Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento. |
id |
UFMG_21e49631ddb915c1fde7e1d5e8416989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEGEB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luiz Carlos BrantTeresinha Clarete Testoni Nogueira2019-08-12T07:45:44Z2019-08-12T07:45:44Z2013-09-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEBO presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento.The present work presents a proposal for institutional self-assessment to the technical school of Health System Blumenau (ETSUS Blumenau), with the objective of promoting the knowledge of the institution, to generate necessary information about the quality of education and management, making it possible to enhance the school Secretariat and processes of teaching and learning. Initially will be presented in the context of the institution ETSUS Blumenau, its history and social reality and the aspects that identified the problem situation, justifying the relevance of the project. To support, will be used, concepts and legislation on professional education and permanent education in health, as well as institutional self-assessment considerations. The project development methodology is based on the situational strategic planning, scaling action in a participatory perspective. Finally will be described in the operationalization of the intervention project, with his actions, schedule and budget.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação Profissional em SaúdeGestãoAutoavaliação InstitucionalParticipaçãoTransformaçãoAutoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdfapplication/pdf309898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/1/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf545ead8d8f5a10a11fb1f405b1606e03MD51TEXTtrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txttrabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txtExtracted texttext/plain70339https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/2/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txt370f9e03dd0ee25be1b40de22bb69111MD521843/BUBD-9HEGEB2019-11-14 13:01:34.535oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9HEGEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:01:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
title |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
spellingShingle |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau Teresinha Clarete Testoni Nogueira Educação Profissional em Saúde Gestão Autoavaliação Institucional Participação Transformação Educação em Enfermagem |
title_short |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
title_full |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
title_fullStr |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
title_sort |
Autoavaliação institucional: estratégia para qualidade de ensino da etsus Blumenau |
author |
Teresinha Clarete Testoni Nogueira |
author_facet |
Teresinha Clarete Testoni Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Carlos Brant |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teresinha Clarete Testoni Nogueira |
contributor_str_mv |
Luiz Carlos Brant |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional em Saúde Gestão Autoavaliação Institucional Participação Transformação |
topic |
Educação Profissional em Saúde Gestão Autoavaliação Institucional Participação Transformação Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
O presente trabalho apresenta uma proposta de autoavaliação institucional para a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau), com o objetivo de promover o autoconhecimento da instituição, de gerar informações necessárias sobre a qualidade do ensino e da gestão, possibilitando potencializar os processos da secretaria escolar e de ensino e aprendizagem. Inicialmente será apresentado o contexto da instituição ETSUS Blumenau, seu histórico e realidade social e os aspectos que identificaram a situação problema, justificando a relevância do projeto. Para embasar, serão utilizados, conceitos e legislação sobre a educação profissional e educação permanente em saúde, bem como, considerações acerca da autoavaliação institucional. A metodologia de desenvolvimento do projeto está baseada no planejamento estratégico situacional, dimensionando a ação numa perspectiva participativa. Por fim será descrito a operacionalização do projeto de intervenção, com suas ações, cronograma e orçamento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T07:45:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T07:45:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HEGEB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/1/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9HEGEB/2/trabalho_de_conclus_o_de_curso_avalia__o_institucional_vers_o_final_banca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
545ead8d8f5a10a11fb1f405b1606e03 370f9e03dd0ee25be1b40de22bb69111 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589308265791488 |