Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner Ahmad Auarek
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UCMML
Resumo: O estudo investiga o professor de matemática nas salas de aulas de hoje, privilegiando aspectos como as imagens/significados/sentimentos dos professores sobre a docência, sobre o ensino de matemática, sobre os alunos e sobre suas relações com eles. Discute, ainda, aspectos relativos à escola, às condições de trabalho desses professores e situações vividas por eles no cotidiano da sala de aula no contexto da organização do trabalho escolar, analisando-os a partir de questões presentes nas sociedades contemporâneas. O material empírico de investigação foi constituído por entrevistas narrativas realizadas entre 2006 e 2008 com quatro professores e duas professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, analisadas após a transcrição e transcriação das mesmas. Na discussão geral do problema e na interpretação das narrativas, mediante diálogos com autores do campo das Ciências Sociais e das Ciências da Educação e reflexões próprias, procurou-se compreender o que está se passando no cotidiano dos professores de matemática nas salas de aulas de hoje. O estudo constata que esses profissionais vêm passando por tensões em seu dia a dia na sala de aula, que os têm colocado em momentos críticos e momentos de crítica frente às demandas e às dificuldades de várias ordens. Entre elas, as referentes à acolhida do novo aluno, ao contexto da sala de aula atual, às condições de trabalho, as suas imagens e concepções, valores e sentimentos quanto à docência, ao lado de questões relativas à matemática, à matemática escolar e ao ensino de matemática nos dias de hoje. Considerando o material empírico e os referenciais que fundamentaram a pesquisa e partindo da compreensão da sala de aula como um locus de interações sociais mediadas pelos processos de transmissão de conhecimentos, constatou-se que muitos professores de matemática estão vivendo momentos críticos e momentos de crítica em/na sua busca de ensinar e acolher o novo aluno. Há indícios do surgimento de um novo professor de matemática e de uma nova sala de aula de matemática. Entretanto, a estrutura e organização da escola vêm sendo mantidas, conservando suas características anteriores, de modo incoerente e inadequado às necessidades atuais do novo aluno, da nova sala de aula, da nova docência e dos novos professores. Observa-se, ainda, que os desafios existentes hoje na sala de aula, na qual se destaca, entre outros fatores, a presença de um novo aluno, tem colocado em discussão a própria escola. Reafirma-se a premente necessidade de se indagar se essa escola está se organizando em função de uma nova sala de aula de matemática, que vem sendo exigida e se configurando, diariamente, na relação entre o novo aluno e o novo professor, entre velhas paredes.
id UFMG_c6fefa003dbb4e052733ab6e584b97ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8UCMML
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ines Assuncao de Castro TeixeiraMaria Laura Magalhaes GomesMagali de CastroAntônio Vicente Marafioti GarnicaMaria Manuela Martins Soares DavidMiguel Gonzalez ArroyoSamira ZaidanWagner Ahmad Auarek2019-08-13T04:16:31Z2019-08-13T04:16:31Z2009-03-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UCMMLO estudo investiga o professor de matemática nas salas de aulas de hoje, privilegiando aspectos como as imagens/significados/sentimentos dos professores sobre a docência, sobre o ensino de matemática, sobre os alunos e sobre suas relações com eles. Discute, ainda, aspectos relativos à escola, às condições de trabalho desses professores e situações vividas por eles no cotidiano da sala de aula no contexto da organização do trabalho escolar, analisando-os a partir de questões presentes nas sociedades contemporâneas. O material empírico de investigação foi constituído por entrevistas narrativas realizadas entre 2006 e 2008 com quatro professores e duas professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, analisadas após a transcrição e transcriação das mesmas. Na discussão geral do problema e na interpretação das narrativas, mediante diálogos com autores do campo das Ciências Sociais e das Ciências da Educação e reflexões próprias, procurou-se compreender o que está se passando no cotidiano dos professores de matemática nas salas de aulas de hoje. O estudo constata que esses profissionais vêm passando por tensões em seu dia a dia na sala de aula, que os têm colocado em momentos críticos e momentos de crítica frente às demandas e às dificuldades de várias ordens. Entre elas, as referentes à acolhida do novo aluno, ao contexto da sala de aula atual, às condições de trabalho, as suas imagens e concepções, valores e sentimentos quanto à docência, ao lado de questões relativas à matemática, à matemática escolar e ao ensino de matemática nos dias de hoje. Considerando o material empírico e os referenciais que fundamentaram a pesquisa e partindo da compreensão da sala de aula como um locus de interações sociais mediadas pelos processos de transmissão de conhecimentos, constatou-se que muitos professores de matemática estão vivendo momentos críticos e momentos de crítica em/na sua busca de ensinar e acolher o novo aluno. Há indícios do surgimento de um novo professor de matemática e de uma nova sala de aula de matemática. Entretanto, a estrutura e organização da escola vêm sendo mantidas, conservando suas características anteriores, de modo incoerente e inadequado às necessidades atuais do novo aluno, da nova sala de aula, da nova docência e dos novos professores. Observa-se, ainda, que os desafios existentes hoje na sala de aula, na qual se destaca, entre outros fatores, a presença de um novo aluno, tem colocado em discussão a própria escola. Reafirma-se a premente necessidade de se indagar se essa escola está se organizando em função de uma nova sala de aula de matemática, que vem sendo exigida e se configurando, diariamente, na relação entre o novo aluno e o novo professor, entre velhas paredes.Cet étude cherche à connaître l'enseignant de mathématiques dans les salles de classe d'aujourd'hui, en privilégiant des aspects comme les images/significations/sentiments des enseignants sur leur métier, sur l'enseignement de mathématiques, sur les élèves et sur leurs relations avec eux. Il discute, aussi, les aspects relatifs à l'école, aux conditions de travail de ces enseignants et des situations vécues dans le salle de classe dans le contexte de l'organisation du travail scolaire, en les analysant à partir des questions présentes dans les sociétés contemporaines. Le composant empirique de recherche a été constitué par des entrevues réalisées entre 2006 et 2008, avec quatre enseignants et deux institutrices de l'enseignement fondamental d'écoles publiques à Belo Horizonte, analysées à la suite de leur transcription. Dans la discussion générale du problème et dans l'interprétation des récits, daprès des dialogues avec des auteurs en Sciences Sociales et en Sciences de l'Éducation et des réflexions propres, on cherche àcomprendre ce qui se passe au quotidien des enseignants de mathématiques dans les salles de classe d'aujourd'hui. Cette étude constate donc, que ces professionnels sont en train de vivre une certaine tension dans leur quotidien, laquelle les met dans des moments critiques et des moments de critique en face des exigences du métier et des difficultés diverses. Parmi ces difficultés, on se réfere à laccueil au « nouvel élève », au contexte de la salle de classe actuelle, aux conditions de travail, leurs images, valeurs, conceptions et sentiments par rapport aux enseignants, à côté de questions relatives aux mathématiques, à la mathématique scolaire et à l'enseignement de mathématiques de nos jours. En considérant le composant empirique et les référentielsqui ont fondé la recherche, et à partir de la compréhension de la salle de classe comme un locus dinteractions sociaux qui se produit par la des processus de transmission de connaissance. Il y a des indications de la « naissance » d'un nouvel enseignant de mathématiques et d'une nouvelle salle de classe de mathématiques. Néanmoins, lastructure et l'organisation de l'école ont éte maintenues, en conservant leurs caractéristiques précédentes, dune manière incohérente et inadéquate aux nécessités actuelles du nouvel élève, de la nouvelle salle de classe, du nouvel enseignement et des nouveaux enseignants. On observe, encore, que les défis existants aujourd'hui dans lasalle de classe, dans laquelle on détache la présence d'un « nouvel élève », ont mis en discussion l'école elle-même. On réaffirme la pressante nécessité de savoir si cette école est sorganise en fonction d'une nouvelle salle de classe de mathématiques, qui est exigée anjourd hui et se configure, quotidiennement, dans la relation entre le nouvel élève et le nouvel enseignant, entre de vieux murs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores de matematica  Aspectos sociais Prática de ensinoSala de aula de matemáticaProfessores de matemáticaEducação matemáticaSignificadosSentimentos da docênciaNovo alunoImagensMomentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmomentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdfapplication/pdf1289437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8UCMML/1/momentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf12b49d25603d959c56d11bba5020604fMD51TEXTmomentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf.txtmomentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf.txtExtracted texttext/plain613122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8UCMML/2/momentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf.txt23a72a901b4eafbb7f40a273985c8094MD521843/BUOS-8UCMML2019-11-14 21:08:09.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8UCMMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:08:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
title Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
spellingShingle Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
Wagner Ahmad Auarek
Sala de aula de matemática
Professores de matemática
Educação matemática
Significados
Sentimentos da docência
Novo aluno
Imagens
Educação
Professores de matematica  Aspectos sociais 
Prática de ensino
title_short Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
title_full Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
title_fullStr Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
title_full_unstemmed Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
title_sort Momentos críticos e de críticas nas narrativas de professores de matemática
author Wagner Ahmad Auarek
author_facet Wagner Ahmad Auarek
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Magali de Castro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antônio Vicente Marafioti Garnica
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Miguel Gonzalez Arroyo
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
contributor_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
Maria Laura Magalhaes Gomes
Magali de Castro
Antônio Vicente Marafioti Garnica
Maria Manuela Martins Soares David
Miguel Gonzalez Arroyo
Samira Zaidan
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula de matemática
Professores de matemática
Educação matemática
Significados
Sentimentos da docência
Novo aluno
Imagens
topic Sala de aula de matemática
Professores de matemática
Educação matemática
Significados
Sentimentos da docência
Novo aluno
Imagens
Educação
Professores de matematica  Aspectos sociais 
Prática de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores de matematica  Aspectos sociais 
Prática de ensino
description O estudo investiga o professor de matemática nas salas de aulas de hoje, privilegiando aspectos como as imagens/significados/sentimentos dos professores sobre a docência, sobre o ensino de matemática, sobre os alunos e sobre suas relações com eles. Discute, ainda, aspectos relativos à escola, às condições de trabalho desses professores e situações vividas por eles no cotidiano da sala de aula no contexto da organização do trabalho escolar, analisando-os a partir de questões presentes nas sociedades contemporâneas. O material empírico de investigação foi constituído por entrevistas narrativas realizadas entre 2006 e 2008 com quatro professores e duas professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, analisadas após a transcrição e transcriação das mesmas. Na discussão geral do problema e na interpretação das narrativas, mediante diálogos com autores do campo das Ciências Sociais e das Ciências da Educação e reflexões próprias, procurou-se compreender o que está se passando no cotidiano dos professores de matemática nas salas de aulas de hoje. O estudo constata que esses profissionais vêm passando por tensões em seu dia a dia na sala de aula, que os têm colocado em momentos críticos e momentos de crítica frente às demandas e às dificuldades de várias ordens. Entre elas, as referentes à acolhida do novo aluno, ao contexto da sala de aula atual, às condições de trabalho, as suas imagens e concepções, valores e sentimentos quanto à docência, ao lado de questões relativas à matemática, à matemática escolar e ao ensino de matemática nos dias de hoje. Considerando o material empírico e os referenciais que fundamentaram a pesquisa e partindo da compreensão da sala de aula como um locus de interações sociais mediadas pelos processos de transmissão de conhecimentos, constatou-se que muitos professores de matemática estão vivendo momentos críticos e momentos de crítica em/na sua busca de ensinar e acolher o novo aluno. Há indícios do surgimento de um novo professor de matemática e de uma nova sala de aula de matemática. Entretanto, a estrutura e organização da escola vêm sendo mantidas, conservando suas características anteriores, de modo incoerente e inadequado às necessidades atuais do novo aluno, da nova sala de aula, da nova docência e dos novos professores. Observa-se, ainda, que os desafios existentes hoje na sala de aula, na qual se destaca, entre outros fatores, a presença de um novo aluno, tem colocado em discussão a própria escola. Reafirma-se a premente necessidade de se indagar se essa escola está se organizando em função de uma nova sala de aula de matemática, que vem sendo exigida e se configurando, diariamente, na relação entre o novo aluno e o novo professor, entre velhas paredes.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T04:16:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T04:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UCMML
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8UCMML
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8UCMML/1/momentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8UCMML/2/momentos_cr_ticos_e_de_criticas_nas_narrativas_de_professores_de__matem_tica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12b49d25603d959c56d11bba5020604f
23a72a901b4eafbb7f40a273985c8094
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676846614446080