Ensino por investigação: que sentidos professores de diferentes disciplinas atribuem a esta metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Roberto de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMMUC
Resumo: Tem-se na abordagem investigativa uma proposta na qual os envolvidos interagem com a aprendizagem, constroem questões, levantam hipóteses, analisam evidências e comunicam os resultados. Entende-se que os benefícios dessa proposta pedagógica não estão atrelados a campos específicos do conhecimento. Partindo desse ponto, a presente pesquisa apresenta uma análise sobre as ideias de investigação, ensino por investigação e atividades investigativas de dez professores de uma escola pública do município de Betim, Minas Gerais. O objetivo principal é examinar os sentidos que professores de diversos componentes curriculares atribuem ao ensino por investigação. Os participantes responderam a um questionário aberto e as respostas foram analisadas e sustentadas nos sentidos de ensino por investigação abordados durante a especialização Ensino de Ciências por Investigação oferecida pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados sinalizam para a necessidade de divulgação da proposta investigativa enquanto metodologia de ensino e também para estudos que relacionem a metodologia em questão aos diversos componentes curriculares uma vez que as publicações existentes estão relacionadas a disciplinas de cunho científico
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