A gestão do conhecimento no atendimento a clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarildo Hoskem de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984S78
Resumo: No competitivo mercado automobilístico brasileiro, com os produtos cada vez mais parecidos, respeitando os diversos segmentos, o diferencial das empresas tem sido investir na excelência em atendimento aos seus clientes. Neste trabalho é estudado como algumas empresas do ramo de vendas de automóveis, conhecidas como concessionárias, tem utilizado a gestão do conhecimento como forma de padronizar os processos no setor de atendimento ao cliente e fortalecer as relações em busca de sua fidelização. Ao concluir é demonstrado que utilizando a gestão do conhecimento e padronizando os processos de atendimento é possível conseguir melhores índices de satisfação dos clientes.
id UFMG_1ac2888d91d2940a08c1144736d06224
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-984S78
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Celeste Reis Lobo de VasconcelosAmarildo Hoskem de Lima2019-08-12T09:03:31Z2019-08-12T09:03:31Z2010-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984S78No competitivo mercado automobilístico brasileiro, com os produtos cada vez mais parecidos, respeitando os diversos segmentos, o diferencial das empresas tem sido investir na excelência em atendimento aos seus clientes. Neste trabalho é estudado como algumas empresas do ramo de vendas de automóveis, conhecidas como concessionárias, tem utilizado a gestão do conhecimento como forma de padronizar os processos no setor de atendimento ao cliente e fortalecer as relações em busca de sua fidelização. Ao concluir é demonstrado que utilizando a gestão do conhecimento e padronizando os processos de atendimento é possível conseguir melhores índices de satisfação dos clientes.In the competitive automotive market in Brazil, with products increasingly resemble, respecting the different segments, the spread of companies have been investing in excellence in customer service. This paper examines how some companies in the business of car sales, known as utilities, has been using knowledge management as a way to standardize the procedures in the area of customer service and strengthen relationships in search of his loyalty. In conclusion it is shown that using knowledge management to standardize the service processes can get better rates and customer satisfaction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVenda AutomoveisServiço ao clienteGestão do conhecimentoTreinamentoSatisfação do clienteAtendimentoGestão do conhecimentoA gestão do conhecimento no atendimento a clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdfapplication/pdf422039https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-984S78/1/a_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf8999d5b8a7389105eb6c458e881db493MD51TEXTa_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf.txta_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf.txtExtracted texttext/plain49189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-984S78/2/a_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf.txtec4a2dac32a589c8d6d28b85e9655b4aMD521843/BUBD-984S782019-11-14 15:37:02.582oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-984S78Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:37:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
title A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
spellingShingle A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
Amarildo Hoskem de Lima
Treinamento
Satisfação do cliente
Atendimento
Gestão do conhecimento
Venda Automoveis
Serviço ao cliente
Gestão do conhecimento
title_short A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
title_full A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
title_fullStr A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
title_sort A gestão do conhecimento no atendimento a clientes
author Amarildo Hoskem de Lima
author_facet Amarildo Hoskem de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Amarildo Hoskem de Lima
contributor_str_mv Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Satisfação do cliente
Atendimento
Gestão do conhecimento
topic Treinamento
Satisfação do cliente
Atendimento
Gestão do conhecimento
Venda Automoveis
Serviço ao cliente
Gestão do conhecimento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Venda Automoveis
Serviço ao cliente
Gestão do conhecimento
description No competitivo mercado automobilístico brasileiro, com os produtos cada vez mais parecidos, respeitando os diversos segmentos, o diferencial das empresas tem sido investir na excelência em atendimento aos seus clientes. Neste trabalho é estudado como algumas empresas do ramo de vendas de automóveis, conhecidas como concessionárias, tem utilizado a gestão do conhecimento como forma de padronizar os processos no setor de atendimento ao cliente e fortalecer as relações em busca de sua fidelização. Ao concluir é demonstrado que utilizando a gestão do conhecimento e padronizando os processos de atendimento é possível conseguir melhores índices de satisfação dos clientes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T09:03:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T09:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984S78
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984S78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-984S78/1/a_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-984S78/2/a_import_ncia_da_gest_o_do_conhecimento_em_concession_rias_fiat_na_busca_da__excel_ncia_em_atendimento_oficial.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8999d5b8a7389105eb6c458e881db493
ec4a2dac32a589c8d6d28b85e9655b4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589322243309568