O PROEJA vai fazer falta: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Reis de Miranda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7VPWU
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar modos pelos quais os sujeitos do curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde na modalidade PROEJA do IF Sudeste MG - Câmpus Rio Pomba concebem a proposta do PROEJA e sua inserção nessa experiência. Em especial, buscou-se compreender como os alunos desse curso se apropriam dos diferentes projetos educativos que nele se configuram (os propostos pelo Documento Base do PROEJA, pelo Projeto Pedagógico do Curso, pelos Programas Analíticos das disciplinas; os forjados pela dinâmica das aulas e pelas expectativas e desejos individuais dos estudantes), com foco no ensino de Matemática e sua contribuição para uma formação integrada da Educação Básica à Formação Profissional. Para alcançar esse objetivo, esta investigação valeu-se da etnografia de sala de aula e da análise do discurso para flagrar, nas interações discursivas que acontecem nas aulas de Matemática e de formação profissional, enunciações em que os sujeitos concebem e denunciam tensões entre as perspectivas curriculares que estabelecem as e se estabelecem nas atividades pedagógicas das quais participam. Baseando-nos numa abordagem pós-crítica, concebemos as reflexões que relacionavam currículo, Matemática, formação humana e formação profissional, que as situações de sala de aula oportunizavam, como práticas discursivas, que, por terem na experiência de aprender e usar matemática sua referência, foram aqui consideradas práticas de numeramento. Foi a partir dessa abordagem que pudemos identificar, naquelas enunciações, ecos de discursos tecnicistas que emergiram na segunda metade do século passado e que relacionam a conformação de um projeto curricular ao conhecimento que se tem da vida do aluno, ao papel desempenhado pelo especialista e às condições dos aprendizes (da EJA e do PROEJA) na constituição do currículo. Num cenário educacional e político em que "míticos valores do passado ou a modernos imperativos econômicos" confrontam propostas de formação integrada e emancipatória, este trabalho busca contribuir para uma discussão mais ampla sobre o PROEJA, sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, sobre Educação Profissional e sobre Educação Matemática, na medida em focaliza e disponibiliza aos profissionais da educação docentes, pesquisadores, elaboradores, implementadores e avaliadores de políticas públicas uma análise das dificuldades e dos sucessos, das demandas e das contradições, dos receios e das expectativas, que conformam os processos educativos oportunizados pelo PROEJA, com base nos posicionamentos assumidos por alunos e alunas desse Programa em interações de sala de aula.
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Para alcançar esse objetivo, esta investigação valeu-se da etnografia de sala de aula e da análise do discurso para flagrar, nas interações discursivas que acontecem nas aulas de Matemática e de formação profissional, enunciações em que os sujeitos concebem e denunciam tensões entre as perspectivas curriculares que estabelecem as e se estabelecem nas atividades pedagógicas das quais participam. Baseando-nos numa abordagem pós-crítica, concebemos as reflexões que relacionavam currículo, Matemática, formação humana e formação profissional, que as situações de sala de aula oportunizavam, como práticas discursivas, que, por terem na experiência de aprender e usar matemática sua referência, foram aqui consideradas práticas de numeramento. Foi a partir dessa abordagem que pudemos identificar, naquelas enunciações, ecos de discursos tecnicistas que emergiram na segunda metade do século passado e que relacionam a conformação de um projeto curricular ao conhecimento que se tem da vida do aluno, ao papel desempenhado pelo especialista e às condições dos aprendizes (da EJA e do PROEJA) na constituição do currículo. Num cenário educacional e político em que "míticos valores do passado ou a modernos imperativos econômicos" confrontam propostas de formação integrada e emancipatória, este trabalho busca contribuir para uma discussão mais ampla sobre o PROEJA, sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, sobre Educação Profissional e sobre Educação Matemática, na medida em focaliza e disponibiliza aos profissionais da educação docentes, pesquisadores, elaboradores, implementadores e avaliadores de políticas públicas uma análise das dificuldades e dos sucessos, das demandas e das contradições, dos receios e das expectativas, que conformam os processos educativos oportunizados pelo PROEJA, com base nos posicionamentos assumidos por alunos e alunas desse Programa em interações de sala de aula.This work aims to identify and analyze ways in which the subjects of the Technical Course in Community Health Agent in the mode PROEJA of the IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba conceive the PROEJA and its place in this experience. In particular, we sought to understand how the students of this course take apropriation of the various educational projects that are configured on it (the ones proposed by the Base Document of PROEJA, the Pedagogical Project of the Course, and the Analytical Programs of disciplines; the ones forged by the classes dynamics and by the students expectations and individual desires), focusing on the teaching of Mathematics and its contribution to an integrated learning experience from Basic Education to Vocational Training. To achieve this goal, this research drew on the classroom ethnography and discourse analysis to catch, in the discursive interactions that take place in classes of mathematics and vocational training, utterances in which the subjects conceive and denounce tensions between curricular perspectives that establish and are settled in educational activities in which they participate. Based on a post-critical approach, we understand the reflections that related curriculum, mathematics, human education and vocational training, reflections which where enabled by classroom situations, as discursive practices, and as these discursive practices have their reference in the experience of learning and using math, we have considered them as numeracy practices here. From this approach we could identify, in those utterances, echoes of technicist discourse that emerged in the second half of the last century and which relate the forming of a curricular project to the knowledge we have of the life of the student, the role played by the expert and the conditions of apprentices (EJA and PROEJA) in the constitution of the curriculum. In an educational and political landscape in that "mythical values of the past or modern economic imperatives" confront proposals for emancipatory integrated training, this work seeks to contribute to a broader discussion of the PROEJA, on the Education of Youth and Adult, on Vocational Education and on mathematics education, as the work focuses and makes available to education professionals - teachers, researchers, developers, implementers and policy evaluators - an analysis of the difficulties and successes, the demands and contradictions, fears and expectations, which shape the educational processes that happen in PROEJA, from the positions taken by male and female students of this Program in classroom interactions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoCurriculosEducaçãoEnsino profissionalEducação de adultosEducação MatemáticaFormação profissionalPROEJACurrículo integradoDiscursos sobre currículoEducação de Pessoas Jovens e AdultasO PROEJA vai fazer falta: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaulamirandatesecorrigidafinalcomfichacatalografica.pdfapplication/pdf5714331https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7VPWU/1/paulamirandatesecorrigidafinalcomfichacatalografica.pdf564e0b01ef594d447993fc718c74e4b3MD51TEXTpaulamirandatesecorrigidafinalcomfichacatalografica.pdf.txtpaulamirandatesecorrigidafinalcomfichacatalografica.pdf.txtExtracted texttext/plain605661https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7VPWU/2/paulamirandatesecorrigidafinalcomfichacatalografica.pdf.txt378734cd5e4a43238026313ded46e720MD521843/BUBD-A7VPWU2019-11-14 03:39:28.443oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A7VPWURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:39:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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