Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros. |
id |
UFMG_23df93e320242f3c2ee2d3052d8c0289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELM47 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraFlavia Cristina Muscardi Muniz Assunção2019-08-09T15:59:33Z2019-08-09T15:59:33Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação de criançasEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino LetramentoAlfabetizaçãoEducação infantilCultura escrita e brincadeiraBrincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdfapplication/pdf1399402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/1/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf865b7a9350998fe117290c8431499bebMD51TEXTfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txtfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txtExtracted texttext/plain78177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/2/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txt089037f9fa571f6a2cd0f865ea6c4ed8MD521843/BUBD-AELM472019-11-14 05:19:32.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELM47Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:19:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
title |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
spellingShingle |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção Letramento Alfabetização Educação infantil Cultura escrita e brincadeira Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
title_short |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
title_full |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
title_fullStr |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
title_sort |
Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
author |
Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção |
author_facet |
Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Carolina da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção |
contributor_str_mv |
Maria Carolina da Silva Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Alfabetização Educação infantil Cultura escrita e brincadeira |
topic |
Letramento Alfabetização Educação infantil Cultura escrita e brincadeira Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T15:59:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T15:59:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/1/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/2/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
865b7a9350998fe117290c8431499beb 089037f9fa571f6a2cd0f865ea6c4ed8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589514750328832 |