Implantação do procedimento operacional padrão na Diretoria de Avaliação Institucional - UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa do Nascimento Viana
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48717
Resumo: Aprimorar o processo de trabalho é um grande desafio para as organizações de trabalho, principalmente para uma instituição pública. A cada dia é maior a necessidade em prestar um serviço de qualidade à comunidade acadêmica, como forma de prestação de contas para a sociedade. Visando a essa melhora do serviço prestado, o presente estudo sugere a implantação do Procedimento Operacional Padrão na Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG, com o intuito de sistematizar as atividades desenvolvidas neste setor; direcionar a maneira mais eficiente e eficaz de executar uma rotina, sem comprometer a autonomia e criatividade dos envolvidos; diminuir a perda de informação ao longo do tempo, possibilitando avaliar a efetividade do procedimento ao longo dos anos; além de servir como inspiração para a implantação do POP em outros setores da UFMG. Trata-se de um projeto de intervenção, composto de investigação empírica, caracterizado como pesquisa-ação, por meio de estudo de caso, com perspectiva futura de pesquisa qualitativa. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma vasta leitura de bibliografia acerca do assunto, uma investigação prévia nos arquivos/documentos da DAI e conversas informais com os membros da equipe. Portanto, a elaboração e utilização do POP possibilitarão aos atuais e futuros membros da equipe um maior domínio prático das atividades desenvolvidas, sem comprometer a autonomia e criatividade dos envolvidos, além de elevar a qualidade na prestação de serviço à comunidade acadêmica. Por todas essas razões, acredita se que o projeto exerce grande relevância para comunidade universitária, uma vez que poderá servir de modelo para implantação do POP em outros setores da UFMG, bem como base para estudos futuros sobre o tema.
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