Estratégias docentes para o ensino de matemática em turmas heterogêneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q7EZ5 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias docentes para promover aprendizagem de matemática em turmas heterogêneas dos anos finais do ensino fundamental. Para selecionar os professores que atendessem aos parâmetros desejados, aplicamos um questionário enviado por endereço eletrônico para aproximadamente trezentos professores de matemática do 3º ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte. Após essa etapa, aplicamos o mesmo questionário, presencialmente, em grupos de professores desta mesma Rede, que participavam de encontros de formação em serviço promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Dos cento e dez professores que responderam a esse questionário, oito sujeitos foram selecionados para a entrevista. Os critérios de seleção consideraram os fatos dos professores acreditarem ser possível desenvolver aulas em turmas muito heterogêneas no que tange à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, e de afirmarem trabalhar nessa perspectiva. Ao reconhecer, por meio dos relatos desses sujeitos, práticas consideradas bem sucedidas, essas foram investigadas. As investigações nos levaram a perceber que cada um desenvolvia um plano específico para sua prática e, então, buscamos o conceito de estratégia docente como um conjunto de ações planejadas, conscientemente, com a intenção de equacionar situações de aprendizagem específicas. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e por meio delas nós realizamos uma análise das estratégias docentes para o ensino de Matemática. Re-elaboramos, também, o conceito de turma heterogênea, na medida em que os desníveis ocorriam num patamar de conhecimento dos fundamentos da Matemática. De modo geral, as estratégias docentes analisadas nesta pesquisa apresentaram algumas das seguintes características: autonomia em relação ao currículo e em relação à disponibilidade de recursos materiais; intencionalidade das ações; busca de interação docente-discente (afetividade); acompanhamento dos estudantes por períodos maiores (três anos do ciclo); postura de preocupação com a formação humana e cidadã dos estudantes; expectativa positiva em relação ao potencial de aprendizagem dos estudantes; compreensão da educação como direito que deve ser garantido pelo professor, e valorização da formação docente em serviço. Os resultados indicaram a existência de uma gama de possibilidades e alternativas capazes de promover conhecimentos matemáticos em situações onde há heterogeneidade entre os sujeitos aprendizes. Pretendemos com a análise dos dados produzidos nesta pesquisa contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente nas escolas públicas brasileiras. |
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Samira ZaidanAna Cristina FerreiraMaria Laura Magalhaes GomesGlaucia Aparecida Vieira2019-08-13T23:17:47Z2019-08-13T23:17:47Z2014-07-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Q7EZ5Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias docentes para promover aprendizagem de matemática em turmas heterogêneas dos anos finais do ensino fundamental. Para selecionar os professores que atendessem aos parâmetros desejados, aplicamos um questionário enviado por endereço eletrônico para aproximadamente trezentos professores de matemática do 3º ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte. Após essa etapa, aplicamos o mesmo questionário, presencialmente, em grupos de professores desta mesma Rede, que participavam de encontros de formação em serviço promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Dos cento e dez professores que responderam a esse questionário, oito sujeitos foram selecionados para a entrevista. Os critérios de seleção consideraram os fatos dos professores acreditarem ser possível desenvolver aulas em turmas muito heterogêneas no que tange à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, e de afirmarem trabalhar nessa perspectiva. Ao reconhecer, por meio dos relatos desses sujeitos, práticas consideradas bem sucedidas, essas foram investigadas. As investigações nos levaram a perceber que cada um desenvolvia um plano específico para sua prática e, então, buscamos o conceito de estratégia docente como um conjunto de ações planejadas, conscientemente, com a intenção de equacionar situações de aprendizagem específicas. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e por meio delas nós realizamos uma análise das estratégias docentes para o ensino de Matemática. Re-elaboramos, também, o conceito de turma heterogênea, na medida em que os desníveis ocorriam num patamar de conhecimento dos fundamentos da Matemática. De modo geral, as estratégias docentes analisadas nesta pesquisa apresentaram algumas das seguintes características: autonomia em relação ao currículo e em relação à disponibilidade de recursos materiais; intencionalidade das ações; busca de interação docente-discente (afetividade); acompanhamento dos estudantes por períodos maiores (três anos do ciclo); postura de preocupação com a formação humana e cidadã dos estudantes; expectativa positiva em relação ao potencial de aprendizagem dos estudantes; compreensão da educação como direito que deve ser garantido pelo professor, e valorização da formação docente em serviço. Os resultados indicaram a existência de uma gama de possibilidades e alternativas capazes de promover conhecimentos matemáticos em situações onde há heterogeneidade entre os sujeitos aprendizes. Pretendemos com a análise dos dados produzidos nesta pesquisa contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente nas escolas públicas brasileiras.The present study aimed in general at analyzing the teaching strategies for allowing for mathematical learning in heterogeneous classes of the final years of elementary education. In order to select the teacher that fitted at the desired parameters, we applied a questionnaire sent by e-mail for almost three hundred mathematics teachers of the 3rd cycle of Municipal Education System of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. After that stage, we applied the same questionnaire, in person, to groups of teachers at that very System, that used to participate meeting for service training promoted by the Municipal Secretary of Education. From a hundred and ten teachers that answered that questionnaire, eight subjects were selected for the interview. The selection criteria considered the fact that these teachers believed it to be possible to develop lessons in very heterogeneous classes in what concerns the learning of mathematics content, and to affirm they worked under that perspective. By identifying, through those subjects reports, practices considered successful, those were investigated. The researches led us to perceive that each one developed a specific plan for his practice and, then, we sought the concept of teacher strategy as a set of planned actions, consciously, intending to equate specific learning situations. The interviews were recorded in audio, transcribed and by the use of them we carried an analysis of the teacher strategies for teaching mathematics. We also re-elaborated the concept of heterogeneous class, to the extent that the gaps occurred in the level of fundamental mathematics knowledge. Generally speaking, the teacher strategies analyzed at this study presented some of the following characteristics: autonomy in relation to the curricula and in relation to the availability of material resources; intentionality of the actions; search for teacher-student interaction (affectivity); monitoring of the students during longer periods (three years of the cycle); attitude of concern towards human and citizenship formation of the students; positive expectation in relation to the students learning potential; understanding education as a right that has to be grant by the teacher, and valuing of the teacher service training. The results indicated the existence of a range of possibilities and alternatives capable of promoting mathematical knowledge at situations where there is heterogeneity between the learning subjects. We intend with the analysis of the data produced by the research to contribute for a broader reflection on the improvement of mathematics teaching quality, especially that Brazilian public schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de matematica EducaçãoMatematica Estudo e ensino Prática de ensinoTurmas heterogêneasProfessores de matemáticaEstratégia docenteEstratégias docentes para o ensino de matemática em turmas heterogêneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gl_ucia_vers_o_final.pdfapplication/pdf7227974https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q7EZ5/1/disserta__o_gl_ucia_vers_o_final.pdf20a6cd48b677d9f5e5ec152adbb824faMD51TEXTdisserta__o_gl_ucia_vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_gl_ucia_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain444447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9Q7EZ5/2/disserta__o_gl_ucia_vers_o_final.pdf.txtbbdc0130f6f64ce6d1bc7a97fc5b66acMD521843/BUBD-9Q7EZ52019-11-14 14:30:29.064oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9Q7EZ5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:30:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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