Percepções de aprendizes da primeira serie do ensino médio sobre a integração da internet à sala de aula de Inglês: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente Aguimar Parreiras
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFNNH
Resumo: Este estudo de caso refere-se a uma turma de 16 aprendizes iniciantes de inglês, da primeira série do Ensino Médio no CEFET-MG. O objetivo da pesquisa foi integrar atividades de ensino e aprendizagem de inglês mediadas por computador (CALL) ao programa do curso, com a finalidade de investigar como os aprendizes percebem o usoda comunicação mediada por computador (CMC) na sala de aula. As percepções dos aprendizes quanto às atividades baseadas na Internet foram coletadas num período de cinco meses. A integração consistiu de atividades de correspondência eletrônica, e-mail, construção de homepages e pesquisas na Internet como ponto de partida para odesenvolvimento das habilidades escritas em inglês. Nas considerações finais reflito sobre minha prática como professor e sobrecomo a integração da CMC à sala de aula de inglês foi eficaz na promoção de motivação e autonomia do aprendiz no processo de aprendizagem de língua inglesa. As discussões estão fundamentadas pelos dados coletados por meio de diários dos aprendizes, notas de campo do professor-pesquisador, questionários preliminar e final,um teste de sondagem e das notas de uma professora observadora.Espero que esta discussão ajude a promover mudanças na concepção de ensino centrada no professor, em direção a um processo mais interativo e formativo que dê sustentação a esse ambiente inovador de ensino e aprendizagem. Embora tenha ficado evidente a capacidade que o CALL integrativo tem de aumentar a satisfação dos aprendizes e de enfatizar as suas habilidades como aprendizes de inglês, defendo que antes de se investir na informatização das salas de aula, deve-se promover a qualificação profissional do corpo docente para que a integração seja efetiva e eficaz.
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