O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Rejane de Oliveira Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates
id UFMG_5595bbef21a0593fc1e3abbc5cb54364
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7MM5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Luiza Ribeiro da Costa NevesHenrique Melo Franco RibeiroFlávia Rejane de Oliveira Cruz2019-08-14T11:26:17Z2019-08-14T11:26:17Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomatesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoAprendizagem experimental Ensino de ciências por investigaçãoDecomposiçãoInteresseO ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdfapplication/pdf1766661https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/1/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf40a08995b547a5ab9670d06bc1e2b9e8MD51TEXTfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txtfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txtExtracted texttext/plain67542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/2/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txt4826d6394f99cc0c5f55f379a11a751aMD521843/BUBD-AE7MM52019-11-14 12:38:11.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7MM5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:38:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
title O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
spellingShingle O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
Flávia Rejane de Oliveira Cruz
Ensino de ciências por investigação
Decomposição
Interesse
Professores de ensino fundamental Formação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Aprendizagem experimental 
title_short O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
title_full O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
title_fullStr O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
title_full_unstemmed O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
title_sort O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
author Flávia Rejane de Oliveira Cruz
author_facet Flávia Rejane de Oliveira Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henrique Melo Franco Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia Rejane de Oliveira Cruz
contributor_str_mv Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves
Henrique Melo Franco Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação
Decomposição
Interesse
topic Ensino de ciências por investigação
Decomposição
Interesse
Professores de ensino fundamental Formação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Aprendizagem experimental 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Aprendizagem experimental 
description O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T11:26:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T11:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/1/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/2/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 40a08995b547a5ab9670d06bc1e2b9e8
4826d6394f99cc0c5f55f379a11a751a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589310656544768