_v20170122.pdf.txtExtracted texttext/plain375223https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6JZ4/2/texto_tese_jorge_v20170122.pdf.txtbbda8b1640d34a24507786689e70a84bMD521843/BUOS-AR6JZ42019-11-14 20:05:45.882oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6JZ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:05:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
title Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
spellingShingle Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
Jorge Luis Costa
Licenciatura em Matemática
Educação a distância
Teoria da Atividade
Atividade docente
Artefatos mediadores
Matematica Estudo e ensino
Professores Formação
Matemática Métodos de ensino
Ensino à distância
Educação
title_short Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
title_full Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
title_fullStr Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
title_full_unstemmed Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
title_sort Atividades docentes de uma professora de matemática: artefatos mediadores na EAD
author Jorge Luis Costa
author_facet Jorge Luis Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Teresinha Fumi Kawasaki
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo de Carvalho Borba
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jussara de Loiola Araujo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Diva Souza Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Daniel Ribeiro Silva Mill
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Luis Costa
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Teresinha Fumi Kawasaki
Marcelo de Carvalho Borba
Jussara de Loiola Araujo
Diva Souza Silva
Daniel Ribeiro Silva Mill
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática
Educação a distância
Teoria da Atividade
Atividade docente
Artefatos mediadores
topic Licenciatura em Matemática
Educação a distância
Teoria da Atividade
Atividade docente
Artefatos mediadores
Matematica Estudo e ensino
Professores Formação
Matemática Métodos de ensino
Ensino à distância
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica Estudo e ensino
Professores Formação
Matemática Métodos de ensino
Ensino à distância
Educação
description A Educação a Distância (EaD) vem assumindo papel importante no cenário de formação de professores no Brasil. As universidades públicas federais, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado ativamente desse cenário educacional. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo compreender as relações entre a atividade docente de uma professora de Matemática de um curso a distância, que faz parte do sistema UAB, e os artefatos mediadores utilizados e apropriados por ela. Durante esse processo, procurou-se identificar possíveis mudanças tanto em sua atividade quanto nos artefatos. As questões que nos nortearam foram: (a) De que maneira uma professora de conteúdo matemático, de um curso de Matemática a distância, se utiliza e se apropria de artefatos mediadores da EaD?; (b) Como esse processo de apropriação pode mudar sua prática docente e os próprios artefatos?. A pesquisa, que teve caráter qualitativo, adotou a perspectiva da Teoria da Atividade na organização e na análise dos dados. Seu foco foi a disciplina Álgebra vetorial ministrada em um curso de licenciatura em Matemática a distância, de uma Universidade Federal vinculada ao sistema UAB. Os dados foram construídos a partir de duas ofertas da disciplina, que ocorreram em 2013/2 e 2015/1, sendo que, na segunda, o pesquisador atuou, também, como professor-colaborador. A professora em questão se dedicou, até 2009, exclusivamente ao ensino presencial da escola básica e, repentinamente, tornou-se docente na modalidade a distância no ensino superior. De acordo com as minhas observações, ela é uma professora de Matemática que trabalha os conteúdos em uma dimensão mais algébrica, utilizando a própria Matemática como contexto de explicação e aplicação e dando ênfase a conceitos e demonstrações. Em sua prática docente no ensino presencial, não adotou tecnologias digitais e nem era simpatizante do uso delas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, não passou por um processo de formação institucional para atuar na EaD e nem contou com uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar com conteúdo de Matemática à distância. Mesmo assim, em sua unidade acadêmica, essa professora é reconhecida como a que utiliza a maior variedade de artefatos em suas disciplinas e o faz de maneira autônoma. A análise dos dados nos indicou que o seu processo de apropriação dos artefatos pode ter acontecido por adaptações gradativas dos recursos didáticos que ela utilizava no ensino presencial, motivadas por tensões internas ou externas à sua atividade. Para a oferta 2015/1, a identificação dessas tensões a motivou, também, a buscar novos artefatos e novas formas de se relacionar com os elementos que compõem sua atividade, aproximando a forma como a disciplina foi ministrada daquela que se espera para a modalidade a distância.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6JZ4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6JZ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6JZ4/1/texto_tese_jorge_v20170122.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6JZ4/2/texto_tese_jorge_v20170122.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1eb955e6d57eb2ad0287e38e7cd03bbb
bbda8b1640d34a24507786689e70a84b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589421492076544