Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Anemari Roesler Luersen Vieira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Trevisol,Maria Teresa Ceron, Corcetti,Maria Lucinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300014
Resumo: Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática que participam de um programa de filantropia. O principal objetivo deste texto é investigar as possíveis contribuições que o envolvimento de futuros professores em ações pedagógicas não formais pode trazer para a sua formação. Pretende, ainda, verificar quais as percepções que os licenciandos, que participam desse programa, têm sobre a carreira docente, sua inserção no curso de licenciatura em matemática e no programa, e as relações dessa participação com possíveis aprendizagens da docência. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos a partir de um questionário composto por perguntas abertas. As referências diretas aos aspectos considerados positivos em relação a ações desenvolvidas no programa, quando de suas respostas ao questionário, trazem fortes indícios de que o envolvimento dos futuros professores nestas ações contribuiu para a sua formação docente.
id UNESP-22_e33811c75631e554d85345b53c83aff3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formaisFormação de professoresDocênciaEnsino de matemáticaEnsino SuperiorEste artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática que participam de um programa de filantropia. O principal objetivo deste texto é investigar as possíveis contribuições que o envolvimento de futuros professores em ações pedagógicas não formais pode trazer para a sua formação. Pretende, ainda, verificar quais as percepções que os licenciandos, que participam desse programa, têm sobre a carreira docente, sua inserção no curso de licenciatura em matemática e no programa, e as relações dessa participação com possíveis aprendizagens da docência. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos a partir de um questionário composto por perguntas abertas. As referências diretas aos aspectos considerados positivos em relação a ações desenvolvidas no programa, quando de suas respostas ao questionário, trazem fortes indícios de que o envolvimento dos futuros professores nestas ações contribuiu para a sua formação docente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300014Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300014info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Anemari Roesler Luersen VieiraTrevisol,Maria Teresa CeronCorcetti,Maria Lucindapor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.630422Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
title Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
spellingShingle Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
Lopes,Anemari Roesler Luersen Vieira
Formação de professores
Docência
Ensino de matemática
Ensino Superior
title_short Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
title_full Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
title_fullStr Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
title_full_unstemmed Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
title_sort Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais
author Lopes,Anemari Roesler Luersen Vieira
author_facet Lopes,Anemari Roesler Luersen Vieira
Trevisol,Maria Teresa Ceron
Corcetti,Maria Lucinda
author_role author
author2 Trevisol,Maria Teresa Ceron
Corcetti,Maria Lucinda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Anemari Roesler Luersen Vieira
Trevisol,Maria Teresa Ceron
Corcetti,Maria Lucinda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Docência
Ensino de matemática
Ensino Superior
topic Formação de professores
Docência
Ensino de matemática
Ensino Superior
description Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática que participam de um programa de filantropia. O principal objetivo deste texto é investigar as possíveis contribuições que o envolvimento de futuros professores em ações pedagógicas não formais pode trazer para a sua formação. Pretende, ainda, verificar quais as percepções que os licenciandos, que participam desse programa, têm sobre a carreira docente, sua inserção no curso de licenciatura em matemática e no programa, e as relações dessa participação com possíveis aprendizagens da docência. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos a partir de um questionário composto por perguntas abertas. As referências diretas aos aspectos considerados positivos em relação a ações desenvolvidas no programa, quando de suas respostas ao questionário, trazem fortes indícios de que o envolvimento dos futuros professores nestas ações contribuiu para a sua formação docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956675481600