Estilos de docência em narrativas de professores e professoras de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Jose de Paula
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KJCM
Resumo: Este trabalho busca e interpreta estilos de docência de professores de Matemática, focalizando elementos, dimensões, fatores e circunstâncias que estão associados a esses estilos. Identifica os elementos comuns aos estilos dos professores e o que é peculiar a cada um. Constatando que os estilos são híbridos, móveis e mutantes, não houve o propósito de enquadrar a ação e os dizeres dos professores em modelos, classificações ou tipologias. A fundamentação teórico-metodológica foi buscada em pesquisadores como Arroyo, Josso, Nóvoa e Teixeira, que chamam a atenção para as vidas e o trabalho dos professores ou que se referem à cultura, às representações e às experiências sociais e culturais de professores. Ao interpretar os estilos, foram priorizadas quatro dimensões da docência: a) tipos de ações, práticas e rituais que os docentes desenvolvem na sala de aula; b) concepções dos docentes relativas aos seus alunos e às relações, interações e convivência que desenvolvem com eles; c) dimensões profissionais no sentido das maneiras de os docentes interpretarem e significarem a docência em seu exercício cotidiano, abarcando suas formas de pensar, de entender e de significar a profissão e seu trabalho; d) as concepções, visões e posturas dos docentes em relação à Matemática, entendimentos e compreensões relativos ao conhecimento matemático, a sua estrutura, o seu valor, utilidade. Os dados foram coletados através de entrevista narrativa de três professores e duas professoras de Matemática da escola básica. As narrativas foram gravadas, transcritas e textualizadas, transformando-se em material de pesquisa. Com os nossos referenciais e entendendo estilos de docência como a maneira de estar e de desenvolver a docência, problematizamos que os estilos de docência se constituem na confluência de vários elementos, fatores e circunstâncias relativos às escolas, aos docentes e aos discentes. São constituídos em uma realidade sócio-histórica institucional, apresentando elementos e cômputos formais e impessoais, próprios das organizações burocráticas. Os estilos relacionam-se com o perfil sociológico do professor, além de fatores subjetivos referentes à visão de mundo, às representações e relações dos professores com o magistério. E ligam-se também ao perfil dos estudantes, a suas faixas etárias, a suas origens sociais e de classe.
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Ao interpretar os estilos, foram priorizadas quatro dimensões da docência: a) tipos de ações, práticas e rituais que os docentes desenvolvem na sala de aula; b) concepções dos docentes relativas aos seus alunos e às relações, interações e convivência que desenvolvem com eles; c) dimensões profissionais no sentido das maneiras de os docentes interpretarem e significarem a docência em seu exercício cotidiano, abarcando suas formas de pensar, de entender e de significar a profissão e seu trabalho; d) as concepções, visões e posturas dos docentes em relação à Matemática, entendimentos e compreensões relativos ao conhecimento matemático, a sua estrutura, o seu valor, utilidade. Os dados foram coletados através de entrevista narrativa de três professores e duas professoras de Matemática da escola básica. As narrativas foram gravadas, transcritas e textualizadas, transformando-se em material de pesquisa. Com os nossos referenciais e entendendo estilos de docência como a maneira de estar e de desenvolver a docência, problematizamos que os estilos de docência se constituem na confluência de vários elementos, fatores e circunstâncias relativos às escolas, aos docentes e aos discentes. São constituídos em uma realidade sócio-histórica institucional, apresentando elementos e cômputos formais e impessoais, próprios das organizações burocráticas. Os estilos relacionam-se com o perfil sociológico do professor, além de fatores subjetivos referentes à visão de mundo, às representações e relações dos professores com o magistério. E ligam-se também ao perfil dos estudantes, a suas faixas etárias, a suas origens sociais e de classe.This work searches for, and elucidates Mathematics teachers teaching stiles, focusing elements, dimensions, factors and circumstances associated to this styles. Identifies usual elements on the teachers styles and what is particular to each one of them. Proving that the styles are hybrid, changeable and mutant, theres been no purpose of framing teachers actions and speech into models, classifications or typologies. Theoretical- methodological basis has been found on researcher like Arroyo, Josso, Nóvoa and Teixeira, who call attention to teachers lives and work or refer to culture, representations and social cultural experiences of the teachers. While interpreting this styles, four teaching dimensions were given priority: a) rituals, practices and actions developed by teachers during classes; b) teachers conceptions related to their students and relations, interactions and acquaintance; c) professional dimensions related to the ways that teachers understand and signify their profession and work; d) conceptions, point of views and postures toward Mathematic, understandings related to mathematical knowledge, structure, value, utility. Data were collected through narrative interview of three male and two female teachers of elementary school. The narratives were recorded, transcripted and textualized, transforming into research material. Having the theoretical reference and understanding teaching styles as the way of being and developing teaching, we questioned that teaching styles are formed on the confluence of several elements, factors and circumstances related to school, teachers and students. Are constituted by an institutional social-historic reality, presenting impersonal and formal computes, peculiar to bureaucratic organizations. The styles relate to the teacher sociological profile, besides subjective factors related to the point of view, representations and the teachers relation with teaching. And also connects to the students profile, age, social and class originUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoProfessores Formação profissionalPratica de ensinoNarrativasEstilos de docênciaProfessores de matemáticaEstilos de docência em narrativas de professores e professoras de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_maria_jose_de_paula_pdf.pdfapplication/pdf816006https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85KJCM/1/disserta__o_maria_jose_de_paula_pdf.pdf442973068d7c56d8efbf4a8d779529eeMD51TEXTdisserta__o_maria_jose_de_paula_pdf.pdf.txtdisserta__o_maria_jose_de_paula_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain388461https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85KJCM/2/disserta__o_maria_jose_de_paula_pdf.pdf.txtc07414e8aa5d48eb6313ca73acf659dfMD521843/FAEC-85KJCM2019-11-14 14:16:01.549oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85KJCMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:16:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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