Estudo sobre as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas contextualizados em Cabinda/Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PMK78 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo de identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas contextualizados. Esta pesquisa surge como consequência das experiências vividas como estudante e professor na Escola do II Ciclo do Ensino Secundário de Cabinda e docente contratado do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED Cabinda), onde percebemos a utilização de metodologias com características de ensino de matemática tradicional na prática pedagógica dos professores, o que contradiz as recomendações expressas nos documentos oficiais do Ministério da Educação. Tendo como base Ponte, Dante, Skovsmose entre outros, foi elaborada uma sequência de atividades, com problemas contextualizados em uma perspectiva investigativa. Essas atividades foram utilizadas em sala de aula, na escola do II Ciclo do Ensino secundário de Cabinda, com alunos de idade compreendida entre os dezoito a vinte cinco anos que não estavam habituados a trabalhar com problemas contextualizados. Optou-se por trabalhar com uma metodologia qualitativa do tipo etnográfico para perceber como esses estudantes se relacionavam com os problemas e identificar as estratégias utilizadas para resolvê-los no cotidiano da sala de aula. A análise das observações teve com base a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Percebeu-se que houve grande interação entre os alunos e a construção compartilhada de conhecimento durante a resolução dos problemas. Os alunos utilizaram várias estratégias que lhes permitiram a solução das atividades, entre essas estratégias, identificamos algumas que aparecem com maior frequência: repetir palavras ou frases; apoiar-se no colega mais experiente; usar do conhecimento cotidiano para resolver estes problemas. Observou-se que os alunos usam diferentes estratégias de acordo com o que consideram necessário para resolver os problemas. As estratégias revelaram os alunos trabalhando numa Zona de Desenvolvimento Proximal, onde eles constroem conhecimento de modo compartilhado. |
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Airton Carriao MachadoDale William BeanMaria Manuela Martins Soares DavidJose Lelo Barros Duli2019-08-13T08:57:46Z2019-08-13T08:57:46Z2014-08-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PMK78A pesquisa tem como objetivo de identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas contextualizados. Esta pesquisa surge como consequência das experiências vividas como estudante e professor na Escola do II Ciclo do Ensino Secundário de Cabinda e docente contratado do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (ISCED Cabinda), onde percebemos a utilização de metodologias com características de ensino de matemática tradicional na prática pedagógica dos professores, o que contradiz as recomendações expressas nos documentos oficiais do Ministério da Educação. Tendo como base Ponte, Dante, Skovsmose entre outros, foi elaborada uma sequência de atividades, com problemas contextualizados em uma perspectiva investigativa. Essas atividades foram utilizadas em sala de aula, na escola do II Ciclo do Ensino secundário de Cabinda, com alunos de idade compreendida entre os dezoito a vinte cinco anos que não estavam habituados a trabalhar com problemas contextualizados. Optou-se por trabalhar com uma metodologia qualitativa do tipo etnográfico para perceber como esses estudantes se relacionavam com os problemas e identificar as estratégias utilizadas para resolvê-los no cotidiano da sala de aula. A análise das observações teve com base a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Percebeu-se que houve grande interação entre os alunos e a construção compartilhada de conhecimento durante a resolução dos problemas. Os alunos utilizaram várias estratégias que lhes permitiram a solução das atividades, entre essas estratégias, identificamos algumas que aparecem com maior frequência: repetir palavras ou frases; apoiar-se no colega mais experiente; usar do conhecimento cotidiano para resolver estes problemas. Observou-se que os alunos usam diferentes estratégias de acordo com o que consideram necessário para resolver os problemas. As estratégias revelaram os alunos trabalhando numa Zona de Desenvolvimento Proximal, onde eles constroem conhecimento de modo compartilhado.The research aimed to identify the strategies adopted by students to solve contextualized problems in an investigative perspective in the Mathematics classroom. This research comes as a result of experiences as a student and professor at the School of the Second Cycle of Secondary Education and ISCED Cabinda at Cabinda. In the secondary school, we perceived mathematics teaching methodologies with characteristics of a traditional pedagogical practice, which contradicts the recommendations expressed by the official documents of the Ministry of Education. Based on Ponte, Dante, Skovsmose, among others, we produced a sequence of activities with contextualized problems in an investigative perspective. These activities were applied in classroom, at the Second Cycle of Secondary Education School at Cabinda, with students ranging in age from eighteen to twenty five years, who were not accustomed to solving contextualized problems. We chose to work with a qualitative and ethnographic methodology seeking to understand how these students related to the proposed problems and to identify strategies utilized to solve them in regular classroom setting. The analysis of the observations was based on the historical and cultural perspective of Vygotsky. There was a significant interaction among the student and shared knowledge construction during the resolutions of the problems. The students used varied strategies that allowed them to solve the problems. Among these strategies, we identified some that were more frequent: repetition of words or phrases; rely on more experienced colleagues; use of everyday knowledge to solve the problems. It was observed that students used different strategies according to what they consider necessary to solve the problems. The strategies revealed students working in the zone of proximal development, where knowledge was constructed in a shared way.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogica no ensinoMatemática Problemas, exercícios, etcEducação AngolaMatematica Estudo e ensino Problemas contextualizadosAprendizagem e estratégias de resolução de problemasEstudo sobre as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas contextualizados em Cabinda/Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlelo_disserta__o_vers_o_final_2014_cat..pdfapplication/pdf2663982https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PMK78/1/lelo_disserta__o_vers_o_final_2014_cat..pdf089bc470ae2e928bacd12c7a20dc9879MD51TEXTlelo_disserta__o_vers_o_final_2014_cat..pdf.txtlelo_disserta__o_vers_o_final_2014_cat..pdf.txtExtracted texttext/plain257436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9PMK78/2/lelo_disserta__o_vers_o_final_2014_cat..pdf.txt713849ae2533f0ac925a5e665dc6cba0MD521843/BUOS-9PMK782019-11-14 22:15:55.958oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9PMK78Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:15:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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