O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates |
id |
UFMG_5595bbef21a0593fc1e3abbc5cb54364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7MM5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Luiza Ribeiro da Costa NevesHenrique Melo Franco RibeiroFlávia Rejane de Oliveira Cruz2019-08-14T11:26:17Z2019-08-14T11:26:17Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomatesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental FormaçãoCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoAprendizagem experimental Ensino de ciências por investigaçãoDecomposiçãoInteresseO ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdfapplication/pdf1766661https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/1/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf40a08995b547a5ab9670d06bc1e2b9e8MD51TEXTfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txtfl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txtExtracted texttext/plain67542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/2/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txt4826d6394f99cc0c5f55f379a11a751aMD521843/BUBD-AE7MM52019-11-14 12:38:11.833oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7MM5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:38:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
title |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
spellingShingle |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates Flávia Rejane de Oliveira Cruz Ensino de ciências por investigação Decomposição Interesse Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aprendizagem experimental |
title_short |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
title_full |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
title_fullStr |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
title_sort |
O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
author |
Flávia Rejane de Oliveira Cruz |
author_facet |
Flávia Rejane de Oliveira Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Henrique Melo Franco Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávia Rejane de Oliveira Cruz |
contributor_str_mv |
Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves Henrique Melo Franco Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências por investigação Decomposição Interesse |
topic |
Ensino de ciências por investigação Decomposição Interesse Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aprendizagem experimental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aprendizagem experimental |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:26:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:26:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/1/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AE7MM5/2/fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40a08995b547a5ab9670d06bc1e2b9e8 4826d6394f99cc0c5f55f379a11a751a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589310656544768 |