O marketing de relacionamento e seus impactos no atendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Aline da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55006
Resumo: O tema desse trabalho é o marketing de relacionamento e seus impactos no atendimento ao cliente. O problema dessa pesquisa quais os impactos do marketing de relacionamento na excelência do atendimento ao cliente nas organizações? O objetivo geral desse trabalho é evidenciar a importância do marketing de relacionamento na qualidade ao atendimento nas organizações pois a qualificação e o aprimoramento no atendimento ao cliente são importantes aliados na guerra contra a concorrência. Muito se fala na falta de mão de obra qualificada e não há como negar este fato, pois mesmo com o país em pleno crescimento parece que o problema só tende a aumentar. A venda não é responsabilidade apenas dos vendedores. Ela também é parte dos colaboradores que fazem parte do negócio. Portanto, todo quadro de funcionários de um estabelecimento comercial deverá participar e fazer os cursos de vendas e de atendimento ao cliente. Os objetivos específicos são destacar a relevância da comunicação sob a ótica das vendas, compreender o marketing como estratégia para alavancar as vendas e por fim estudar os reflexos do marketing de relacionamento inserido na qualidade do atendimento nas organizações. A metodologia aplicada nesse trabalho foi um estudo realizado através da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo. Para a realização da mesma foi efetuado um levantamento de publicações científicas relacionadas com a temática da pesquisa. Durante a coleta e análise dos artigos, foram encontrados artigos e livros com publicações que atendiam aos objetivos propostos, sendo excluídos os que na leitura do resumo não apresentavam relação com o tema da pesquisa. Constatado que em tempos de competição acirrada, o objetivo de um negócio deve ser a rentabilidade sustentável, e o que pode propiciar sustentabilidade no longo prazo é a forma como você se relaciona com cada um de seus clientes para que esta relação comercial seja lucrativa e acima de tudo durável. Não basta apenas chamar o cliente pelo nome, é preciso saber o que ele carrega na sacola de compras. A empresa deve conhecer os hábitos de compras dos clientes e oferecer-lhes produtos pertinentes e exclusivos com base no seu histórico e perfil.
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