Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Laura Magalhães Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Diogo Alves de Faria Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51781
https://orcid.org/0000-0003-3693-6620
Resumo: The article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.
id UFMG_0ce97b2cebbb4ddf923627ebcdf5d1ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51781
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda LodiTeaching to teach Arithmetics according to New Education in Minas Gerais: an investigation in Alda Lodi’s personal archiveEnseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda LodiHistória da Educação Matemática no BrasilEscola NovaAlda Lodimetodologia da aritméticaMatemática - Estudo e ensinoAritmética - Estudo e ensinoEscola novaThe article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.O artigo apresenta nossasinterpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias,na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2023-04-11T00:22:39Z2023-04-11T00:22:39Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.14393/che-v16n1-2017-151982-7806http://hdl.handle.net/1843/51781https://orcid.org/0000-0003-3693-6620porCadernos De História Da EducaçãoMaria Laura Magalhães GomesDiogo Alves de Faria Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-11T00:22:39Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/51781Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-11T00:22:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
Teaching to teach Arithmetics according to New Education in Minas Gerais: an investigation in Alda Lodi’s personal archive
Enseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda Lodi
title Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
spellingShingle Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
Maria Laura Magalhães Gomes
História da Educação Matemática no Brasil
Escola Nova
Alda Lodi
metodologia da aritmética
Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Estudo e ensino
Escola nova
title_short Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
title_full Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
title_fullStr Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
title_full_unstemmed Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
title_sort Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi
author Maria Laura Magalhães Gomes
author_facet Maria Laura Magalhães Gomes
Diogo Alves de Faria Reis
author_role author
author2 Diogo Alves de Faria Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Laura Magalhães Gomes
Diogo Alves de Faria Reis
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática no Brasil
Escola Nova
Alda Lodi
metodologia da aritmética
Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Estudo e ensino
Escola nova
topic História da Educação Matemática no Brasil
Escola Nova
Alda Lodi
metodologia da aritmética
Matemática - Estudo e ensino
Aritmética - Estudo e ensino
Escola nova
description The article presentsourinterpretationofeducationalpractices developed in thetrainingof teachers forthe early years ofelementaryeducation,with regardto mathematics, in Minas Gerais,in the 1930sand 1940s. The sources for ourresearch weredocumentsofAlda Lodi’s personal archive.Ouranalysisshows thattheconcepts and practices ofAldaLodioscilated betweenthe innovative andthe traditionalwith respectto theteaching of methodology of arithmeticfor primaryteachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. Inthe complex combination ofNew Education characteristicsand traditional elementsused by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
2023-04-11T00:22:39Z
2023-04-11T00:22:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.14393/che-v16n1-2017-15
1982-7806
http://hdl.handle.net/1843/51781
https://orcid.org/0000-0003-3693-6620
identifier_str_mv 10.14393/che-v16n1-2017-15
1982-7806
url http://hdl.handle.net/1843/51781
https://orcid.org/0000-0003-3693-6620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos De História Da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829779665485824