A simulação como estratégia de ensino na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Paula Moreira Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3AGHC
Resumo: Este estudo teve por principal objetivo identificar na literatura os benefícios da simulação como metodologia de ensino na formação do enfermeiro, assim como identificar quais são os fatores que interferem na aplicação da simulação no processo de ensino de alunos graduandos em enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura de publicações realizadas no período de 2010 a 2015. Foram analisados 10 estudos, publicados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia. Na análise dos dados observou-se que a simulação é utilizada para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades. Os estudos investigados mostraram que a simulação representa uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem do profissional enfermeiro, entretanto, seu alto custo e a necessidade de capacitação para trabalhar com esta técnica representam fatores que dificultam sua implementação como estratégia de ensino na graduação de enfermagem. Apesar de esta técnica contar com custo elevado, este estudo demonstrou que o contexto da simulação retratado em publicações, amplia nossa forma de pensar a educação na enfermagem facultando novas discussões e futuros estudos que busquem identificar e estimular novos processos de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro.
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