Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Storino Pereira Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7C
Resumo: A pesquisa que se relata nesta dissertação teve por objetivo a análise do processo de aprendizagem da língua escrita por crianças de uma rede municipal em que se desenvolve um projeto de formação continuada de professores. A pergunta que orientou a pesquisa foi: Em situações em que há um empenho coletivo e uma atuação permanente para que os alunos obtenham resultados satisfatórios de aprendizagem, há alunos que fracassam? e se há, por que fracassam? Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência do projeto de formação continuada sobre os resultados dos alunos. A metodologia foi a análise longitudinal da aprendizagem da língua escrita pelas crianças, tendo como fonte os resultados de avaliações em provas diagnósticas promovidas pela própria rede municipal e provas externas, estaduais e nacionais, ao longo do período de 2008 a 2011. A análise dos dados voltou-se para a trajetória de alunos com resultados insatisfatórios, buscando-se as relações de baixo desempenho com a atuação dos professores, com as características das escolas e com as condições culturais, socioeconômicas e familiares dos alunos. Os dados evidenciaram que os resultados dos alunos se explicam por ocorrências de evasão e retenção, e por condições que extrapolam as paredes das escolas. No entanto, os dados evidenciaram também que o baixo desempenho no início da escolarização foi sendo superado ao longo dos anos, restando, ao final do período estudado, poucos alunos com persistência do mau desempenho.
id UFMG_1828ad83b780b7787ac6e3f3dbf13d41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F5F7C
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Francisca Izabel Pereira MacielGladys Agmar Sa RochaRaquel Márcia Fontes MartinsIsabel Cristina Alves da Silva FradeJuliana Storino Pereira Costa2019-08-12T08:48:05Z2019-08-12T08:48:05Z2013-08-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7CA pesquisa que se relata nesta dissertação teve por objetivo a análise do processo de aprendizagem da língua escrita por crianças de uma rede municipal em que se desenvolve um projeto de formação continuada de professores. A pergunta que orientou a pesquisa foi: Em situações em que há um empenho coletivo e uma atuação permanente para que os alunos obtenham resultados satisfatórios de aprendizagem, há alunos que fracassam? e se há, por que fracassam? Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência do projeto de formação continuada sobre os resultados dos alunos. A metodologia foi a análise longitudinal da aprendizagem da língua escrita pelas crianças, tendo como fonte os resultados de avaliações em provas diagnósticas promovidas pela própria rede municipal e provas externas, estaduais e nacionais, ao longo do período de 2008 a 2011. A análise dos dados voltou-se para a trajetória de alunos com resultados insatisfatórios, buscando-se as relações de baixo desempenho com a atuação dos professores, com as características das escolas e com as condições culturais, socioeconômicas e familiares dos alunos. Os dados evidenciaram que os resultados dos alunos se explicam por ocorrências de evasão e retenção, e por condições que extrapolam as paredes das escolas. No entanto, os dados evidenciaram também que o baixo desempenho no início da escolarização foi sendo superado ao longo dos anos, restando, ao final do período estudado, poucos alunos com persistência do mau desempenho.The aim of the research reported in this thesis was to analyze the learning process of written language by children in a municipal web where a project of in-service teacher development is in course. The questions that guided this research were: In situations where there is a collective effort and permanent action so that the students obtain satisfactory learning results, are there students who fail? In case there are, why do they fail? Thus, the purpose of this research was to verify the influence of the in-service teacher development project on students learning results. The methodology adopted was longitudinal analyses of the learning process of written language, having as a source the results of assessment through internal diagnostic tests, promoted by the municipal web itself, and external tests, created by state and national authorities, during the period between 2008 and 2011. Data analysis turned to the trajectory of students who got unsatisfactory results, in order to find the relationship between poor performance and teachers procedures, school features, and students cultural, socioeconomic and family status. Data demonstrated that students results are due to evasion and retention, and to conditions which lie outside school walls. However, data also showed that poor performance in the beginning of schooling was gradually overcome, leaving, at the end of the period studied, only a few students with persistence of bad performance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização  Fracasso escolar  Escolas publicas  Educação de criançasAvaliação educacionalAvaliação externaAvaliação internaFormação de redeAlfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_juliana__1.pdfapplication/pdf2377114https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5F7C/1/disserta__o_juliana__1.pdfc06307ab57ec1afd5f6af11fb07d45dcMD51TEXTdisserta__o_juliana__1.pdf.txtdisserta__o_juliana__1.pdf.txtExtracted texttext/plain226461https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5F7C/2/disserta__o_juliana__1.pdf.txtb3e37b785455bc25734d765c3ed2277dMD521843/BUOS-9F5F7C2019-11-14 15:19:36.277oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9F5F7CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:19:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
title Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
spellingShingle Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
Juliana Storino Pereira Costa
Avaliação externa
Avaliação interna
Formação de rede
Alfabetização  
Fracasso escolar  
Escolas publicas  
Educação de crianças
Avaliação educacional
title_short Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
title_full Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
title_fullStr Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
title_full_unstemmed Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
title_sort Alfabetização de crianças da Rede Municipal de Ensino do Município de Lagoa Santa MG: um estudo longitudinal
author Juliana Storino Pereira Costa
author_facet Juliana Storino Pereira Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gladys Agmar Sa Rocha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raquel Márcia Fontes Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Storino Pereira Costa
contributor_str_mv Francisca Izabel Pereira Maciel
Gladys Agmar Sa Rocha
Raquel Márcia Fontes Martins
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Avaliação interna
Formação de rede
topic Avaliação externa
Avaliação interna
Formação de rede
Alfabetização  
Fracasso escolar  
Escolas publicas  
Educação de crianças
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização  
Fracasso escolar  
Escolas publicas  
Educação de crianças
Avaliação educacional
description A pesquisa que se relata nesta dissertação teve por objetivo a análise do processo de aprendizagem da língua escrita por crianças de uma rede municipal em que se desenvolve um projeto de formação continuada de professores. A pergunta que orientou a pesquisa foi: Em situações em que há um empenho coletivo e uma atuação permanente para que os alunos obtenham resultados satisfatórios de aprendizagem, há alunos que fracassam? e se há, por que fracassam? Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência do projeto de formação continuada sobre os resultados dos alunos. A metodologia foi a análise longitudinal da aprendizagem da língua escrita pelas crianças, tendo como fonte os resultados de avaliações em provas diagnósticas promovidas pela própria rede municipal e provas externas, estaduais e nacionais, ao longo do período de 2008 a 2011. A análise dos dados voltou-se para a trajetória de alunos com resultados insatisfatórios, buscando-se as relações de baixo desempenho com a atuação dos professores, com as características das escolas e com as condições culturais, socioeconômicas e familiares dos alunos. Os dados evidenciaram que os resultados dos alunos se explicam por ocorrências de evasão e retenção, e por condições que extrapolam as paredes das escolas. No entanto, os dados evidenciaram também que o baixo desempenho no início da escolarização foi sendo superado ao longo dos anos, restando, ao final do período estudado, poucos alunos com persistência do mau desempenho.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:48:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:48:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7C
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5F7C
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5F7C/1/disserta__o_juliana__1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9F5F7C/2/disserta__o_juliana__1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c06307ab57ec1afd5f6af11fb07d45dc
b3e37b785455bc25734d765c3ed2277d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589400547819520