Percepções de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação e seus pais/cuidadores sobre a participação na cognitive orientation to daily occupational performance approachtm
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB5HRJ |
Resumo: | Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) têm dificuldades para desempenhar atividades que exigem habilidades motoras, impactando negativamente na participação em ambientes como casa e escola e causando implicações secundárias, como baixa tolerância à frustração e baixa autoestima. A Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance ApproachTM (CO-OP) tem se mostrado eficaz para o tratamento de crianças com TDC, porém a maior parte dos estudos não considera a percepção dos participantes sobre a intervenção. Por diferir de abordagens de tratamento tradicionais, é importante considerar a experiência vivida não só pelos pais/cuidadores, mas principalmente pelas crianças, com a participação nesta intervenção colaborativa. Buscou-se, por meio de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, investigar a percepção de crianças com TDC e seus pais/cuidadores sobre o processo de terapia e seus efeitos no desempenho ocupacional diário das crianças e suas famílias. Para alcançar o objetivo, foram realizados dois estudos, um com 14 crianças e outro com 22 pais/cuidadores que concluíram sessões de terapia ocupacional utilizando a abordagem CO-OP tradicional (grupo controle) ou com adição de coaching de pais (grupo experimental). Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, compostos levando em consideração o tipo de participante (criança e pais/cuidadores) e de grupo (controle e experimental). No primeiro estudo, apresentamos a perspectiva dos pais/cuidadores sobre os elementos da CO-OP e o processo de intervenção. Os pais se referem aos resultados que extrapolam a conquista de metas e envolvem mudanças nas crianças e em si mesmos, eles comentam os desafios de participar da CO-OP, seu desejo de continuidade do programa e se referem às sessões de coaching como um espaço de desabafo e troca de experiências. Os pais/cuidadores reconheceram que com a terapia, aprenderam a lidar com as dificuldades dos filhos, passando a ter mais paciência e oportunizar o aprendizado, assumindo papel de facilitadores. No segundo estudo, as crianças expressaram suas percepções sobre as mudanças vividas durante o processo de terapia com a CO-OP e o impacto dos resultados em suas vidas, reconhecendo elementos da abordagem como facilitadores do aprendizado. Nos dois estudos, os pais/cuidadores e crianças ressaltaram o impacto positivo da CO-OP na independência e autonomia da criança para realizar atividades do dia a dia. Dar voz à criança por meio de recursos adequados resultou em riqueza de dados sobre suas experiências, o que contribui para melhorar nossa compreensão sobre o processo de intervenção. Os resultados deste estudo somam-se às evidências de efetividade da CO-OP no tratamento de crianças com TDC. |
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Livia de Castro MagalhaesErika da Silva DittzMarina de Brito BrandãoAna Amelia Cardoso RodriguesSamara de Araujo Costa2019-08-14T06:10:50Z2019-08-14T06:10:50Z2018-10-20http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB5HRJCrianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) têm dificuldades para desempenhar atividades que exigem habilidades motoras, impactando negativamente na participação em ambientes como casa e escola e causando implicações secundárias, como baixa tolerância à frustração e baixa autoestima. A Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance ApproachTM (CO-OP) tem se mostrado eficaz para o tratamento de crianças com TDC, porém a maior parte dos estudos não considera a percepção dos participantes sobre a intervenção. Por diferir de abordagens de tratamento tradicionais, é importante considerar a experiência vivida não só pelos pais/cuidadores, mas principalmente pelas crianças, com a participação nesta intervenção colaborativa. Buscou-se, por meio de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, investigar a percepção de crianças com TDC e seus pais/cuidadores sobre o processo de terapia e seus efeitos no desempenho ocupacional diário das crianças e suas famílias. Para alcançar o objetivo, foram realizados dois estudos, um com 14 crianças e outro com 22 pais/cuidadores que concluíram sessões de terapia ocupacional utilizando a abordagem CO-OP tradicional (grupo controle) ou com adição de coaching de pais (grupo experimental). Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, compostos levando em consideração o tipo de participante (criança e pais/cuidadores) e de grupo (controle e experimental). No primeiro estudo, apresentamos a perspectiva dos pais/cuidadores sobre os elementos da CO-OP e o processo de intervenção. Os pais se referem aos resultados que extrapolam a conquista de metas e envolvem mudanças nas crianças e em si mesmos, eles comentam os desafios de participar da CO-OP, seu desejo de continuidade do programa e se referem às sessões de coaching como um espaço de desabafo e troca de experiências. Os pais/cuidadores reconheceram que com a terapia, aprenderam a lidar com as dificuldades dos filhos, passando a ter mais paciência e oportunizar o aprendizado, assumindo papel de facilitadores. No segundo estudo, as crianças expressaram suas percepções sobre as mudanças vividas durante o processo de terapia com a CO-OP e o impacto dos resultados em suas vidas, reconhecendo elementos da abordagem como facilitadores do aprendizado. Nos dois estudos, os pais/cuidadores e crianças ressaltaram o impacto positivo da CO-OP na independência e autonomia da criança para realizar atividades do dia a dia. Dar voz à criança por meio de recursos adequados resultou em riqueza de dados sobre suas experiências, o que contribui para melhorar nossa compreensão sobre o processo de intervenção. Os resultados deste estudo somam-se às evidências de efetividade da CO-OP no tratamento de crianças com TDC.Children with Developmental Coordination Disorder (DCD) have difficulty performing activities that require motor skills, with negative impacts on participation in environments such as home and school, which causes secondary implications, such as little tolerance for frustration and low self-esteem. The Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance ApproachTM (CO-OP) has been shown to be effective in the treatment of children with DCD, but most studies do not consider the participants' perception of the intervention. Since it differs from traditional approaches to treatment, it is important to consider the lived experience with the participation in this collaborative intervention, not only by parents/caregivers, but especially by children. Through a qualitative, descriptive and exploratory study, we investigated the perceptions of children with DCD and their parents/caregivers about the therapy process and its effects on the daily occupational performance of children and their families. To achieve this aim, we conducted two studies, one with 14 children and the other with 22 parents/caregivers who completed occupational therapy sessions using either the traditional CO-OP approach (control group) or with added parent coaching (experimental group). For data collection, focus groups were carried out, taking into account the type of participant (child and parents/caregivers) and group (control and experimental). In the first study, we present the perspective of parents/caregivers on the elements of CO-OP and the intervention process. Parents refer to results that go beyond goal achievement, involving changes in the children and themselves. They comment on the challenges of participating in CO-OP, their desire for continuity of the program and refer to coaching sessions as a space for relief and exchange of experiences. Parents/caregivers recognized that with therapy, they learned to cope with their children's difficulties, becoming more patient and able to facilitate learning opportunities. In the second study, children expressed their perceptions about the changes experienced with the CO-OP therapy process and the impact of the outcomes on their lives, recognizing elements of the approach as facilitators of learning. In both studies, parents/caregivers and children highlighted the positive impact of CO-OP on the independence and autonomy of the children to perform daily activities. Giving voice to the children through appropriate resources resulted in a wealth of information about their experiences, which contributes to improve our understanding of the intervention process. The results of this study add evidence to the effectiveness of CO-OP as a treatment for children with DCD.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTerapia ocupacionalCapacidade motora nas criançasTranstornos das habilidades motorasTranstorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoCognitive Orientation to Daily Occupational Performance (CO-OP)IntervençãoTerapia OcupacionalPesquisa QualitativaCriançasPaisPercepções de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação e seus pais/cuidadores sobre a participação na cognitive orientation to daily occupational performance approachtminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsamara_de_ara_jo_costa___disserta__o_mestrado.pdfapplication/pdf1733606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB5HRJ/1/samara_de_ara_jo_costa___disserta__o_mestrado.pdf94c000c02d58c38f59a9978d5a278274MD51TEXTsamara_de_ara_jo_costa___disserta__o_mestrado.pdf.txtsamara_de_ara_jo_costa___disserta__o_mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain253742https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB5HRJ/2/samara_de_ara_jo_costa___disserta__o_mestrado.pdf.txtc54e97f2ac31d85a93cd1f16d981d8adMD521843/EEFF-BB5HRJ2019-11-14 13:33:33.26oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB5HRJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:33:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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