Percepções de aprendizes da primeira serie do ensino médio sobre a integração da internet à sala de aula de Inglês: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFNNH |
Resumo: | Este estudo de caso refere-se a uma turma de 16 aprendizes iniciantes de inglês, da primeira série do Ensino Médio no CEFET-MG. O objetivo da pesquisa foi integrar atividades de ensino e aprendizagem de inglês mediadas por computador (CALL) ao programa do curso, com a finalidade de investigar como os aprendizes percebem o usoda comunicação mediada por computador (CMC) na sala de aula. As percepções dos aprendizes quanto às atividades baseadas na Internet foram coletadas num período de cinco meses. A integração consistiu de atividades de correspondência eletrônica, e-mail, construção de homepages e pesquisas na Internet como ponto de partida para odesenvolvimento das habilidades escritas em inglês. Nas considerações finais reflito sobre minha prática como professor e sobrecomo a integração da CMC à sala de aula de inglês foi eficaz na promoção de motivação e autonomia do aprendiz no processo de aprendizagem de língua inglesa. As discussões estão fundamentadas pelos dados coletados por meio de diários dos aprendizes, notas de campo do professor-pesquisador, questionários preliminar e final,um teste de sondagem e das notas de uma professora observadora.Espero que esta discussão ajude a promover mudanças na concepção de ensino centrada no professor, em direção a um processo mais interativo e formativo que dê sustentação a esse ambiente inovador de ensino e aprendizagem. Embora tenha ficado evidente a capacidade que o CALL integrativo tem de aumentar a satisfação dos aprendizes e de enfatizar as suas habilidades como aprendizes de inglês, defendo que antes de se investir na informatização das salas de aula, deve-se promover a qualificação profissional do corpo docente para que a integração seja efetiva e eficaz. |
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Carlos Alberto GohnHeitor Garcia de CarvalhoVera Lucia M de Oliveira e PaivaVicente Aguimar Parreiras2019-08-12T10:32:05Z2019-08-12T10:32:05Z2000-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFNNHEste estudo de caso refere-se a uma turma de 16 aprendizes iniciantes de inglês, da primeira série do Ensino Médio no CEFET-MG. O objetivo da pesquisa foi integrar atividades de ensino e aprendizagem de inglês mediadas por computador (CALL) ao programa do curso, com a finalidade de investigar como os aprendizes percebem o usoda comunicação mediada por computador (CMC) na sala de aula. As percepções dos aprendizes quanto às atividades baseadas na Internet foram coletadas num período de cinco meses. A integração consistiu de atividades de correspondência eletrônica, e-mail, construção de homepages e pesquisas na Internet como ponto de partida para odesenvolvimento das habilidades escritas em inglês. Nas considerações finais reflito sobre minha prática como professor e sobrecomo a integração da CMC à sala de aula de inglês foi eficaz na promoção de motivação e autonomia do aprendiz no processo de aprendizagem de língua inglesa. As discussões estão fundamentadas pelos dados coletados por meio de diários dos aprendizes, notas de campo do professor-pesquisador, questionários preliminar e final,um teste de sondagem e das notas de uma professora observadora.Espero que esta discussão ajude a promover mudanças na concepção de ensino centrada no professor, em direção a um processo mais interativo e formativo que dê sustentação a esse ambiente inovador de ensino e aprendizagem. Embora tenha ficado evidente a capacidade que o CALL integrativo tem de aumentar a satisfação dos aprendizes e de enfatizar as suas habilidades como aprendizes de inglês, defendo que antes de se investir na informatização das salas de aula, deve-se promover a qualificação profissional do corpo docente para que a integração seja efetiva e eficaz.This case study focused on a group of 16 Brazilian beginner students of English, studying at CEFET-MG. The project aims to integrate CALL into EFL teaching and learning curriculum in order to investigate how students feel about the use of Computer Mediated Communication (CMC) in their classroom. Students' perceptions through a number of Internet-based activities were closely monitored during the five-month period of the data collecting. The research addressed the use of e-mail, writing web pages and the use of World Wide Web as a starting point of EFL writing classes. In my dissertation I reflect on my own experience as a foreign English teacher and discuss specific details about how the integration of CMC in the conventional language teaching environment has worked to develop students motivation and autonomy towards language learning. This discussion is based on the data collectedfrom students' journals, teacher's field notes, previous and final questionnaires, a placement test and notes taken by an observer teacher. It is expected that this discussion can help to promote a shift in the teacher centered culture of teaching towards a more interactive and formative process which would support this innovative teaching and learning environment. Although integrative CALL may increase student satisfaction and maximize their English ability, I argue that before institutions attempt to throw money at computerizing their students' learning environment, they need to create the right pre-conditions in their professional practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosCorreio eletrônicoEnsino auxiliado por computadorInternet (Redes de computação) na educaçãoSalas de aulaEstudos LinguísticosPercepções de aprendizes da primeira serie do ensino médio sobre a integração da internet à sala de aula de Inglês: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf1652363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAFNNH/1/ppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_dissertacaomestrado.pdfdbffaa62a23616c0a689f603359c5afeMD51TEXTppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_dissertacaomestrado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain257436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAFNNH/2/ppgestudoslinguisticos_vicenteaguimarparreiras_dissertacaomestrado.pdf.txt93667feea90b7985ca2af579db31985aMD521843/BUBD-AAFNNH2019-11-14 17:34:56.407oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAFNNHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:34:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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