Ensino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC |
Resumo: | Tem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científico |
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Santer Alvares de MatosJuliana Roberto de Oliveira2019-08-11T00:30:30Z2019-08-11T00:30:30Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUCTem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científicoUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem experimental Professores de ciências Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino ensino por investigaçãoformação continuada de professoresatividades investigativasinvestigaçãoEnsino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_roberto_de_oliveira_.pdfapplication/pdf440280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMMMUC/1/juliana_roberto_de_oliveira_.pdf786f05d0e71299089c36c521bb150d46MD51TEXTjuliana_roberto_de_oliveira_.pdf.txtjuliana_roberto_de_oliveira_.pdf.txtExtracted texttext/plain92988https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMMMUC/2/juliana_roberto_de_oliveira_.pdf.txt612c7fe5763fafb98a2cdcddac668026MD521843/BUOS-AMMMUC2019-11-14 04:04:36.459oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AMMMUCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:04:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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