Biblioteca: espaço de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX |
Resumo: | Este Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem. |
id |
UFMG_0be24b3940a715b0952cba8401610cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTQHX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Alice Moreira LimaAngela Pereira Lopes Vieira2019-08-13T15:01:20Z2019-08-13T15:01:20Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHXEste Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresAprendizagemBibliotecaDocentesAprendizagemRevitalização das BibliotecasProfissionais das BibliotecasEscola PluralBiblioteca: espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALacpp.pdfapplication/pdf109872https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/1/acpp.pdf9d3fce6d07180e58bcdb58701902919fMD51TEXTacpp.pdf.txtacpp.pdf.txtExtracted texttext/plain48481https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/2/acpp.pdf.txt4982c567f166a57f24c0da550e0d7bbcMD521843/VRNS-9NTQHX2019-11-14 13:33:44.122oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTQHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:33:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
title |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
spellingShingle |
Biblioteca: espaço de aprendizagem Angela Pereira Lopes Vieira Biblioteca Docentes Aprendizagem Revitalização das Bibliotecas Profissionais das Bibliotecas Escola Plural Educação Bibliotecas escolares Aprendizagem |
title_short |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
title_full |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
title_fullStr |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
title_sort |
Biblioteca: espaço de aprendizagem |
author |
Angela Pereira Lopes Vieira |
author_facet |
Angela Pereira Lopes Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angela Pereira Lopes Vieira |
contributor_str_mv |
Maria Alice Moreira Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Docentes Aprendizagem Revitalização das Bibliotecas Profissionais das Bibliotecas Escola Plural |
topic |
Biblioteca Docentes Aprendizagem Revitalização das Bibliotecas Profissionais das Bibliotecas Escola Plural Educação Bibliotecas escolares Aprendizagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Bibliotecas escolares Aprendizagem |
description |
Este Plano de Ação tem por objetivo entender a biblioteca escolar como um espaço propício a aprendizagem e que pode ser construído no conjunto das interações entre docentes e profissionais da biblioteca. Portanto, faz-se necessário avaliar a concepção dos professores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RMEBH) sobre o papel, a função da biblioteca escolar. Com o advento da Escola Plural em 1994, a Prefeitura investiu em um Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares. Após quinze anos deste Programa todas as escolas da RMEBH possuem uma biblioteca bem estruturada, com profissionais preparados e acervo diversificado. A metodologia adotada neste trabalho foi entrevista semi-dirigida com o intuito de investigar as concepções dos docentes concernente a biblioteca. Verificou-se que todo o universo pesquisado considera a biblioteca como espaço de aprendizagem.Compreende-se que a intercessão proporcionada por estes diálogos (biblioteca/sala de aula) favorecem os processos da aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T15:01:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T15:01:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTQHX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/1/acpp.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTQHX/2/acpp.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d3fce6d07180e58bcdb58701902919f 4982c567f166a57f24c0da550e0d7bbc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589457810554880 |