Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51781 https://orcid.org/0000-0003-3693-6620 |
Resumo: | The article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism. |
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Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda LodiTeaching to teach Arithmetics according to New Education in Minas Gerais: an investigation in Alda Lodi’s personal archiveEnseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda LodiHistória da Educação Matemática no BrasilEscola NovaAlda Lodimetodologia da aritméticaMatemática - Estudo e ensinoAritmética - Estudo e ensinoEscola novaThe article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.O artigo apresenta nossasinterpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias,na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2023-04-11T00:22:39Z2023-04-11T00:22:39Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.14393/che-v16n1-2017-151982-7806http://hdl.handle.net/1843/51781https://orcid.org/0000-0003-3693-6620porCadernos De História Da EducaçãoMaria Laura Magalhães GomesDiogo Alves de Faria Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-11T00:22:39Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/51781Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-11T00:22:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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