WebQuest: potencialidades pedagógicas da internet no Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNY3 |
Resumo: | O presente estudo ocorreu no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE UFMG e apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para o ensino de Química. Tem como objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia de ensino, a WebQuest, para estudantes da 2º ano do Ensino Médio, sobre a temática Eletroquímica. Nesta investigação verificamos qual a contribuição dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de promover um ambiente que potencializa a Aprendizagem Colaborativa entre os estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa os quatro princípios do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) no ambiente de aprendizagem. A Sequência de Ensino, constituída por cinco (5) WebQuests com as temáticas: Como o Alumínio é extraído da Bauxita? (http://eletrolise.webnode.com/); Vamos montar uma Pilha? (http://vamos-montar-uma-pilha.webnode.com/); O que fazer quando a Pilha acabar? (http://que-fazer-quando-a-pilha-acabar.webnode.com/); Pilhas e Baterias, como descartá-las? (http://como-descartar-pilhas-e-baterias.webnode.com/) e Lixo eletrônico, um mal inevitável? (http://lixo-eletronico-um-mal-inevitave.webnode.com/), foi elaborada e desenvolvida em uma escola do município de Contagem, em Minas Gerais, utilizando o Laboratório de Informática, a sala de aula, o Laboratório de Ciências e atividades extraclasse, com a participação efetiva de um Professor/Pesquisador de Química e de noventa e seis (96) estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, registros no caderno de campo, análise de discurso de excertos de gravações em vídeo e uma entrevista semiestruturada realizada com os estudantes. Na construção da Sequência de Ensino de atividades WebQuest, os atributos utilizados foram: Introdução, Desafio (Tarefa), Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Durante a elaboração, desenvolvimento, análise, discussão e avaliação da Sequência de Ensino foi possível observar a necessidade de atribuir mais dois atributos: Créditos e Tire suas Dúvidas. Os resultados evidenciam que a estratégia de ensino WebQuest pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que as atividades WebQuest desenvolvidas no âmbito da Sequência de Ensino colaboram, por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e prática, do desenvolvimento de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estarem orientadas e estruturadas de forma que os estudantes se engajam no desenvolvimento de tarefas de investigação, o que potencializou a aprendizagem dos conceitos e fenômenos químicos e/ou científicos trabalhados. Como produto final do Mestrado Profissional apresentamos um Caderno Temático voltado a promover uma reflexão e análise sobre a elaboração, produção e desenvolvimento do trabalho com as WebQuests e a divulgar as possibilidades e limitações que o trabalho com as WebQuests possibilita. |
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Nilma Soares da SilvaJuarez Melgaco ValadaresAlfredo Luis Martins Lameirao MateusGleison Paulino Goncalves2019-08-11T20:53:37Z2019-08-11T20:53:37Z2016-10-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNY3O presente estudo ocorreu no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE UFMG e apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para o ensino de Química. Tem como objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia de ensino, a WebQuest, para estudantes da 2º ano do Ensino Médio, sobre a temática Eletroquímica. Nesta investigação verificamos qual a contribuição dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de promover um ambiente que potencializa a Aprendizagem Colaborativa entre os estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa os quatro princípios do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) no ambiente de aprendizagem. A Sequência de Ensino, constituída por cinco (5) WebQuests com as temáticas: Como o Alumínio é extraído da Bauxita? (http://eletrolise.webnode.com/); Vamos montar uma Pilha? (http://vamos-montar-uma-pilha.webnode.com/); O que fazer quando a Pilha acabar? (http://que-fazer-quando-a-pilha-acabar.webnode.com/); Pilhas e Baterias, como descartá-las? (http://como-descartar-pilhas-e-baterias.webnode.com/) e Lixo eletrônico, um mal inevitável? (http://lixo-eletronico-um-mal-inevitave.webnode.com/), foi elaborada e desenvolvida em uma escola do município de Contagem, em Minas Gerais, utilizando o Laboratório de Informática, a sala de aula, o Laboratório de Ciências e atividades extraclasse, com a participação efetiva de um Professor/Pesquisador de Química e de noventa e seis (96) estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, registros no caderno de campo, análise de discurso de excertos de gravações em vídeo e uma entrevista semiestruturada realizada com os estudantes. Na construção da Sequência de Ensino de atividades WebQuest, os atributos utilizados foram: Introdução, Desafio (Tarefa), Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Durante a elaboração, desenvolvimento, análise, discussão e avaliação da Sequência de Ensino foi possível observar a necessidade de atribuir mais dois atributos: Créditos e Tire suas Dúvidas. Os resultados evidenciam que a estratégia de ensino WebQuest pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que as atividades WebQuest desenvolvidas no âmbito da Sequência de Ensino colaboram, por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e prática, do desenvolvimento de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estarem orientadas e estruturadas de forma que os estudantes se engajam no desenvolvimento de tarefas de investigação, o que potencializou a aprendizagem dos conceitos e fenômenos químicos e/ou científicos trabalhados. Como produto final do Mestrado Profissional apresentamos um Caderno Temático voltado a promover uma reflexão e análise sobre a elaboração, produção e desenvolvimento do trabalho com as WebQuests e a divulgar as possibilidades e limitações que o trabalho com as WebQuests possibilita.This study took place in the Professional Master Education and Teaching FAE/UFMG and presents an action research on the development of virtual learning environments (VLE) for teaching chemistry. Aims to present and analyze the potential of a different teaching strategy, WebQuest, student of the 2nd year of high school on the "Electrochemistry" theme. In this investigation we find that the contribution of this strategy to the Teaching of Chemistry with a view to promoting an environment that enhances the collaborative learning among students at the same time enhances the four principles of the Disciplinary Engagement Production (EDP) in the learning environment. The Teaching Sequence, consisting of five (5) WebQuests with the theme: "Because aluminum is extracted from Bauxite" (http://eletrolise.webnode.com/); "We put together a pile?" (Http://vamos-montar-uma-pilha.webnode.com/); "What to do when the battery runs out?" (Http://que-fazer-quando-a-pilha-acabar.webnode.com/); "Cells and batteries, as discard them?" (Http://como-descartar-pilhas-e-baterias.webnode.com/) and "Junk, an inevitable evil?" (Http://lixo-eletronico-um-mal-inevitave.webnode.com/), was drafted and developed in a school in the city of Contagem, in Minas Gerais, using the Computer Laboratory, the classroom, the science lab and extracurricular activities, with the participation effective a teacher / Chemistry Researcher and ninety-six (96) students. The survey was conducted using a qualitative nature of research methodology, type action research. The data collection instruments used were two questionnaires, records in the field notebook, discourse analysis of recordings of excerpts on video and a semi-structured interview with the students. In the construction of WebQuest activities Teaching Sequence, the attributes were: Introduction Challenge (Task), Process, Resources, Evaluation and Conclusion. During the production, development, analysis, discussion and evaluation of the teaching sequence observed the need to assign two attributes: credits Ask your questions. The results show that the WebQuest teaching strategy can contribute effectively to the Chemistry Teaching, since the WebQuest activities under the Teaching Sequence collaborate, through research, the correlation between theory and practice, the development of group work and, above all, because they are targeted and structured so that students are engaged in the development of research tasks, which provided a significant learning of chemical concepts and phenomena and / or worked scientific. As a final product of the Professional Masters present a thematic notebook aimed to promote reflection and analysis on the development, production and development work with WebQuests and disseminate the possibilities and limitations that work with WebQuests possible.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInternet PesquisaEducaçãoQuimica Estudo e ensinoTecnologia educacionalQuímica Métodos de ensinoInternet na educaçãoAprendizagem ColaborativaWebQuestEngajamento Disciplinar ProdutivoWebQuest: potencialidades pedagógicas da internet no Ensino de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgleison_disserta__o_finalizada.pdfapplication/pdf6787065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNY3/1/gleison_disserta__o_finalizada.pdf19fe67006599d0a0905b0a80f465e835MD51TEXTgleison_disserta__o_finalizada.pdf.txtgleison_disserta__o_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain429007https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNY3/2/gleison_disserta__o_finalizada.pdf.txt8a2db8954a417f60b952849903ef887fMD521843/BUBD-ANHNY32019-11-14 09:01:39.816oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHNY3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:01:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O presente estudo ocorreu no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE UFMG e apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para o ensino de Química. Tem como objetivo apresentar e analisar as potencialidades de uma estratégia de ensino, a WebQuest, para estudantes da 2º ano do Ensino Médio, sobre a temática Eletroquímica. Nesta investigação verificamos qual a contribuição dessa estratégia para o Ensino de Química, na perspectiva de promover um ambiente que potencializa a Aprendizagem Colaborativa entre os estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa os quatro princípios do Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) no ambiente de aprendizagem. A Sequência de Ensino, constituída por cinco (5) WebQuests com as temáticas: Como o Alumínio é extraído da Bauxita? (http://eletrolise.webnode.com/); Vamos montar uma Pilha? (http://vamos-montar-uma-pilha.webnode.com/); O que fazer quando a Pilha acabar? (http://que-fazer-quando-a-pilha-acabar.webnode.com/); Pilhas e Baterias, como descartá-las? (http://como-descartar-pilhas-e-baterias.webnode.com/) e Lixo eletrônico, um mal inevitável? (http://lixo-eletronico-um-mal-inevitave.webnode.com/), foi elaborada e desenvolvida em uma escola do município de Contagem, em Minas Gerais, utilizando o Laboratório de Informática, a sala de aula, o Laboratório de Ciências e atividades extraclasse, com a participação efetiva de um Professor/Pesquisador de Química e de noventa e seis (96) estudantes. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, registros no caderno de campo, análise de discurso de excertos de gravações em vídeo e uma entrevista semiestruturada realizada com os estudantes. Na construção da Sequência de Ensino de atividades WebQuest, os atributos utilizados foram: Introdução, Desafio (Tarefa), Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Durante a elaboração, desenvolvimento, análise, discussão e avaliação da Sequência de Ensino foi possível observar a necessidade de atribuir mais dois atributos: Créditos e Tire suas Dúvidas. Os resultados evidenciam que a estratégia de ensino WebQuest pode contribuir de forma efetiva para o Ensino de Química, uma vez que as atividades WebQuest desenvolvidas no âmbito da Sequência de Ensino colaboram, por meio da pesquisa, da correlação entre teoria e prática, do desenvolvimento de trabalhos em grupos e, sobretudo, pelo fato de estarem orientadas e estruturadas de forma que os estudantes se engajam no desenvolvimento de tarefas de investigação, o que potencializou a aprendizagem dos conceitos e fenômenos químicos e/ou científicos trabalhados. Como produto final do Mestrado Profissional apresentamos um Caderno Temático voltado a promover uma reflexão e análise sobre a elaboração, produção e desenvolvimento do trabalho com as WebQuests e a divulgar as possibilidades e limitações que o trabalho com as WebQuests possibilita. |
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