Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ward Mayra Lauar Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQCE
Resumo: O estudo reflete o papel de uma professora ao aplicar uma atividade experimental de forma investigativa. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados em uma aula na qual a professora aplicou uma atividade experimental sobre conservação da massa para um grupo de 14 alunos do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte. O apoio teórico foi embasado em trabalhos em que as discussões econclusões estivessem centradas no papel do professor, na metodologia que este profissional utiliza, nas suas ações mais comuns e dúvidas ocorridas no processo de execução em atividades com características investigativas.
id UFMG_ab9a96e308aa018a6b813c5361dde01d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGTQCE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ademilde Dias AlvesAndrea Horta MachadoWard Mayra Lauar Santos2019-08-13T02:48:47Z2019-08-13T02:48:47Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQCEO estudo reflete o papel de uma professora ao aplicar uma atividade experimental de forma investigativa. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados em uma aula na qual a professora aplicou uma atividade experimental sobre conservação da massa para um grupo de 14 alunos do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte. O apoio teórico foi embasado em trabalhos em que as discussões econclusões estivessem centradas no papel do professor, na metodologia que este profissional utiliza, nas suas ações mais comuns e dúvidas ocorridas no processo de execução em atividades com características investigativas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem experimentalCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Professores de ciências FormaçãoPapel do professorAprendizagemInvestigaçãoUm estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ward_lauar_final.pdfapplication/pdf917508https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQCE/1/tcc_ward_lauar_final.pdf5db704855edaad68913557fd539e4a95MD51TEXTtcc_ward_lauar_final.pdf.txttcc_ward_lauar_final.pdf.txtExtracted texttext/plain66974https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQCE/2/tcc_ward_lauar_final.pdf.txt91162f6ed46fbe1b635c8ff93f7fd97aMD521843/BUBD-AGTQCE2019-11-14 20:50:44.887oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGTQCERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:50:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
title Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
spellingShingle Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
Ward Mayra Lauar Santos
Papel do professor
Aprendizagem
Investigação
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Professores de ciências Formação
title_short Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
title_full Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
title_fullStr Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
title_full_unstemmed Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
title_sort Um estudo sobre o papel do professor na construção do conhecimento em uma atividade com caráter investigativo
author Ward Mayra Lauar Santos
author_facet Ward Mayra Lauar Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ademilde Dias Alves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Horta Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Ward Mayra Lauar Santos
contributor_str_mv Ademilde Dias Alves
Andrea Horta Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor
Aprendizagem
Investigação
topic Papel do professor
Aprendizagem
Investigação
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Professores de ciências Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Professores de ciências Formação
description O estudo reflete o papel de uma professora ao aplicar uma atividade experimental de forma investigativa. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados em uma aula na qual a professora aplicou uma atividade experimental sobre conservação da massa para um grupo de 14 alunos do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte. O apoio teórico foi embasado em trabalhos em que as discussões econclusões estivessem centradas no papel do professor, na metodologia que este profissional utiliza, nas suas ações mais comuns e dúvidas ocorridas no processo de execução em atividades com características investigativas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:48:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQCE
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQCE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQCE/1/tcc_ward_lauar_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQCE/2/tcc_ward_lauar_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5db704855edaad68913557fd539e4a95
91162f6ed46fbe1b635c8ff93f7fd97a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589205014609920