Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Rodrigues de Matos Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
Resumo: Esta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.
id UFMG_66fd4f9a1008c5f11cc1288538b30f70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREGZX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Samira ZaidanEliane Scheid GazireTeresinha Fumi KawasakiMaria Cristina Costa FerreiraWagner Ahmad AuarekRenata Rodrigues de Matos Oliveira2019-08-12T10:31:19Z2019-08-12T10:31:19Z2017-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZXEsta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.This dissertation points my experiments of implantation of Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) in two public schools in MG; From the experiences the questions were asked: What is the teacher's perception of the LEM space for the teaching processes in the public school? Is this also a space for teacher training? Thus, the purpose of this research is to present concepts of LEM for elementary school, with objectives and proposals that guide its applicability and functionality, as well as to allow the discussion of this space as a possibility for continuing education for teachers. Works in the area dealing with understanding about LEM were listed. We also held a meeting with teachers from different areas who work in the LEM and interviews with teachers of Mathematics. Our analysis intended to contemplate the conceptual and practical aspects, in order to present a didactic material, a site that helps the creation and use of LEM in schools, encouraging a better understanding of the area. The teachers emphasize the importance of collective or individual planning to work in the LEM and for this the working conditions need to be offered and guaranteed. We perceive the importance of LEM as an institutionalized space and, as such, recognized in the pedagogical project of the school. We analyze that the space represents possibilities of enrichment of the teaching practices of Mathematics and other areas, in that it invites to the investigation and sharing, which makes the students participate with joy and disposition And facilitates teaching for the teacher. With the planning and the own differentiated way of treating the mathematical contents, the teacher expands its formation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoMatemática Métodos de ensinoEducaçãoProfessores FormaçãoProfessores de matemática FormaçãoPrática de ensinoLaboratório de Ensino de MatemáticaEducação MatemáticaEnsino de matemáticaFormação docenteLaboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdfapplication/pdf3086050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/1/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdfa0ff839e366997d4afb813c7b9733a02MD51TEXTlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txtlaborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txtExtracted texttext/plain391757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/2/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txt039428a2aee8b7b1651e3ca632d050daMD521843/BUOS-AREGZX2019-11-14 17:34:12.552oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREGZXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:34:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
title Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
spellingShingle Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
Renata Rodrigues de Matos Oliveira
Laboratório de Ensino de Matemática
Educação Matemática
Ensino de matemática
Formação docente
Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Professores Formação
Professores de matemática Formação
Prática de ensino
title_short Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
title_full Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
title_fullStr Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
title_full_unstemmed Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
title_sort Laboratório na escola: possibilidades para o ensino de Matemática e formação docente
author Renata Rodrigues de Matos Oliveira
author_facet Renata Rodrigues de Matos Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliane Scheid Gazire
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Teresinha Fumi Kawasaki
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Cristina Costa Ferreira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Rodrigues de Matos Oliveira
contributor_str_mv Samira Zaidan
Eliane Scheid Gazire
Teresinha Fumi Kawasaki
Maria Cristina Costa Ferreira
Wagner Ahmad Auarek
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de Ensino de Matemática
Educação Matemática
Ensino de matemática
Formação docente
topic Laboratório de Ensino de Matemática
Educação Matemática
Ensino de matemática
Formação docente
Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Professores Formação
Professores de matemática Formação
Prática de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matematica Estudo e ensino
Matemática Métodos de ensino
Educação
Professores Formação
Professores de matemática Formação
Prática de ensino
description Esta dissertação aponta minhas experiências de implantação de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), em duas escolas públicas em Minas Gerais. A partir dessas experiências, fizeram-se os questionamentos: Qual a percepção que o professor tem do espaço do LEM para os processos de ensino na escola pública? Seria esse também um espaço de formação docente? Assim, essa pesquisa tem como finalidade apresentar concepções de LEM para o ensino fundamental, com objetivos e propostas que norteiem sua aplicabilidade e funcionalidade, além de permitir a discussão desse espaço como possibilidade de formação para os professores. Foram elencados trabalhos na área matemática, que tratam do entendimento sobre o LEM. Também se realizou uma reunião com docentes de áreas distintas que atuam no LEM e entrevistas com professores de Matemática. A análise pretendeu contemplar os aspectos conceituais e práticos para, ao final, apresentar um material didático, tendo como suporte um site, que auxiliasse a utilização de LEM nas escolas, incentivando uma melhor compreensão da área. Os professores enfatizaram a importância do planejamento coletivo ou individual para atuar no LEM e, para isso, as condições de trabalho precisam ser ofertadas e garantidas. Percebeu-se a importância do LEM ser um espaço institucionalizado e, como tal, reconhecido no projeto pedagógico da escola. Analisou-se que o espaço representa possibilidades de enriquecimento das práticas de ensino de Matemática e de outras áreas, na medida em que convida à investigação e ao compartilhamento, o que incentiva os estudantes a participarem com entusiasmo e disposição, facilitando, assim, o ensino para o professor. Com o planejamento e o próprio modo diferenciado de tratar os conteúdos matemáticos, o professor amplia sua formação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T10:31:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T10:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREGZX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/1/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREGZX/2/laborat_rio_na_escola_possibilidades_para_o_ensino_de_matem_tica_e_forma__o__docente.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a0ff839e366997d4afb813c7b9733a02
039428a2aee8b7b1651e3ca632d050da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677036387827712