Educação permanente em saúde no Brasil: um recorte histórico de 2004 à 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mardionelhy Cristina de Almeida Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VJSN3
Resumo: A educação permanente é a estratégia usada para enfrentar os problemas de desenvolvimento dos serviços de saúde. Grande parte do esforço para alcançar a aprendizagem ocorre por meio da capacitação, isto é, de ações intencionais e planejadas que têm como missão fortalecer conhecimentos, habilidades, atitudes e práticas que a dinâmica das organizações não oferece por outros meios, pelo menos em escala suficiente. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as práticas de educação permanente para profissionais nos serviços de saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizados artigos das bases de dados LILACS e SCIELO a partir dos descritores: Enfermagem; Educação; Educação permanente. Por meio dos resultados obtidos observaram-se quatro temáticas: Histórico da educação permanente; Características dos profissionais; Prática pedagógica; Condições de trabalho para implantação da educação permanente nos serviços de saúde. Com isso, constatou-se que os profissionais precisam de transformações nas práticas e nos contextos de trabalho, fortalecendo a reflexão na ação, o trabalho em equipe e a capacidade de gestão sobre os próprios processos locais.
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