A simulação como estratégia de ensino na enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3AGHC |
Resumo: | Este estudo teve por principal objetivo identificar na literatura os benefícios da simulação como metodologia de ensino na formação do enfermeiro, assim como identificar quais são os fatores que interferem na aplicação da simulação no processo de ensino de alunos graduandos em enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura de publicações realizadas no período de 2010 a 2015. Foram analisados 10 estudos, publicados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia. Na análise dos dados observou-se que a simulação é utilizada para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades. Os estudos investigados mostraram que a simulação representa uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem do profissional enfermeiro, entretanto, seu alto custo e a necessidade de capacitação para trabalhar com esta técnica representam fatores que dificultam sua implementação como estratégia de ensino na graduação de enfermagem. Apesar de esta técnica contar com custo elevado, este estudo demonstrou que o contexto da simulação retratado em publicações, amplia nossa forma de pensar a educação na enfermagem facultando novas discussões e futuros estudos que busquem identificar e estimular novos processos de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro. |
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Eline Lima BorgesMiguir Terezinha Vieccelli DonosoFernanda Paula Moreira Silva2019-08-10T21:52:24Z2019-08-10T21:52:24Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3AGHCEste estudo teve por principal objetivo identificar na literatura os benefícios da simulação como metodologia de ensino na formação do enfermeiro, assim como identificar quais são os fatores que interferem na aplicação da simulação no processo de ensino de alunos graduandos em enfermagem. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura de publicações realizadas no período de 2010 a 2015. Foram analisados 10 estudos, publicados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia. Na análise dos dados observou-se que a simulação é utilizada para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades. Os estudos investigados mostraram que a simulação representa uma importante ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem do profissional enfermeiro, entretanto, seu alto custo e a necessidade de capacitação para trabalhar com esta técnica representam fatores que dificultam sua implementação como estratégia de ensino na graduação de enfermagem. Apesar de esta técnica contar com custo elevado, este estudo demonstrou que o contexto da simulação retratado em publicações, amplia nossa forma de pensar a educação na enfermagem facultando novas discussões e futuros estudos que busquem identificar e estimular novos processos de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro.This study had the main objective to identify in literature the benefits of simulation as a teaching methodology in nursing education, as well as identify what are the factors that interfere with the application of simulation in the teaching of undergraduate students in nursing. It is an integrative literature review of publications in the period 2010 to 2015. We analyzed 10 studies, published in Brazil, England, United States and Colombia. In the data analysis it was observed that the simulation is used to develop various skills and abilities. The studies investigated showed that the simulation is an important tool for the professional nursing teaching-learning process; however, its high cost and the need for training to work with this technique represent factors that hinder its implementation as a teaching strategy in the undergraduate nursing. Although this technique rely on high cost, this study demonstrated that the simulation context portrayed in publications, expands our thinking in nursing education providing further discussions and future studies that seek to identify and encourage new teaching and learning processes in the formation of nurse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação em enfermagemEnfermagemSimulaçãoA simulação como estratégia de ensino na enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_fernanda_paula_moreira_silva.pdfapplication/pdf948574https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3AGHC/1/tcc_fernanda_paula_moreira_silva.pdf3b0f43f39e093f260eef1444cb9e7ccaMD51TEXTtcc_fernanda_paula_moreira_silva.pdf.txttcc_fernanda_paula_moreira_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain69724https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3AGHC/2/tcc_fernanda_paula_moreira_silva.pdf.txt762249bc947df8ae5db527b4c8b16e48MD521843/BUBD-A3AGHC2019-11-14 10:07:17.479oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3AGHCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:07:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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