Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4 |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância. |
id |
UFMG_171c1168f866cdc0347c742f0206b56a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5GY4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Celia Abicalil BelmiroIvete Lara Camargos WaltyAracy Alves Martins EvangelistaCarlos Augusto NovaisTatyane Andrade Almeida2019-08-14T18:39:32Z2019-08-14T18:39:32Z2016-07-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância.This research falls into the education and language field, and its intent is to explicit the mediation conditions intrinsic to the illustrated book. The corpus of analysis consists on literary works awarded by the National foundation of childrens and youth books FNLIJ on childrens category. It bases on the studies about childrens literature and, more specifically, about the picturebook, represented by the researchers Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) and Linden (2011). It utilizes concepts of literary theory and social semiotics, such as intertextuality, multimodality, style and metafiction, besides categories based on thematic definitions and literary genre - constructs of the contemporary production of literary works for childhood, which guides the analysis. We assume that the childrens picturebook establishes itself as a complex work in which the reading and signification process crosses different dimensions: material, verbal and visual. The highlighted categories, in turn, evidence the way that such dimensions have been used by writers and illustrators, and how the resultant effects promote changes on the mediation possibilities of the contemporary illustrated books. On these terms, the mediation of reading, understood as a large process of readers development, must be based on the understanding of the literary work as a whole, not by isolated aspects, such as practices of mediated readings which suppress a careful analysis of the illustration, the materiality of the book and the paratextual information. It was observed a fluidity of concepts on the Children category, among the diversity of the awarded books, and the childrens picturebook has been establishing itself in continuous dialogue with different medias and fields of cultural production, which amplifies the possibilities of signification - not only of the literary works studied, but also of larger artistic and cultural contexts, encouraging the development of more qualified readers since childhood.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)Livros ilustrados para criançasEducaçãoLiteratura infanto-juvenilLivros e leituraLivro ilustradoLivro infantilMediaçãoLiteratura infantilFNLIJCriançaLeituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdfapplication/pdf5146739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/1/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdfb94ee6d971b627c38488cf4a0d4833d4MD51TEXTtatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txttatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txtExtracted texttext/plain274026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/2/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txt5f7fecf4cc434649c2c7ce81e4adc76cMD521843/BUOS-AR5GY42019-11-14 16:09:58.641oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5GY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:09:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
title |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
spellingShingle |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança Tatyane Andrade Almeida Livro ilustrado Livro infantil Mediação Literatura infantil FNLIJ Criança Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil) Livros ilustrados para crianças Educação Literatura infanto-juvenil Livros e leitura |
title_short |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
title_full |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
title_fullStr |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
title_full_unstemmed |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
title_sort |
Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança |
author |
Tatyane Andrade Almeida |
author_facet |
Tatyane Andrade Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celia Abicalil Belmiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ivete Lara Camargos Walty |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aracy Alves Martins Evangelista |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carlos Augusto Novais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatyane Andrade Almeida |
contributor_str_mv |
Celia Abicalil Belmiro Ivete Lara Camargos Walty Aracy Alves Martins Evangelista Carlos Augusto Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro ilustrado Livro infantil Mediação Literatura infantil FNLIJ Criança |
topic |
Livro ilustrado Livro infantil Mediação Literatura infantil FNLIJ Criança Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil) Livros ilustrados para crianças Educação Literatura infanto-juvenil Livros e leitura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil) Livros ilustrados para crianças Educação Literatura infanto-juvenil Livros e leitura |
description |
Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T18:39:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T18:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/1/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/2/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b94ee6d971b627c38488cf4a0d4833d4 5f7fecf4cc434649c2c7ce81e4adc76c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589536121356288 |