O desenho na Escola Municipal de Jurubeba do 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2M8Z |
Resumo: | A presente pesquisa teve como tema o uso do desenho pela Escola Municipal de Jurubeba, localizada na zona rural do município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, no 3º ano de escolaridade, composta por 7 (sete) alunos. Este estudo visou refletir sobre as contribuições do desenho tanto para o desenvolvimento gráfico, quanto para a totalidade da aprendizagem da criança. Objetivou-se analisar o ensino do desenho como forma de comunicação e expressão humana, e como conteúdo a ser ministrado nas escolas com boas propostas ao desenvolvimento dessa linguagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como IAVELBERG (2008), CELESTE (1998), PILLAR (2012), dentre outros, além de pesquisa de campo observatória em uma instituição de ensino, acerca do desenvolvimento da linguagem por meio do desenho. Concluiu-se que apesar de todas as mudanças que ocorreram no ensino da arte, envolvendo todo um processo histórico e político, corroborado pela LDBN (Lei n. 9.394/96), pelo Parâmetro Curricular Nacional (PCN), e baseando-se na Abordagem Triangular de Ana Mãe Barbosa, pode-se verificar a necessidade em discutir e investigar a realidade de se fazer arte na escola o ensino do desenho nas séries iniciais, que pode auxiliar no processo de comunicação dos alunos. |
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