"É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilda Simone Henriques Coelho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
Resumo: Este estudo, realizado em três escolas públicas, da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, teve como objetivos (a) fazer um levantamento das crenças de quatro professores de inglês e de seus respectivos alunos sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em escola pública e (b) compreender como esses professores e alunos justificam suascrenças sobre o ensino e aprendizagem de LI em escolas públicas. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre crenças (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001) de formação de professores (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) e ensino de inglês no Brasil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). A metodologia escolhida foi o estudo decaso e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: narrativas, observação de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as crenças dos professores refletem o que eles pensam ser possível realizar no ensino de LI em suas escolas, o que acreditam ser seu papel e como percebem seus alunos e a escola pública. Algumas crenças justificam-se nas histórias de aprendizagem de cada professor e nas experiências de ensino que tiveram. Os alunos mostram em suas crenças o que esperam do ensino de LI e justificam suas crenças através de suas experiências enquanto aprendizes, naquilo que imaginam ser possível de acontecer e das experiências queescutam de seus professores e colegas. Em resumo, os resultados sugerem que os professores acreditam que são responsáveis pela aprendizagem de seus alunos e que é possível ensinar apenas estruturas básicas dentro de um programa que tem como focoprincipal a instrumentalização da língua. Os alunos, por sua vez, acreditam que o ensino deveria acontecer de maneira progressiva, tendo seu início nas primeiras séries do ensino fundamental a fim de lhes proporcionar maior avanço no conhecimento do idioma. Este estudo mostra a necessidade de se conhecer as expectativas dos professores e alunos e assim re-significar o ensino de LI nas escolas públicas.
id UFMG_85f7788bf94b634317bb3e0a846532d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6ACG69
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heliana Ribeiro de MelloAna Maria Ferreira BarcelosMaria Helena Vieira AbrahãoDeise Prina DutraHilda Simone Henriques Coelho2019-08-14T10:33:04Z2019-08-14T10:33:04Z2005-03-21http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69Este estudo, realizado em três escolas públicas, da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, teve como objetivos (a) fazer um levantamento das crenças de quatro professores de inglês e de seus respectivos alunos sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em escola pública e (b) compreender como esses professores e alunos justificam suascrenças sobre o ensino e aprendizagem de LI em escolas públicas. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre crenças (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001) de formação de professores (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) e ensino de inglês no Brasil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). A metodologia escolhida foi o estudo decaso e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: narrativas, observação de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as crenças dos professores refletem o que eles pensam ser possível realizar no ensino de LI em suas escolas, o que acreditam ser seu papel e como percebem seus alunos e a escola pública. Algumas crenças justificam-se nas histórias de aprendizagem de cada professor e nas experiências de ensino que tiveram. Os alunos mostram em suas crenças o que esperam do ensino de LI e justificam suas crenças através de suas experiências enquanto aprendizes, naquilo que imaginam ser possível de acontecer e das experiências queescutam de seus professores e colegas. Em resumo, os resultados sugerem que os professores acreditam que são responsáveis pela aprendizagem de seus alunos e que é possível ensinar apenas estruturas básicas dentro de um programa que tem como focoprincipal a instrumentalização da língua. Os alunos, por sua vez, acreditam que o ensino deveria acontecer de maneira progressiva, tendo seu início nas primeiras séries do ensino fundamental a fim de lhes proporcionar maior avanço no conhecimento do idioma. Este estudo mostra a necessidade de se conhecer as expectativas dos professores e alunos e assim re-significar o ensino de LI nas escolas públicas.This study, in three public schools in Zona da Mata, Minas Gerais state aimed at (a) detecting the beliefs about English language teaching in public schools of four English teachers and their students and (b) understanding how these teachers and students justify their beliefs about the teaching and learning of English. The theoretical framework was based on studies about beliefs (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001), teacher education (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) and English teaching in Brazil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). The chosen methodology was case study and the following data collection instruments were used: narratives, class observations, questionnaires, and interviews. The results have indicated that the teachers beliefsreflect what they think is possible to do in teaching English in their schools, what they believe to be their role and how they perceive public schools. Some of these beliefs are based on their learning histories and their teaching experiences. The students show in their beliefs what they expect from English teaching and base their beliefs on their experiences as learners, on what they believe is possible to happen in public schools and on what they hear from their teachers and peers experiences. In short, the results have suggested that teachers believe they are responsible for their students learning and that it is possible to teach only basic structures within a program that has as main focus language for specific purposes. Students believe that teaching should happen following a sequence, beginning in the first grades of elementary school in order to give them better knowledge in the language. This study has shown the need to know teachers and students expectations and thus, re-signify English teaching in public schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas publicasFormação de professoresLingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosAquisição da segunda linguagemCrençasInglêsEnsino de língua estrangeiraEscolas públicas"É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_pdf_hilda_coelho.pdfapplication/pdf530681https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ACG69/1/disserta__o_pdf_hilda_coelho.pdf874a3a2fcbe45f9ebe033743a7d8a309MD511843/ALDR-6ACG692019-08-14 07:33:04.547oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6ACG69Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T10:33:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
title "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
spellingShingle "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
Hilda Simone Henriques Coelho
Inglês
Ensino de língua estrangeira
Escolas públicas
Escolas publicas
Formação de professores
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Crenças
title_short "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
title_full "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
title_fullStr "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
title_full_unstemmed "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
title_sort "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
author Hilda Simone Henriques Coelho
author_facet Hilda Simone Henriques Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heliana Ribeiro de Mello
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Maria Ferreira Barcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Helena Vieira Abrahão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deise Prina Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilda Simone Henriques Coelho
contributor_str_mv Heliana Ribeiro de Mello
Ana Maria Ferreira Barcelos
Maria Helena Vieira Abrahão
Deise Prina Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês
Ensino de língua estrangeira
Escolas públicas
topic Inglês
Ensino de língua estrangeira
Escolas públicas
Escolas publicas
Formação de professores
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Crenças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas publicas
Formação de professores
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Crenças
description Este estudo, realizado em três escolas públicas, da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, teve como objetivos (a) fazer um levantamento das crenças de quatro professores de inglês e de seus respectivos alunos sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em escola pública e (b) compreender como esses professores e alunos justificam suascrenças sobre o ensino e aprendizagem de LI em escolas públicas. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre crenças (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001) de formação de professores (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) e ensino de inglês no Brasil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). A metodologia escolhida foi o estudo decaso e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: narrativas, observação de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as crenças dos professores refletem o que eles pensam ser possível realizar no ensino de LI em suas escolas, o que acreditam ser seu papel e como percebem seus alunos e a escola pública. Algumas crenças justificam-se nas histórias de aprendizagem de cada professor e nas experiências de ensino que tiveram. Os alunos mostram em suas crenças o que esperam do ensino de LI e justificam suas crenças através de suas experiências enquanto aprendizes, naquilo que imaginam ser possível de acontecer e das experiências queescutam de seus professores e colegas. Em resumo, os resultados sugerem que os professores acreditam que são responsáveis pela aprendizagem de seus alunos e que é possível ensinar apenas estruturas básicas dentro de um programa que tem como focoprincipal a instrumentalização da língua. Os alunos, por sua vez, acreditam que o ensino deveria acontecer de maneira progressiva, tendo seu início nas primeiras séries do ensino fundamental a fim de lhes proporcionar maior avanço no conhecimento do idioma. Este estudo mostra a necessidade de se conhecer as expectativas dos professores e alunos e assim re-significar o ensino de LI nas escolas públicas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T10:33:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T10:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ACG69/1/disserta__o_pdf_hilda_coelho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 874a3a2fcbe45f9ebe033743a7d8a309
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589152043696128